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Fiat Argo: o que já sabemos sobre versões, cores, motores, itens de série e opcionais do hatch

Nas últimas semanas a Fiat vem preparando o território para o lançamento do seu novo hatchback compacto, o Argo. Depois de revelar os primeiros teasers, um vídeo institucional e as primeiras imagens oficiais, o modelo começa a ter seus detalhes revelados pela internet, através de documentos divulgados por concessionários nas redes sociais.

Com a expectativa pelo lançamento reunimos tudo o que encontramos nestas redes, tudo o que nos foi enviado por leitores e tudo o que conseguimos apurar com os concessionários para trazer a vocês um guia completo sobre o próximo modelo da Fiat.

Começando pela plataforma, o modelo usa como ponto de partida a plataforma do Punto, o que significa que eles deverão a ter o mesmo porte — cerca de 4 m ou 4,05 m de comprimento, entre-eixos de aproximadamente 2,50 m, cerca de 1,70 m e 1,75 de largura, 1,50 m de altura, porta-malas na casa dos 280-300 litros, e peso na faixa dos 1.200 kg.

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Lanternas traseiras usam LEDs

Por dentro o acabamento será mais refinado que o do Punto e Palio, com uma faixa contrastante no painel, e materiais muito parecidos com os empregados na picape Toro e no Jeep Renegade. A dupla de utilitários, aliás, empresta o painel de comando do ar-condicionado, o câmbio de seis marchas e as telas do computador de bordo de 3,5 ou 7 polegadas, posicionadas sempre entre os instrumentos.

O refinamento do interior talvez seja reforçado pela semelhança com o painel do Mercedes Classe A, que também tem três saídas circulares para o ar-condicionado/aquecedor e a tela da central multimídia pendurada no topo do painel, como se fosse um tablet. Para este último a Fiat ao menos tem uma explicação: é a mesma central usada no Fiat Tipo.

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Central do Tipo à esquerda, do Argo à direita

 

Ele vai mesmo substituir o Palio e o Punto?

Embora a imprensa brasileira (nós, inclusive) venha dizendo que o Fiat Argo irá substituir de uma só vez as versões de topo do Palio e a linha inteira do Fiat Punto, a marca diz que os dois modelos continuarão a ser oferecidos paralelamente ao lançamento, considerado um modelo “premium”.

Isso não significa que nós (e o restante da imprensa) erramos: além de não fazer sentido oferecer três hatches tão semelhantes, é provável que a Fiat continue vendendo estes modelos até que os estoques se esgotem.

 

Versões e motores

Para enfrentar o líder do mercado, o Chevrolet Onix e também outros compactos que vão do Ford Ka 1.0 e Hyundai HB20 1.0 até o Ford Fiesta 1.6 e Volkswagen Fox MSI, o Fiat Argo será oferecido com três motores diferentes, três opcões de câmbio e sete versões de acabamento. São as seguintes:

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Fiat Argo Drive 1.0: equipada com o motor 1.0 FireFly de três cilindros e 6 válvulas. Ainda não há confirmação dos dados de desempenho do motor, mas ele deverá usar a mesma calibragem dos irmãos Uno e Mobi, com 72 cv a 6.000 rpm e 10,4 mkgf a 3.250 rpm queimando gasolina, e 77 cv a 6.250 rpm e 10,9 mkgf a 3.250 rpm usando etanol. O câmbio é manual com cinco marchas.

Fiat Argo Drive 1.3: o motor é o 1.3 FireFly de quatro cilindros e 8 válvulas. Os números do motor também não foram confirmados, mas dificilmente a Fiat adotará outra calibragem para o Argo. A potência, nesse caso, é 101 cv a 6.000 rpm com gasolina, e até 109 cv a 6.250 rpm com etanol. O torque é 13,7 mkgf com o combustível fóssil e 14,2 mkgf com o vegetal, ambos a 3.500 rpm. O câmbio é o mesmo manual de cinco marchas do Drive 1.0, porém há a opção do GSR automatizado de cinco marchas (abaixo).

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Fiat Argo Precision: é a versão de topo com uma pegada sóbria. O motor é o e.TorQ 1.8 usado no Jeep Renegade e na Fiat Toro, com 135 cv usando gasolina ou 139 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm, e 18,8 mkgf com gasolina e 19,9 mkgf com etanol, ambos a 3.750 rpm. O câmbio manual também usa cinco marchas, e não seis como pensávamos, e a alternativa a ele é o câmbio automático de seis marchas também oferecido na picape Toro e no Jeep Renegade.

