A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Ferrari California T: motor V8 biturbo de 560 cv a caminho de Genebra

No começo da tarde uma imagem que supostamente era a primeira foto oficial da nova Ferrari California surgiu na internet. Agora a Ferrari confirmou o novo modelo e ainda publicou mais fotos e detalhes. Que tal lhe parece um motor V8 biturbo de 560 cv?

É exatamente este o motor da nova Ferrari California T. Anteriormente conhecida como Projeto 149M, a nova Cali representa um marco na história da fabricante italiana: é a primeira Ferrari a usar um motor turbinado desde a F40, que foi lançada em 1987.

ferraricalifornianew-1

No fim de dezembro, a revista inglesa Autocar flagrou uma mula de testes com a carroceria da Ferrari California. A Ferrari havia acabado de confirmar o Projeto 149M, e à época especulava-se se o carro seria o substituto da Cali. Dizia-se também que o carro teria uma dianteira parecida com a da Ferrari F12, com um quê de 458. Contudo, a plataforma ainda é a mesma da atual California.

ferrari california flatout

As fotos mostram que eles estavam certos, e as especificações também: o motor é derivado daquele que equipa o Maserati Quattroporte. Mas, se no sedã, o V8 desenvolve 530 cv, na Ferrari ele entrega 560 cv a 7.500 rpm e impressionantes 77,9 mkgf de torque a 4.750 rpm. São 70 cv e 49% a mais de torque do que o modelo atual, e deverão ser mais do que suficientes para puxar com vontade os 1.625 kg do carro, distribuídos em 47% na traseira e 53% na dianteira.

ferrari california t flatout (5)

A Ferrari diz que a California T vai acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, com máxima de 316 km/h. O fato de o motor ser turbinado também deverá ajudar a manter o consumo de combustível nos 10,5 km/l. O ronco deverá ser parecido com isto:

O último carro da Ferrari a oferecer câmbio manual foi a Ferrari California de 2012 e, se você esperava que a opção retornasse no novo modelo, pode esquecer. O carro recebeu uma nova transmissão com dupla embreagem da Getrag, e certamente representará um grande avanço em relação ao modelo atual.

ferrari california t flatout (2)

Visualmente, a Ferrari California T é claramente uma evolução do modelo que temos hoje. As formas básicas ainda são as mesmas, mas a identidade agora está de acordo com o resto da linha, com novos faróis, para-choque e traseira. O teto rígido continua, e o tempo de acionamento é de apenas 14 segundos. A traseira foi o que menos mudou, embora agora as luzes de ré triangulares no para-choque tenham migrado para dentro das lanternas circulares, deixando a área menos poluída visualmente. O interior foi atualizado e recebeu uma nova tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, e o visual remete ao da F12 Berlinetta.

ferrari california t flatout (6)

A nova Ferrari California T será apresentada no mês que vem durante o Salão de Genebra. O que você achou dela até agora?

ferrari california t flatout (3)

Matérias relacionadas

Dois nomes e um carro: este é o novo Volkswagen Teramont (mas pode chamar de Atlas, se quiser)

Leonardo Contesini

Toyota GR Supra MKV é revelado antes do Salão de Detroit – veja tudo o que sabemos

Juliano Barata

Astra OPC Extreme é o hot hatch mais insano que a Opel já fez

Dalmo Hernandes