A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Zero a 300

Fiat 128 Rural: esta peruinha italiana feita na Argentina está à venda no Brasil

Na virada dos anos 70 a Fiat exportou diversos projetos desenvolvidos na Itália para outros países ao redor do mundo. Os russos, por exemplo, tiveram o Fiat 124 na forma do ledário Lada 2105, também conhecido como Laika. Os espanhóis da Seat produziram o Fiat 600 e os poloneses gostaram tanto do pequenino Fiat 126 que ele se tornou o carro nacional da Polônia. E nem precisaríamos mencionar o Fiat 127, que no Brasil se transformou no Fiat 147 e abriu caminho para o Fiat Uno. O que nem todo mundo sabe é que, na Argentina, um dos Fiat que fizeram sucesso por mais tempo foi um parente do nosso 147: o Fiat 128.

Estamos falando isto porque o nosso Achado Meio Perdido de hoje, anunciado no GT40, é justamente um Fiat 128 fabricado na Argentina. O carro reside atualmente no Rio Grande do Sul, região da Serra Gaúcha, e nós vamos ver mais alguns detalhes  a seu respeito agora.

autowp.ru_fiat_128_3

Se o Fiat 127 deu origem ao 147, o Fiat 128 pode ser visto como o carro que deu origem ao 127. Isto porque o 128, lançado em 1969, foi o primeiro carro com motor dianteiro transversal e tração dianteira produzido em série pela fabricante italiana. Originalmente ele tinha apenas versões sedã de duas portas e quatro portas, ou perua de duas portas – o sedã se chamava Berlina e a perua, Familiare. O entre-eixos de 2.445 mm, longo em relação ao comprimento de 3.850 mm, garantia espaço interno relativamente confortável para quatro ocupantes (eram cinco lugares). A suspensão era independente nas quatro rodas e tinha um sistema muito semelhante ao do Fiat Uno brasileiro: McPherson com barra estabilizadora na dianteira, feixe de molas transversal na traseira.

DSC05233

O Fiat 128 fez bastante sucesso na Europa, sendo fabricado até 1985 e convivendo por oito anos com seu sucessor, o Fiat Ritmo, que foi lançado em 1978. A Fiat até lançou uma versão de apelo esportivo, o 128 Coupe, com motor de 1,3 litro e 75 cv – o motor básico, de 1,1 litro, tinha 64 cv.

Fiat 128 Giardiniera Familiare 1976 04

No país dos hermanos o 128 era fabricado por uma divisão local da Fiat, e permaneceu em linha entre 1971 e 1990, sempre como sedã de quatro portas ou perua de quatro portas – esta desenvolvida exclusivamente para o mercado argentino, e batizada Fiat 128 Rural. Seu visual era curioso porque, apesar de ser uma perua, ela tinha a traseira relativamente curta, lembrando mais um hatchback esticado. O motor de 1,1 litro com comando no cabeçote, projetado por Aurelio Lampredi, era igual ao italiano.

Fiat 128 Giardiniera Familiare 1976 03

O carro anunciado no GT40 está à venda pela Poaparts, aos cuidados de Alberto Muller. Ele diz que o carro pertence a um amigo e está em bom estado de conservação. Não é um carro impecável – são visíveis detalhes na pintura – mas estamos falando de um automóvel fabricado em 1976, 42 anos atrás. Faróis, lanternas, grade, para-choques e emblemas são originais, bem como as rodas e calotinhas.

A situação se repete no interior – revestimentos dos bancos e portas, painel de instrumentos (que é parecidíssimo com o painel do Fiat 147 em seus primeiros anos) e volante são todos originais. Alberto diz que o rádio de fábrica está guardado, mas no carro está instalado um toca-fitas dos anos 1980. Os alto-falantes são originais.

DSC04759 DSC04760 DSC04746

O motor de 1,1 litro é alimentado por carburador, mas tem ignição eletrônica, e é acoplado a uma caixa manual de cinco marchas. Os pneus dianteiros são novos, enquanto os traseiros são meia-vida. Alberto diz que a mecânica do carro está em ordem, mas observa que os documentos precisam ser recadastrados.

Fiat 128 Giardiniera Familiare 1976 01

Pelo preço deste carro é possível comprar um Fiat 147 em excelente estado e pronto para rodar. Dito isto, o Fiat 128 é um carro bem mais raro no Brasil e, caso você seja um entusiasta da marca italiana e quer ampliar sua coleção (ou começar uma), a perua pode ser um investimento interessante.

Ficou interessado? Basta clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Este raro BMW M3 E36 sedã está inteiraço e original – e pode ser seu

Dalmo Hernandes

Este Fiat 500 com kit widebody Cinquone, turbo e 210 cv pode ser seu novo monstrinho de track day

Dalmo Hernandes

Um McLaren F1 praticamente zero-km a venda, o primeiro esportivo da Polestar, novo Jetta chega em janeiro e mais!

Leonardo Contesini