FlatOut!
Image default
Carros Antigos

FCA Heritage Hub: o paraíso para os fãs dos Abarth, Alfa Romeo, Fiat e Lancia

Talvez como reflexo das transformações que os carros vêm sofrendo nos últimos anos, com a adoção cada vez maior de motores elétricos, conjuntos híbridos e sistemas autônomos, as fabricantes estão dando mais destaque à sua história e a seus modelos clássicos. Seja por meio de exposições, restaurações de fábrica conceitos retrô; seja através de programas de restauração personalizados, que cobram caro pelo trabalho de trazer carros antigos de volta à sua forma original – ou deixá-los até melhores – com mão de obra altamente especializada.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Neste espírito, a Fiat Chrysler Automobiles inaugurou, no último dia 2 de abril o FCA Heritage Hub, um espaço que mistura museu e oficina e é dedicado à memória de quatro marcas italianas do grupo – Alfa Romeo, Fiat, Lancia e divisão esportiva Abarth. Embora a letra “C” não tenha sido suprimida, você não vai encontrar nada da Chrysler no local. O que faz todo o sentido, concorda?

A locação em si já é uma atração à parte, e transpira a heritage da gigante italiana: trata-se de um antigo prédio do complexo fabril da Fiat em Mirafiori, Turim, até então conhecido como Officina 81.

Em um processo iniciado em 2016, o galpão de 15.000 m² foi todo restaurado e reconfigurado para receber as novas instalações, que a FCA define como uma mistura de local de trabalho e área de lazer: há um espaço dedicado à venda de carros clássicos restaurados pela divisão Reloaded by Creators (algo como “Recriados pelos Criadores”, em tradução livre), e o restante do estabelecimento abriga um acervo de 258 carros, entre clássicos, conceitos e bólidos de competição emblemáticos das marcas citadas.

Os carros expostos abrangem um século de história, de 1908 a 2008, e são divididos em “categorias”, cada uma dedicada a um tipo de carro – clássicos de luxo, conceitos e personalizações, carros verdes e ecológicos, carros de corrida e recordistas, carros de rali e modelos cujo desenho mostrou-se influente na indústria, por exemplo.

Alguns destes carros jamais foram expostos ao público, enquanto outros são verdadeiros ícones que os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto. É um conceito bastante simples, na verdade – um grande museu com uma loja de carros antigos embutida. Mas é tudo muito bem executado, e certamente seria preciso mais que um dia inteiro para conferir todos eles.

A notícia ruim é que nem todos nós podemos ir à Itália para ver este museu de perto. A notícia boa é que a FCA soltou uma galeria de mais de 40 fotos do Heritage Hub, mostrando quase todos eles. Vamos dar um passeio – e comentar os carros mais interessantes. Andiamo?

Nos chamou a atenção logo de cara este protótipo da Lancia. Trata-se do ECV2, conceito que previa o carro de competição da marca para o Grupo S, categoria sucessora do mítico Grupo B que acabou cancelada pel organização do WRC. O motor era um quatro-cilindros de 1,8 litro que entregava 600 cv com a ajuda de dois turbocompressores.

Este simpático compacto é o Fiat X1/23, conceito apresentado no Salão de Turim de 1972 que propunha um city car elétrico décadas antes de a ideia se tornar viável. Com apenas dois lugares e até mesmo uma versão primitiva do sistema de frenagem regenarativa (KERS), o X1/23 provavelmente foi uma vítima da falta de infra-estrutura. Não duvidamos que a Fiat possa revisitar esta ideia em um futuro próximo.

Ao centro, apenas um dos vários protótipos aerodinâmicos que a Abarth desenvolveu em parceria com a Fiat na virada dos anos 1960. No caso, o Abarth “500 Record”, com carroceria Pininfarina e mecânica do Fiat 500. Ao fundo, uma bela seleção de Lancia, incluindo o Stratos e três versões do Fulvia (Zagato, Coupé e sedã).

Falando no 500: em primeiro plano podemos ver o 500 Topolino, fabricado entre 1936 e 1955. O precursor do 500 que hoje chamamos de clássico teve mais de 520.000 unidades produzidas.

O Fiat S.61 Corsa, de 1908 – um dos monstros que a Fiat construiu para quebrar recordes de velocidade há mais um século. Monstro mesmo: seu motor é quatro-cilindros de DEZ litros pra entregar 130 cv, que eram um belo número na época. Este carro foi restaurado pela FCA Heritage e exposto ao público pela primeira vez no começo de 2018, e você pode ler mais a seu respeito aqui.

 

Em destaque, a dianteira emblemática do Lancia Delta S4 Stradale, versão de homologação daquele que, na prática, foi o carro que acabou com o Grupo B após o acidente de Henri Toivonen e Sergio Cresto em 1986.

 

Lado a lado, dois opostos dentro da família Fiat: o pequeno 500 e o Fiat 130, lançado em 1969. O 130 foi uma das poucas incursões da Fiat no segmento dos carros de luxo, e era equipado com um V6 de 2,8 litros e 140 cv na estreia.

Em uma área dedicada principalmente a conceitos, vemos em primeiro plano uma proposta para a volta do Lancia Fulvia Coupé. O conceito foi apresentado em 2003 no Salão de Frankfurt, e foi muito bem recebido. Contudo, já havia algum tempo que a Lancia não estava em condições financeiras de lançar um modelo de nicho. Motor e plataforma foram cedidas pelo belo Fiat Barchetta, e o conceito era movido por um motor 1.8 de 140 cv.

Em destaque, o Fiat 125 Spider Abarth de rali, ladeado pelo Lancia Stratos da equipe Alitalia à sua esquerda e pelo Lancia Fulvia Coupé que competiu antes dele.

Neste outro ângulo do estande de rali, temos o Fiat Campagnola – em essência, uma interpretação à italiana do conceito do Jeep original – que participou de uma corrida de longa duração entre a cidade de Algeri, na Itália, e a Cidade do Cabo, na África do Sul.