Fiat Argo HGT: é a versão esportiva, que traz de volta a sigla de High Gran Turismo, usada pela última vez no Brava, em 2003. O motor é o mesmo 1.8 e.TorQ da versão Precision, bem como as duas opções de câmbio.

 

Equipamentos e opcionais

Todas as versões do Fiat Argo serão equipadas com sistema start-stop, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção com assistência elétrica e computador de bordo com tela de 3,5 polegadas.

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A versão Drive 1.0 não tem rádio de série, tampouco a opção de rodas de liga leve ou faróis auxiliares, mas terá quatro pacotes opcionais: Kit Multimídia, composto pela central multimídia e volante com comandos do rádio e telefone; o Kit Parking, que inclui sensor de estacionamento e câmera de ré; o Kit Convenience, com ajustes elétricos dos retrovisores externos e vidros traseiros elétricos; e o Radio Connect, que é uma opção mais acessível à central multimídia.

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Nesta foto de um protótipo é possível ver o console do câmbio GSR e o rádio Connect

A versão Drive 1.3 acrescenta ao pacote básico a central multimídia e o volante multifuncional, além de sensores de pressão dos pneus. Os pacotes opcionais são três: os mesmos Kit Parking e Kit Convenience do Drive 1.0, e o Kit Stile, com rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis de neblina.

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Painel do modelo 1.3 GSR com aletas no volante e computador de bordo com tela de 3,5 polegadas

Logo acima está a versão Drive 1.3 GSR, equipada com o câmbio automatizado de cinco marchas. Apesar do nome igual, as diferenças vão além do câmbio: a versão inclui o Kit Convenience nos itens de série e, como no Uno, o GSR também traz assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, além das aletas no volante para trocas de marcha manuais. Os pacotes opcionais são apenas o Kit Parking e o Kit Stile. Sim: você pode ter um Argo com ESP e controle de tração e rodas de 14 polegadas com calotas.

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No degrau acima está a versão Precision 1.8, que inclui na lista de equipamentos de série o Kit Stile, além de LEDs nos faróis, acabamento prateado no painel e banco traseiro bipartido. Os opcionais são o Kit Tech, composto por sistema de chave presencial, ar-condicionado digital, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico; o Kit Parking, com sensor de estacionamento e câmera de ré; airbags laterais e o Kit Stile, que nesta versão é composto por bancos de couro e rodas de liga leve de 16 polegadas. A versão automática acrescenta cruise control e volante de couro com aletas para trocas de marcha.

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Foto: Felipe Morales Cipriano

Em seguida vem o modelo de topo, a versão “esportivada” Argo HGT (acima), que ganha elementos decorativos nos para-choques, saída de escape esportiva, painel com acabamento vermelho, rodas exclusivas de 16 polegadas, computador de bordo com tela de 7 polegadas, e volante com revestimento de couro (com aletas para trocas de marcha na versão automática). Os opcionais são os mesmos do Precision, porém o Kit Stile aqui oferece rodas de 17 polegadas no lugar das rodas de 16 polegadas.

 

Cores

Como você deve ter visto mais acima no documento enviado aos concessionários, o Fiat Argo será oferecido em nove cores, porém duas delas são exclusivas da versão esportiva HGT: Azul Portofino e Vermelho Modena (abaixo), ambas sólidas.

As outras sete cores são as sólidas Branco Banchisa, Vermelho Alpine e Preto Vulcânico…

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… e as metálicas ou perolizadas Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e Branco Alaska:

 

E quando chega às lojas?

Nenhuma concessionária confirmou uma data de chegada do modelo aos showrooms: houve quem dissesse que ele chega no dia 31 de maio, outros pedem que se aguarde até as primeiras semanas de junho e até mesmo há quem diga que ele será revelado ainda hoje (25). Tudo o que sabemos (e podemos dizer, por ora) é que o FlatOut estará no evento de lançamento para avaliar o novo hatchback. Fique de olho!

 

Agradecemos ao designer Du Oliveira pelas projeções da paleta de cores do Argo! Você pode conhecer mais o trabalho dele em seu site pessoal