A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Edições anteriores

FlatOut Edição 29: Penske compra a Indy, o incêndio do Onix Plus, a conta dos elétricos e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

História

Como os GM e Ford dos anos 1950 influenciaram as guitarras Fender

Como Henry Ford, Leo Fender precisou de uma forma de pintar suas guitarras de forma rápida. Ele até fez cores personalizadas no início, mas logo entendeu que a forma mais rápida de pintar suas guitarras era usando o que a Dupont tivesse disponível em catálogo. E nos anos 1950, em pleno boom do automóvel americano, o que a Dupont tinha disponível era a linha Duco, usada pela indústria automobilística. Clique aqui para ler.


 

Peter Brock: a história de um dos maiores pilotos australianos que já viveram

Peter Brock morreu em 8 de setembro de 2006, aos 61 anos, em um acidente com uma réplica do Shelby Cobra Daytona – um carro quase tão incrível quanto o original, e igualmente perigoso. Ele morreu fazendo o que mais gostava, que também era o que ele sabia fazer de melhor, em uma idade na qual muita gente já pendurou as chuteiras (ou, no caso dele, as sapatilhas de pilotagem). Só por isso, ele merece todo nosso respeito e admiração. Clique aqui para ler.


 

Automobilismo

A história da Penske | Parte 1: o início de tudo e o sucesso na Indy

Nesta semana, correu uma notícia que surpreendeu os fãs do automobilismo, em especial nos EUA: a Penske Corporation, dona da equipe Penske, comprou a IndyCar LLC., responsável por gerir a categoria que conhecemos no Brasil como Fórmula Indy, e também o circuito de Indianapolis Motor Speedway. Os valores da negociação não foram revelados, e o futuro da Team Penske como equipe na Indy agora é incerto – imagine o que aconteceria, por exemplo, se a Scuderia Ferrari ou a Mercedes-Benz Grand Prix comprassem a Fórmula 1. Assim, não conseguimos pensar em uma hora melhor para destrinchar a história da Penske. Que é longa e relativamente complexa porque Roger Penske simplesmente não consegue se concentrar em apenas uma categoria: sua equipe obteve sucesso também em corridas de turismo, como a Trans-Am Series, em campeonatos de protótipos-esporte, e na Nascar. Clique aqui para ler.


 

Car Culture

O guia das versões especiais do Mazda MX-5 Miata | Parte 4: quarta geração (ND)

A quarta e atual geração do Mazda MX-5 Miata, a ND, consegue a proeza de ser tão compacta, old school e divertida quanto as anteriores – na verdade, o MX-5 ND é menor e mais leve que o NC. E, como todos os outros antes dele, o MX-5 ND também tem uma boa cota de séries especiais e edições limitadas. Clique aqui para ler.


 

Os fora-de-série com mecânica VW a ar que existem pelo mundo

No Brasil, o Puma VW é certamente o fora-de-série mais famoso e bem sucedido. Lá fora, porém, existiram várias criações de fibra de vidros feitos sobre a mecânica dos Volkswagen a ar. Clique aqui para ler.


 

Carros Elétricos

Como calcular o consumo dos carros elétricos na conta de luz?

De cara para 2020 o Brasil já tem mais de dez opções de modelos elétricos ou híbridos plug-in no mercado. Eles prometem ser mais baratos de usar, ainda que custem mais caro. Mas… você sabe como calcular o consumo dos elétricos na conta de luz? E quanto eles irão aumentar o consumo de eletricidade? Clique aqui para ler.


 

Técnica

Incêndio no Chevrolet Onix Plus é causado por quebra do motor – entenda como e por que isso acontece

Nem sempre um recall precisa de uma série de incidentes para ser convocado. Em 1998, bastou um único capotamento no famigerado teste do alce, realizado pela revista sueca Teknikens Värld, para que a Mercedes-Benz interrompesse as vendas para corrigir as falhas da calibragem da suspensão, e recomprasse os modelos já vendidos para evitar acidentes semelhantes. Nesta semana um caso semelhante aconteceu no Brasil: uma unidade do Chevrolet Onix Plus com cerca de uma semana de uso pegou fogo em uma rodovia do Maranhão neste último final de semana. O proprietário diz ter escutado um estouro na parte dianteira do carro durante uma viagem e, ao abrir o capô, encontrou o motor em chamas. Como isso aconteceu? Clique aqui para ler.


 

Cinema

Ecto-1: todos os segredos do Cadillac dos Caça-Fantasmas

“Who you gonna call?” É simplesmente impossível não saber a resposta para esta pergunta, especialmente se você cresceu na década de 1990: Ghostbusters! “Os Caça-Fantasmas”, lançado nos EUA em 1984, tinha presença garantida na “Sessão da Tarde” há alguns anos, e é um daqueles clássicos que todo mundo já assistiu (ou deveria ter assistido, ao menos). Com a confirmação oficial de Bill Murray em “Ghostbusters 3”, achamos que é uma boa hora para falar sobre o Ectomobile/Ecto-1. Clique aqui para ler.


 

Matérias relacionadas

FlatOut Edição 17: a história das faixas de corrida, as diferenças entre suspensão pushrod e pull rod, o “Lotus Brasileiro” e mais!

Leonardo Contesini

FlatOut Edição 12: adeus ao Beetle, 50 anos de CB750 Four, História de Silverstone, Dinâmica na Pista e mais!

Juliano Barata

FlatOut Edição 24: os 30 anos do Mazda Miata, a “humanização do trânsito, a história do Fuji Speedway e mais!

Leonardo Contesini