A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Fiat Toro ganha motor 2.4 Tigershark flex de 186 cv

Se você achava que os 139 cv do motor 1.8 eTorq Evo Vis não eram suficientes para levar os mais de 1.600 kg da Fiat Toro com desenvoltura, a marca lançou a solução para seu problema nesta semana: o motor 2.4 Tigershark flex.

O novo motor é uma variação de maior cilindrada do 2.0 Tigershark que equipa o Jeep Compass, seu irmão de plataforma. Ele será oferecido em uma única versão, posicionada entre a 1.8 Freedom e a 2.0 Freedom turbodiesel, e desenvolve 186 cv com etanol e 174 cv com gasolina.

FiatToro2.4

Em relação ao 2.0 Tigershark do Compass, a única diferença além do deslocamento e potência (obviamente) é o cabeçote do motor 2.4, que usa o sistema de comando de válvulas Multiair. A decisão de usar o 2.4 em vez do 2.0 certamente tem relação com a alíquota de IPI inferior para o Toro, que é considerado um veículo comercial leve para fins tributários. Fosse um veículo de passeio comum, a alíquota do IPI  seria de 18% em vez dos 8%, o que levaria o preço da Toro 2.4 para além dos R$ 100.000.

Não que ele esteja muito longe: a nova versão custa exatamente os mesmos R$ 98.730 da versão Freedom turbo diesel com câmbio manual de seis marchas e tração dianteira, porém vem equipada com o câmbio automático de nove marchas, até então exclusivo da versão topo-de-linha, a Volcano 2.0 turbodiesel. Outra diferença da Freedom 2.4 é o botão “Sport”, que altera o peso da direção e as respostas do acelerador, além de adotar um regime de rotações mais elevado, atrasando as trocas automáticas do câmbio.

34wlo1zfud_38qpa1j3x4_file

Segundo a Fiat, a velocidade máxima é de 200 km/h (atingida em sexta marcha – as demais são overdrives para otimizar o consumo de combustível) e o tempo de aceleração de zero a 100 km/h é 9,9 segundos. De acordo com os dados do Programa de Etiquetagem do Inmetro, com gasolina a Toro 2.4 roda 8,6 km/l em percurso urbano e 10,8 km/l em percurso rodoviário. Com etanol são 5,9 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada.

O pacote de equipamentos é o mesmo da Toro 1.8 Freedom e acrescenta a função tilt-down para os retrovisores, iluminação na parte inferior das portas, monitoramento de pressão dos pneus e sistema anti-capotamento.

Matérias relacionadas

Nova geração do Chevrolet Camaro chega ao Brasil mais leve, mais potente e… mais cara

Leonardo Contesini

Audi R8 ganhará V6 biturbo do Porsche Panamera como sucessor do V8 aspirado

Leonardo Contesini

Um raríssimo Toyota 2000GT foi destruído por uma árvore no Japão

Dalmo Hernandes