A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 19: o adeus a Ferdinand Piëch e Jessi Combs, Hyperdrive, o fim dos populares e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

Técnica

Você sabe mesmo o que é turbo lag?

Agora que estamos na era do downsizing e os motores turbo já são usados pela maioria dos modelos novos, um aspecto que passou a ser observado nas avaliações e test drives é o tal o “turbo lag” — especialmente pela imprensa americana, que parece sempre comparar os motores turbo com seus tradicionais superchargers. Acontece que, embora significado do “turbo lag” pareça óbvio devido ao seu nome (literalmente “atraso do turbo” ou “retardo do turbo”), a maioria das pessoas atribui a ele uma outra característica dos motores turbo: o “boost threshold”. Clique aqui para ler o post.


 

Car Culture

Hyperdrive: eu assisti à nova série de carros no Netflix e…

“Imagine como seria se as Gymkhana de Ken Block acontecessem no cenário noturno do primeiro “Velozes e Furiosos” na forma de uma competição de “Guerreiro Ninja Americano”. Parece nonsense, mas Hyperdrive é exatamente isso. São 28 pilotos de todo o mundo — do Brasil, inclusive — disputando uma série de desafios em série espalhados por um circuito fechado, que vão ficando mais difíceis à medida em que os participantes avançam na disputa. Quem concluir tudo no menor tempo vence. Mas tem mais..” Clique aqui para ler o post.


 

Os carros recordistas de velocidade mais icônicos da história | Parte 1

Jessi Combs era a mulher mais rápida do mundo sobre quatro rodas – em 2013, ela chegou aos 640 km/h com o North American Eagle, o carro da foto abaixo. E foi justamente a decidicação de Jessi a suas marcas que nos inspirou a falar a respeito dos carros feitos especialmente para quebrar recordes de velocidade – carros como aquele que Jessi tanto gostava de levar ao limite. Clique aqui para ler o post.


 

Pensata

Como as leis de emissões podem matar os carros populares

Apesar das boas intenções, as leis de emissões cada vez mais restritivas podem acabar com algo além dos poluentes e efeito estufa: os carros populares. Clique aqui para ler o post.


 

Motos

Honda XLX: a história de uma das motos off-road mais famosas do Brasil

Até o fim da década de 1960, o mais perto que a Honda tinha de uma moto trail era a linha SL, que era derivada da CB – em essência, ela era uma moto de asfalto modificada. Competente, mas não extraordinária. Com a Honda XL250, lançada em 1972, isto mudou. E a XL250 deu origem à nossa popular Honda XLX. Clique aqui para ler o post.


 

Automobilismo

Rally dos Sertões: a história do cross-country que atravessa o Brasil há quase 30 anos

No último domingo, dia 25 de agosto, foi dada a largada na 27ª edição do Rally dos Sertões. Trata-se, simplesmente, do maior evento de rali cross country (ou rallly raid) realizado no Brasil. Centenas de participantes em carros, motos, quadriciclos e UTVs, percorrem milhares de quilômetros de estradas pelo interior do Brasil todos os anos, naquela que se tornou uma das mais aguardadas competições do esporte a motor nacional. Mas você sabe como surgiu o Rally dos Sertões, e conhece o histórico de evolução da competição nestes 27 anos? Clique aqui para ler o post.


 

Spa-Francorchamps: a história e a evolução do circuito do GP da Bélgica

Neste fim de semana a Fórmula 1 retomou suas atividades de pista depois de uma pausa de quatro semanas para as férias de verão. O retorno aconteceu em um dos circuitos mais tradicionais da categoria e mais adorados pelos fãs e pilotos: Spa-Francorchamps, a sede do GP da Bélgica. Ele mais recente da nossa série sobre a evolução dos circuitos. Clique aqui para ler o post.


 

História

Afinal, quem inventou o carro popular?

No Brasil, o Fiat Uno Mille é considerado o primeiro carro popular – e, de fato, ele foi pioneiro na forma como enxergamos o carro popular hoje em dia por aqui. Mas existiram outros carros populares antes, muito antes dele. No Brasil e lá fora. Clique aqui para ler o post.


 

Afinal, onde foram inventadas as picapes leves?

As picapes compactas fazem parte do cenário urbano brasileiro — é impossível sair de casa sem topar com uma Saveiro, Strada, Courier ou Montana. Mas… quem inventou esse tipo de picape? Teriam sido os australianos? Os brasileiros mesmo? Ou elas vieram de outro lugar? Clique aqui para ler.


 

A pré-história da aviação: como o homem voava antes dos aviões? | Parte final

Primeiro vieram os balões. Depois, os dirigíveis. E, por fim, máquinas que eram quase aviões. Por muito pouco. E, então, o homem conseguiu realizar o sonho de voar – e não apenas flutuar à deriva. Mas quem foi que deu o primeiro pontapé? Clique aqui para ler o post.


 

O adeus a Ferdinand Piëch, o homem que revolucionou Audi, Porsche, Bugatti e Volkswagen

Ferdinand Piëch nos deixou no último fim de semana, aos 82 anos de idade, vítima de um mal súbito. Foi-se um dos engenheiros mais talentosos já nascidos, com nomes de peso como o Porsche 917 e o Audi Quattro no currículo. Como executivo, ele comandou a guinada da VW no começo dos anos 2000, pegando a fabricante a beira da falência e a transformando em uma gigante. Clique aqui para ler.


 

Matérias relacionadas

FlatOut Edição 20: tudo sobre o Porsche Taycan e o novo Corolla, o Lamborghini Sian e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 14: os 125 anos das Flechas de Prata, a revolução do Corvette, a evolução de Hockenheimring e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 18: discutindo o trânsito, um guia FlatOuter de parafusos, a história das peruas Audi RS e mais!

Leonardo Contesini