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Papo de Garagem Técnica Zero a 300

Fluxo, dutos e válvulas: a arte da preparação de cabeçotes

Vamos começar com números impactantes: 75% num motor naturalmente aspirado e 65% num motor turbo alimentado. São os valores aproximados de restrição causada pelo cabeçote — e não dá para ser diferente devido ao seu design e suas funções inerentes, como o controle de fluxo e a vedação da câmara de combustão. O ar encontrará dificuldades para passar pelo cabeçote sempre. Mas essa condição não significa o fim do caminho — pelo contrário. A dificuldade sempre cria bons inventores, nesse caso específico artífices que usam ferramentas manuais, pneumáticas e alguma pajelança para extrair mais dessa peça tão intrincada. Hoje vou revelar para vocês alguns segredos básicos da preparação de um cabeçote.   A síndrome do “ão” "Motores não bebem, eles respiram" - Aurelio Lampredi Sob um certo ponto de vista, os motores podem ser interpretados como bombas de ar. Tire o combustível e a centelha e teremos uma máquina que suga o ar por uma extremidade e o expulsa pel