Fiat traz conceito esportivo Argo Sting e SUV Fastback ao Salão do Automóvel 2018

Dalmo Hernandes 6 novembro, 2018 0
Fiat traz conceito esportivo Argo Sting e SUV Fastback ao Salão do Automóvel 2018

Sem lançamentos relevantes, o estande da Fiat no Salão do Automóvel foi inteiramente dedicado a promover o desempenho nas vendas de seus modelos lançados nos últimos dois anos, como o Mobi, o Argo e o Cronos – sendo que estes dois últimos também ganharam conceitos especiais, provavelmente pela falta de novos carros. O maior destaque era o conceito Fiat Fastback – uma espécie de SUV da Toro, que foi projetado inteiramente no departamento de design da Fiat na América Latina, trouxe clara inspiração nos SUVs-cupês alemães.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

ASSINE

Os assinantes possuem acesso livre para todo o conteúdo do FlatOut. incluindo matérias especiais, de R$ 14,90 por apenas R$ 9,90 por mês.

CROWDFUNDER

Membro especial, com descontos em nossa loja e em parceiros. Participe do nosso grupo secreto no Facebook e fique próximo à equipe do FlatOut

A Fiat começou sua apresentação anunciando uma renovação completa da gama nos próximos cinco anos – com até 15 lançamentos e um investimento de R$ 8 bilhões até 2023. Entre eles, três novos SUVs/crossovers – refletindo uma tendência mundial, como a gente sempre diz.

Ao que tudo indica, o Fastback servirá não apenas como base para o primeiro SUV médio com a marca Fiat vendido no Brasil, mas também como referência na linguagem visual das futuras reestilizações e lançamentos – especialmente o próprio facelift da Toro.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-21

A dianteira traz uma clara evolução no desenho da picape da Fiat, com os faróis divididos em dois níveis – os principais embutidos na grade e os secundários, acima dela. O logo da Fiat na grade dispensa o escudo, utilizando apenas as letras – uma referência ao lettering original da marca, utilizado pela primeira vez em 1901 e já empregado na traseira do Mobi, do Argo e do Cronos.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-23

Já a traseira lembra bastante o Mercedes-Benz GLC – é inegável a semelhança, incluindo na cor do carro, um tom de cinza perolizado típico dos alemães. Um detalhe interessante são as rodas, de desenho bastante côncavo, que de acordo com a Fiat foram desenhadas para transmitir força e robustez.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-16

Embora tenha assumido um tom evasivo durante a apresentação, limitando-se a quantificar investimentos e lançamentos, a Fiat disse que o Fastback tem diversos elementos que serão vistos em futuros modelos da marca – e não apenas nos SUVs. De fato, historicamente a marca não tem nenhum modelo que corresponda a este conceito de carroceria.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-22 flatout-salao-automovel-2018-fiat-18

Outro grande destaque da Fiat em seu estande, ao menos para nós, foi o conceito Argo Sting, exercício de design feito sobre o hatch compacto em sua versão HGT. Mecanicamente ele é 100% stock – o que significa que seu motor é o mesmo 1.8 16v de 139 cv, acoplado a uma caixa automática de seis marchas. A customização estética, contudo, ficou interessantíssima, com pintura amarela a la Giallo Modena, rodas de 17 polegadas e para-choques redesenhados. Já os faróis, totalmente em LED, antecipam o desenho do modelo 2019.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-9 flatout-salao-automovel-2018-fiat-8

Sting não é uma referência ao eterno líder do The Police, mas sim à palavra “ferroada” em inglês – por isto há uma vespa reestilizada junto das faixas nas laterais inferiores. A alusão à vespa aparece na própria temática amarela-e-preta.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-4 flatout-salao-automovel-2018-fiat-3 flatout-salao-automovel-2018-fiat-7

Molduras dos para-lamas, rodas, capas dos retrovisores e até mesmo o emblema da Fiat na grade dianteira são pretos. O esquema repete-se no interior, que é revestido em couro preto com costuras amarelas e traz novamente as vespas, bordadas nos encostos de cabeça.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-11 flatout-salao-automovel-2018-fiat-10 flatout-salao-automovel-2018-fiat-12flatout-salao-automovel-2018-fiat-6flatout-salao-automovel-2018-fiat-14

Nada nos tira da cabeça que se trata de uma referência também ao Dodge Super Bee – embora nada tenha sido confirmado. Também não se comentou a respeito da possibilidade de uma edição especial, mas pense com a gente: não seria bacana um esportivo baseado no Argo? Especialmente agora, sem nenhuma opção esportiva no portifólio – os modelos com motor 1.4 T-Jet foram todos descontinuados. Se a Fiat investisse em um powertrain turbinado como os que ainda são comercializados na Europa, poderia criar até mesmo um rival à altura do Renault Sandero RS. Mas talvez isto seja pedir demais.

As outras atrações da Fiat no Salão do Automóvel variavam entre carros-conceito e modelos que, aparentemente, marcam presença como clínicas – uma forma de medir a recepção do público e avaliar a possibilidade de vendê-los por aqui. No primeiro caso se enquadra-se, por exemplo, a Toro Rescue, feita com base na versão Freedom – que usa um motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-40flatout-salao-automovel-2018-fiat-38 flatout-salao-automovel-2018-fiat-39

Segundo a Fiat, trata-se de um show car inspirado por veículos de resgate (Baywatch, com Pamela Anderson, veio à mente na hora), e traz diversos acessórios Mopar. A suspensão elevada e as rodas de aço estampado, mais os alargadores nos para-lamas, dão à Toro um quê de picape norte-americana dos anos 80.

Já no segundo caso, podemos colocar o Fiat 500X. Embora a Fiat não tenha dito que pretende trazê-lo para o Brasil (algo que já foi especulado outras vezes), o crossover inspirado no 500 – e equipado com um motor 1.6 16v de 120 cv – recebeu bastante destaque no estande…

flatout-salao-automovel-2018-fiat-33 flatout-salao-automovel-2018-fiat-34 flatout-salao-automovel-2018-fiat-35

… mais destaque até mesmo do que o próprio Fiat 500, cuja versão Sport reestilizada foi colocada em um canto de difícil acesso, até mesmo para tirar boas fotos.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-24 flatout-salao-automovel-2018-fiat-44

Por outro lado, um exemplar de 1969 do Fiat 500 está exposto em um estande especial, que lembra a caixa de uma miniatura colecionável. É uma das partes mais bacanas do estande, embora tenhamos certeza de que o efeito seria melhor se o carro estivesse no chão, junto do modelo novo.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-32 flatout-salao-automovel-2018-fiat-31

Também vale mencionar que a Fiat trouxe ao Salão o Uno Way, que havia sido retirado de linha no início do ano. A fabricante ítalo-brasileira voltou atrás pouco tempo depois, provavelmente por notar a demanda, e reintroduziu o Uno com suspensão elevada e motor Firefly à linha 2019.

flatout-salao-automovel-2018-fiat-46flatout-salao-automovel-2018-fiat-45

Confira, abaixo, mais algumas fotos do estande da Fiat no Salão do Automóvel 2018!

flatout-salao-automovel-2018-fiat-29 flatout-salao-automovel-2018-fiat-28 flatout-salao-automovel-2018-fiat-27 flatout-salao-automovel-2018-fiat-26 flatout-salao-automovel-2018-fiat-25 flatout-salao-automovel-2018-fiat-42 flatout-salao-automovel-2018-fiat-41 flatout-salao-automovel-2018-fiat-15 flatout-salao-automovel-2018-fiat-30