ferrari 250 gto a mais valiosa escultura gra turismo na cor rosso corsa cambio manual com grelha volante nardi de mogno e aluminio instrumentaçao veglia sem o dodici cilindri emanando a sua musica mecanica ate as 8 500 rpm contudo que sentido fariam estes elementos ao mais passional dos puristas nao seria uma ferrari por mais que outras configuraçoes de motor tenham surgido posteriormente como o epico v8 biturbo da f40 e o canto metalico e anasalado dos doze cilindros que assina a alma do cavallino rampante nestes 70 anos de historia aumente o volume e deixe o ronco do v12 colombo do video abaixo como trilha sonora de sua leitura [youtube id= _j3n4yhpzcw width= 620 height= 349 ] e comum pensarmos no v8 cosworth dfv quando o assunto e motores vitoriosos e longevos no mundo do automobilismo o dfv viveu por incriveis 18 anos na f1 contudo a musical criaçao de gioacchino colombo que e o tema desta materia competiu na f1 e na f2 em le mans na targa florio na mille miglia na carrera panamericana e esteve presente em mais de uma duzia de ferrari de rua este conteudo e um oferecimento relogios scuderia ferrari exclusividade vivara clique nos modelos para mais detalhes ou aqui para ver o catalogo completo mais ainda o v12 colombo teve deslocamentos que variaram de 1 5 litro a 4 9 litros foi aspirado ou sobrealimentado teve dois ou quatro comandos por cabeçote foi instalado adiante e atras de pilotos e motoristas pouquissimos motores foram tao versateis e longevos na historia dos esportivos puro sangue da 125 s 1947 a primeira das ferrari a 412i 1989 42 anos de produçao ininterrupta o v12 colombo e uma das grandes obras primas da engenharia automotiva sua concepçao e relativamente simples bloco de liga de aluminio com silicio silumin com v de 60 graus entre as bancadas alimentaçao por seis ou doze corpos de borboleta entre carburadores como weber 38 ou 40 dcn e nos ultimos anos injeçao mecanica bosch k tronic camisas umidas com galeria de arrefecimento de aço cabeçotes de aluminio com dutos circulares de admissao e escape duas valvulas por cilindro e dois ou quatro comandos de valvula sincronizados por correntes virabrequim com sete bronzinas e bielas de aço fundido igniçao marelli constituida de um ou dois distribuidores e uma ou duas bobinas mas sempre uma vela por cilindro gioacchino colombo foto acima e o maestro por tras desta orquestra de doze cilindros o responsavel por concretizar o sonho de enzo ferrari de ter um v12 no primeiro carro a ser fabricado com o seu sobrenome gio tinha 42 anos de idade quando o projetou dizem que a obsessao de enzo com os motores v12 nasceu de um packard 299 que ele viu correr em indianapolis pouco antes dos anos 20 e de um delage que competiu em lyons em 1924 imediatamente apos a primeira guerra mundial enzo convidou colombo ex colega dos anos de alfa romeo no pre guerra para um almoço na trattoria ao lado da fabrica ferrari queria voltar ao mundo das competiçoes mas desta vez nada de ser apenas uma escuderia usando carros da alfa seria com seus proprios carros e convidou gioacchino que estava temporariamente exonerado da alfa romeo para projetar o motor adivinhando o sonho de enzo gioacchino sugeriu um v12 como a usina de força do projeto aceito com um largo sorriso pelo comendador entre agosto e novembro de 1945 colombo acabou projetando a primeira ferrari por inteiro do motor a carroceria a 125 s na foto acima quando saiu da fabrica em 1947 ha exatos setenta anos abaixo uma unidade do primeiro ano de fabricaçao exposta no silverstone classic de 2013 foto de john williams pouco depois do fim do desenvolvimento da 125 s colombo voltou para a alfa romeo trabalhando para a casa de maranello de forma esporadica desde entao como se previsse futuros desdobramentos do projeto gioacchino deixou bastante margem no bloco para diametros de cilindro mais generosos 90 mm entre os centros de cada cilindro que nasceram com 55 mm de diametro aurelio lampredi e gioachinno colombo e importante dizer que talvez sem a dedicaçao do engenheiro aurelio lampredi que trabalhou entre 1946 e 1955 integralmente na ferrari e que tambem projetou uma familia de motores na epoca o v12 colombo nunca viesse a se tornar o mito que foi ele sanou alguns dos defeitos originais do projeto como o sistema de igniçao e o desgaste acentuado das bronzinas de metal babbitt e junto com o proprio gioacchino desenvolveu o v12 colombo para torna lo um motor mais competitivo e versatil se deu certo o v12 colombo viveu por 42 anos na linha de produçao podendo estar tanto num cupe de luxo quanto em uma 250 testa rossa no video abaixo uma bela recriaçao de peter giacobbi que venceu tres vezes em le mans e quatro vezes em sebring e que hoje passa dos 15 milhoes de dolares valor contudo entre duas e tres vezes menor que a soma normalmente negociada nas 250 gto mais desejadas por mais de quatro decadas este motor foi praticamente sinonimo do nome ferrari era a sua alma e seus musculos [youtube id= ttl kf8rbuo width= 620 height= 349 ] o ultimo carro a usar um v12 colombo foi o cupe 412i fabricado entre 1985 e 1989 um ano apos a morte de seu criador que repousa no cemiterio lambrate no nordeste de milao de 1947 a 1989 a evoluçao do v12 colombo em seus 42 anos de produçao o v12 colombo apresentou diversas configuraçoes de diametro de cilindro e curso de virabrequim varios desenhos de cabeçotes e soluçoes de alimentaçao e lubrificaçao incluindo carter seco nos modelos de competiçao e esportivos de rua mas o bloco em si foi essencialmente o mesmo salvo um maior espaçamento entre os cilindros que foi introduzido nos blocos a partir da segunda evoluçao da ferrari 330 1963 que permitiu deslocamentos ainda maiores chegando a impressionantes 4 9 litros veja como o v12 colombo foi crescendo em diametro e curso na lista numeros apresentados nesta ordem ao longo da historia mas sempre mantendo a relaçao superquadrada favorecendo rotaçoes mais altas note que o curso de 58 8 mm foi mantido entre as familias 166 e 250 na foto acima a segunda 250 gto a ser fabricada significando que o motor cresceu apenas em diametro dos cilindros naqueles 16 anos vale lembrar que as familias misturam carros de rua e carros de competiçao incluindo formulas e prototipos ferrari 125 s 1947 a 1950 55 mm x 52 5 mm 125 cm³ por cilindro 1 5 litro ferrari 159 1947 59 mm x 58 mm 159 cm³ por cilindro 1 9 litro ferrari 166 1948 a 1953 60 mm x 58 8 mm 166 cm³ por cilindro 2 litros ferrari 195 1950 65 mm x 58 8 mm 195 cm³ por cilindro 2 3 litros ferrari 212 1951 1952 68 mm x 58 8 mm 212 cm³ por cilindro 2 5 litros ferrari 250 1952 a 1964 73 mm x 58 8 mm 250 cm³ por cilindro 3 litros ferrari 275 1964 a 1968 77 mm x 58 8 mm 275 cm³ por cilindro 3 3 litros aqui foi introduzido o cabeçote com duplo comando ferrari 330 1963 a 1968 77 mm x 71 mm 330 cm³ por cilindro 4 litros introduziu o bloco mais espaçado nova bomba d agua e substituiçao do dinamo por alternador ferrari 365 1966 a 1976 81 mm x 71 mm 365 cm³ por cilindro 4 4 litros ferrari 400 1976 a 1985 81 mm x 78 mm 400 cm³ por cilindro 4 8 litros em 1979 foi introduzida a injeçao mecanica bosch k tronic ferrari 412 1985 a 1989 82 mm x 78 mm 412 cm³ por cilindro 4 9 litros ferrari 70 anni di emozioni em 2017 a ferrari completa 70 anos de historia esta e a primeira materia de uma serie que faremos sobre alguns dos momentos mais marcantes da historia da ferrari um oferecimento relogios scuderia ferrari vendidos no brasil exclusivamente pela vivara em lojas fisicas ou no e commerce abaixo voce conhecera quatro modelos exclusivos todos com garantia de dois anos modelo 830363 | r$ 1 150 00 acabamento do dial em nero raggrinzante wrinkle igual ao utilizado nos coletores das ferrari atuais ou nos cabeçotes das antigas grafismo dos numeros utilizados pela scuderia ferrari pulseira em couro negro com costura contrastante em rosso corsa caixa 45 mm | resistencia 5 atm | datador e cronografo [highlight color= yellow ] [ clique aqui para comprar ] 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