A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 24: os 30 anos do Mazda Miata, a “humanização do trânsito, a história do Fuji Speedway e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

Automobilismo

Lotus 25: o carro que inventou o monocoque na Fórmula 1

“O que torna a F50 um carro de corrida para as ruas é a forma como o motor é usado no carro: ele é um componente estrutural. Toda a traseira da F50 — incluindo a suspensão — é apoiada sobre a carcaça da transmissão e afixada ao monocoque (veja mais detalhes aqui e aqui). Exatamente como em um carro de Fórmula 1, monopostos semelhantes ou esporte-protótipos.
Esse layout reduz a estrutura do carro aos itens essenciais relativamente novo se consideramos que ele só se tornou um padrão no automobilismo no início dos anos 1970. Antes dele os carros de corrida usavam chassis tubulares tipo spaceframe, cobertos por painéis metálicos ou de fibra, o que não ajudava a manter o carro muito leve.A transição para os modelos com motor estrutural, contudo, dependeu de um componente fundamental para a estrutura dos carros modernos: o chassi monocoque.” Clique aqui para ler.


 

Fuji Speedway: a história e a evolução do templo do automobilismo japonês

Neste final de semana o Mundial de Endurance está o outro lado do planeta e desembarca no lendário Fuji Speedway no Japão — e nós continuamos nossa série com a evolução dos traçados contando a história de Fuji Speedway. Clique aqui para ler.


 

Técnica

Quais os riscos de rodar com o tanque de combustível na reserva?

Tem gente que acha que o problema de rodar com o tanque na reserva são as impurezas do fundo do tanque… mas para entender os riscos você precisa entender como o negócio funciona. Clique aqui para ler.


 

História

A história do Probe 16, o Durango 95 de “Laranja Mecânica”</a

Alex e seus “drugues” aterrorizavam a cidade de Londres no futuro distópico de “Laranja Mecânica” – e seu meio de transporte era o icônico Durango 95. Que, na verdade, se chamava Probe 16 e foi criado pelos designers de uma tradicional fabricante de esportivos britânica. Clique aqui para ler.


 

Mazda MX-5 Miata: os 30 anos um dos esportivos mais idolatrados de todos os tempos

Há trinta anos, ao longo de quatro gerações, um simpático roadster japonês é considerado por uma legião de entusiastas como o esportivo ideal: pequeno, leve, de tração traseira, naturalmente aspirado e, de preferência, com o mínimo de interferência possível entre homem e máquina. Seu nome: Mazda MX-5 Miata. Clique aqui para ler.


 

A história e a evolução do Papamóvel

o longo das décadas, o Papamóvel já teve várias formas diferentes. Os primeiros sequer eram carros, mas liteiras e carruagens. Depois, o Papa andou de Mercedes-Benz, Citroën, Land Rover e até Ferrari. Clique aqui para ler.


 

A história da Suzuki Intruder – e suas diversas variações

A Suzuki Intruder foi uma das motos pequenas mais populares do Brasil ao longo de 15 anos. No entanto, sua história é bem mais longa em outros países, com versões de até 1.400 cm³. Conheça a história. Clique aqui para ler.


 

Games

As “Racing Modification” de Gran Turismo 2 na vida real | Parte 1

Que alguns carros de corrida dos primeiros “Gran Turismo” são baseados em carros de verdade, todo mundo sabe. Ma você sabia que algumas das “Racing Modifications” dos games também eram? Clique aqui para ler.


 

Pensatas

Caminhar e pedalar podem te tornar um motorista melhor

Você já deve ter visto nas redes sociais aquele vídeo em que um grupo de motoristas de ônibus é colocado em bicicletas estacionárias enquanto um outro motorista passa por eles a pixels de distância e com a buzina cravada. A ideia, dizem, era fazê-los sentir na pele o que um ciclista sente quando são eles os motoristas que passam buzinando assim perto das bicicletas. Colocar-se na pele do outro sempre foi a melhor forma de compreender outros pontos de vista. Como isso pode te tornar um motorista melhor? Clique aqui para ler.


 

Project Cars

Quer começar um Project Car? Veja como não acabar numa roubada

Lá está você, navegando pelos sites de classificados atrás de um carro bacana que cabe no seu orçamento. Você já tem um monte de referências visuais, especialmente em sites gringos, então já tem um projeto esquematizado na cabeça. Aí você compra o carro e então a realidade faz um burnout na sua cara: você está com um elefante branco na garagem.Para não cair nessa roubada, você precisa levar uma série de fatores em consideração, que vão desde a escolha do carro até seu perfil pessoal como entusiasta e, claro, seu talento na oficina e o tamanho de sua conta bancária. Clique aqui para ler.

Matérias relacionadas

FlatOut Edição 25: os 20 anos do Pagani Zonda, o primeiro BMW M, a história de Suzuka e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 21: a transformação do Land Rover Defender, o novo logotipo da Volkswagen, guia do 911 e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 04: a evolução de Zandvoort, as curvas americanas, os 20 anos do Classe A e mais!

Leonardo Contesini