A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Ferrari acusada de fraudar quilometragem de usados, novo Alpine A110 e Mitsubishi Eclipse revelados, o novo trailer de Velozes e Furiosos 8 e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ferrari acusada de “voltar quilometragem” de seus usados garantidos

Ferrari-LaFerrari-0

Se você acha que comprar uma Ferrari usada das concessionárias é garantia de um carro bem cuidado, talvez você esteja errado. Um ex-vendedor americano da Ferrari chamado Robert Root, está processando uma concessionária Ferrari e um cliente da marca por ter sido demitido ao descobrir que a fabricante permitia a adulteração do hodômetro de modelos usados.

Root alega que a sistema de diagnóstico eletrônico da Ferrari, o DEIS, tem um recurso que permite reduzir a quilometragem do hodômetro dos carros para que eles possam ser vendidos por valores mais altos, como se fossem mais novos do que realmente são. Ele ainda acusa a Ferrari de ser conivente com a fraude, uma vez que o DEIS precisa de autenticação nos servidores da Ferrari para qualquer alteração nas ECU dos carros, o que significa que a Ferrari tem ciência de que os hodômetros eram adulterados.

No processo, Root explica que um cliente chamado Steven McMillan pagou para um funcionário da concessionária reduzir a quilometragem de seu carro. Segundo o jornal britânico Daily Mail, se o hodômetro de uma LaFerrari for modificado para zero-quilômetro, o valor do carro pode aumentar em mais de US$ 1 milhão. Além disso, Root menciona que a própria Ferrari ensinava os técnicos a reduzir a quilometragem como parte do treinamento de capacitação. O trecho do processo foi publicado ipsis litteris pelo Daily Mail: “A Ferrari publicou um manual usado desde abril de 2010, detalhando especificamente como executar a redução da quilometragem no hodômetro e autorizando seu uso. Além da informação, esta política da Ferrari foi aplicada na fábrica da Ferrari na Itália em março de 2015 para ensinar os técnicos a resetar o hodômetro ao zero em um veículo Ferrari”.

Por outro lado, é possível que o procedimento seja usado para outras finalidades como zerar o hodômetro de carros novos após o teste inicial da fábrica, ou simplesmente para a restauração, reparo ou manutenção dos quadros de instrumentos. Praticamente todos os sistemas de comunicação (scanners) originais permitem o retorno da quilometragem para fins de reparos  — em casos, por exemplo, em que um cliente adquire um quadro de instrumentos usado e pretende inserir a quilometragem correta no display.

A concessionária Ferrari em questão afirmou por meio de seu representante legal que não irá comentar o caso, que acredita que a acusação é descabida e que irá se defender no tribunal.

 

Novo Alpine finalmente é revelado

2017-alpine-a110-1

Como era de se esperar segundo o guia de lançamentos de carros novos na década de 2010, o novo Alpine A110 foi revelado alguns dias antes do seu lançamento oficial em uma pequena galeria de fotos. O modelo é praticamente o mesmo que vimos na forma de conceito há alguns meses, mudando apenas elementos com estilo conceitual demais para ser colocado em produção de forma viável, como o conjunto óptico, interior futurista e retrovisores minimalistas.

 

Notou que chamamos ele de A110? É porque ele irá usar o mesmíssimo nome do clássico no qual foi inspirado. Como seu antepassado, ele também terá porte compacto, peso baixo e a agilidade dinâmica que marcou época. Para isso, esta nova berlineta usará plataforma e carroceria de alumínio, e um novo motor turbo posicionado entre a cabine e o eixo traseiro — uma pequena licença poética para otimizar a dinâmica, uma vez que o antigo A110 usava motor traseiro.

2017-alpine-a110-2

A Alpine/Renault ainda não divulgou qual será este motor turbo, mas é provável que seja o mesmo 1.8 turbo usado no Clio RS, com algo entre 250 e 300 cv — potência na medida para encarar o Alfa Romeo 4C e o Porsche 718 Cayman. Por isso também ele deverá completar a aceleração de zero a 100 km/h na casa dos 4,5 segundos. Os detalhes concretos sobre seu desempenho serão revelados somente no dia 7 de março, quando ele for apresentado no Salão de Genebra.

