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FlatOut Edição 56: os 80 anos de Interlagos, os 40 anos do Gol, Ford Focus Zetec no FlatOut Street e mais!

Caros leitores, muito bem vindos à mais nova edição do FlatOut Brasil! Aqui temos elencadas as matérias exclusivas para assinantes. Caso você ainda não faça parte do universo do FlatOut, clique aqui e assine agora mesmo! Caso queira conferir as edições anteriores, clique na imagem abaixo.


 

FlatOut Street

O Focus Turbo de Gus Loeffler é, sem dúvida, um dos melhores já feitos no Brasil usando como base o modelo da Ford. Nascido em uma época em que estes carros e motores eram deixados de lado pelos entusiastas, Gus trilhou um caminho diferente e chegou a um projeto único e muito especial que homenageia seu ídolo Colin McRae.

O renascido Ford Focus Turbo de Gus Loeffler | FlatOut Street


 

Clássicos

A era de ouro dos muscle cars deu origem a tantos modelos acessíveis e com motores V8 de alta performance que cada uma das três grandes fabricantes tinha praticamente uma dezena deles — tudo graças ao compartilhamento de plataformas e motores. Só que isso também causou alguma confusão para os não-iniciados. A gente explica neste post.

Muscle brothers: os gêmeos da era de ouro dos muscle cars


 

“O motor gritava forte, bravo, e com uma força que nunca mais vi em um quatro cilindros sem turbo. Elástico a baixas rotações e com um urro entusiasmante depois dos 4500 rpm, aquilo movia o carro com uma facilidade e alegria que me deixou decididamente empolgado. O carro andava fácil, como que sem esforço ou barulho aerodinâmico. Atravessando um Rio de Janeiro ainda dormindo, a velocidades hoje impossíveis, eu definitivamente e silenciosamente, ali mesmo, na hora, firmei um vínculo indivisível com o Chevrolet Calibra.”

Ícones dos anos 1990: Chevrolet Calibra 16v


 

Pensatas

Um dos mais incríveis desenvolvimentos recentes do automóvel está nos painéis de instrumentos digitais. Mas se fosse por conta da indústria, já seriam assim desde os anos 1980! Uma imensa rejeição a eles acaba por atrasar sua adoção universal quase 40 anos. Mais que isso, provoca um medo generalizado de se mudar qualquer coisa em seu desenho, que ainda atrapalha seu desenvolvimento até hoje. Por que será?

Para onde vai o painel de instrumentos?


 

Mercado

Na hora de comprar o primeiro carro é normal dar asas à imaginação e encarar verdadeiras roubadas jurando que se está fazendo a coisa certa. Mas não precisa ser assim, e o @leocontesini explica o porquê, além de indicar quatro opções divertidas e ao mesmo tempo racionais.

Seu primeiro carro: quatro opções racionais e divertidas por até R$ 30.000


 

Motos

Comprou uma moto e quer deixá-la com a sua cara? Trocar o tanque, instalar um farol novo, e até mexer no quadro? Esta é a parte mais divertida, claro. Mas também é preciso se atentar à parte nem-tão-divertida assim: a burocracia. Neste guia, explicamos tudo o que você precisa saber para ter sua moto cutomizada.

Guia FlatOut: como regularizar uma motocicleta customizada?


 

Games

Antes de Virtua Racing houve outros games de corrida 3D – mas o clássico da Sega foi o primeiro arcade de corrida 3D que era realmente jogável. E envelheceu muito bem!

Virtua Racing: o game de corrida que popularizou o 3D | FlatOut Retro Review


 

História

Nesta semana o autódromo de Interlagos completou 80 anos. Foi em 12 de maio de 1940 que a primeira corrida foi disputada no circuito. Para celebrar a marca das oito décadas daquele que se tornou o maior templo do automobilismo brasileiro — e, de quebra introduzir nossa nova série “Grandes Corridas da História” — decidimos reeditar a história de uma das corridas mais simbólicas da história de Interlagos: o GP do Brasil de 1975.

Interlagos, 1975: a primeira dobradinha brasileira na Fórmula 1 | Grandes Corridas da História


 

Há quarenta anos a Volkswagen lançava o Gol. Mas antes vir ao mundo com a cara que conhecemos em 15/05/1980, ele passou por uma longa evolução que poderia tê-lo deixado com uma cara bem diferente.

Como o Gol era antes de se tornar o Gol que conhecemos há 40 anos?


 

Car Culture

Nos anos 1950 e 1960, não era lá muito difícil vender carro de competição de primeira linha para uso nas ruas. Era um tempo de menos regras e mais liberdades, nas ruas e pistas. E é desses carros que o @mao4100 falou nesta semana: vencedores de provas como Le Mans, mas vendidos para as ruas nos anos 50/60. Cinco carros que fugiram das pistas, para virarem carro de rua

Stradale: cinco carros de corrida que fugiram para as ruas