 

Mitsubishi revela seu novo Eclipse

mitsubishi-eclipse-cross

Não é algo muito fácil de acreditar, mas este crossover vermelho que você vê nestas fotos é o novo Mitsubishi Eclipse. Sim, o nome que outrora foi usado em um cupê esportivo que fez a cabeça da molecada (e dos jogadores de futebol brasileiros e preparadores americanos) nos anos 1990 agora batiza um crossover — possivelmente devido à silhueta de SUV-coupé do modelo.

mitsubishi-eclipse-cross-4

O visual segue a linha de estilo dos conceitos XR-PHEV e XR-PHEV II, apresentados em 2013 e 2015, respectivamente e já adotada em facelifts recentes da fabricante japonesa. O Eclipse Cross tem um pouco da postura do ASX, porém seu porte é ligeiramente maior, ficando entre o ASX e o Outlander. Apesar de torcermos o nariz para o nome, suas linhas são atraentes e imponentes, e a traseira tem o tipo de conjunto óptico que a Honda não teve a ousadia de dar à versão de produção do Civic Type R.

mitsubishi-eclipse-cross-6

O conjunto mecânico do Eclipse Cross também é completamente novo como o modelo. Trata-se de um 1.5 turbo de injeção direta com potência ainda não declarada (a Mit precisa de alguma surpresa para Genebra, afinal) que será combinado a um câmbio CVT com simulação de oito marchas no modo Sport. A tração será 4×4, distribuindo o torque para a traseira quando o sistema identificar a necessidade.

Além do motor 1.5 turbo a gasolina, o Eclipse Cross também usará um 2.2 turbodiesel. Os detalhes sobre potência e desempenho, além dos dados técnicos serão revelados na próxima semana, quando a Mitsubishi apresentar o carro em Genebra.

 

“The Fate of the Furious” ganha novo trailer

Com pouco mais de dois meses para a estreia de “Velozes e Furiosos 8”, os produtores da franquia decidiram divulgar um novo trailer do filme. Ele é curto, mas revela um pouco mais da trama deste filme que já abandonou o “fast” em seu nome oficial.

O trailer começa em Cuba, com Dom Toretto e Letty Ortiz aparentemente em lua-de-mel em Cuba, participando de corridas de rua e curtindo o clima caloroso da ilha caribenha. É quando Cipher, a nova personagem antagonista, interpretada por Charlize Theron, entra em cena e Dom passa a atuar ao lado da vilã.

Ainda não fica claro o motivo que levou Dom a trair sua família, mas como já vimos no trailer anterior e como mostra a cena do confronto entre Dom e Letty neste trailer, ele aparentemente foi forçado pelas circunstâncias impostas e topou apenas para proteger seus amigos.

O filme irá estrear no próximo dia 14 de abril.

 

“Carros 3” também ganha um novo trailer em versão estendida

Além de “Velozes e Furiosos 8”, “Carros 3” também ganhou um novo trailer à medida em que a estreia do filme se aproxima. Diferentemente da Universal, que revelou novos detalhes da trama de “Velozes e Furiosos”, a Pixar apenas variou o tema dos teasers anteriores.

O trailer mostra a nova concorrência de Relâmpago McQueen, a nova geração de carros de corrida que usa a tecnologia a seu favor e, por isso, é mais veloz nas pistas, além de repetir mais uma vez o acidente do herói vermelho. O que acontece a seguir já foi divulgado pela sinopse do filme: McQueen ganha a ajuda da jovem Cruz Ramirez para voltar à boa forma e voltar a disputar em igualdade com o novo corredor.

A estreia de “Carros 3” está prevista para 16 de junho deste ano.

 

Fittipaldi Motors revela mais um pedaço do EF7

FITTIPALDI

Com o Salão de Genebra se aproximando os próximos dias serão repletos de teasers e pré-estreias. Emerson Fittipaldi, por exemplo, acaba de divulgar mais um pedaço de seu supercarro conceitual, o EF7. Desta vez, depois de mostrar a dianteira e a traseira do carro, Emmo decidiu mostrar um pouco mais da asa traseira e da cobertura do motor.

Como já vimos anteriormente, o supercarro EF7 usará um monocoque de fibra de carbono e um motor V8 aspirado de cerca de 600 cv, possivelmente o V8 6.2 da Mercedes-Benz — uma vez que entre os parceiros de Emerson nessa empreitada está a HWA, atual empresa de Hans Werner Aufrecht, fundador da AMG, que opera a equipe de fábrica da Mercedes-AMG no DTM e F2.

Também já sabemos que o visual foi estilizado pela Pininfarina e que o carro pesará apenas 1.000 kg. Ele será apresentado em forma de conceito para o game Gran Turismo, mas é possível que seja produzido em uma pequena série limitada em um futuro próximo.

 

Matérias relacionadas

Lamborghini Aventador Performante em testes, TVR quer vencer Le Mans, Volkswagen Up pode sair de linha e mais!

Leonardo Contesini

VW lança o novo Passat, Dodge Charger também poderá ter 717 cv, Kimi Raikkonen em um cortador de grama e mais!

Leonardo Contesini

Mobilização contra a venda de Interlagos, Alonso em Le Mans, Ford GT quebra recorde “sem querer” e mais!

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados