A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Ford apresenta Falcon Sprint com 470 cv, multa por não portar CNH poderá ser extinta, Honda levará novo Civic Hatchback a Genebra e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ford apresenta Falcon Sprint com 470 cv

Ford-Falcon

Os muscle-cars australianos ganharam um novo reforço: a Ford divulgou hoje a primeira imagem dos novos Falcon Sprint. A versão será uma edição especial limitada a 1.400 unidades, sendo 550 da versão XR6 e 850 da XR8. Diferentemente do nosso XR3, o número após as letras identifica o número de cilindros do motor. Isso significa que o Falcon XR6 usa um motor de seis cilindros (um seis-em-linha, e não V6) e o XR8 um V8.

No XR6 Sprint o 4.0 recebe um turbocompressor para produzir 442 cv a 6.000 rpm e 58,6 mkgf a 2.750 — ou 503 cv e 66,15 mkgf durante 10 segundos com a função overboost.

2016-Ford-Falcon-XR6-Turbo-Sprint

No XR8 o motor V8 Miami (uma variação australiana do Coyote 5.0) ganhou um novo compressor para levar a potência a 470 cv a 5.750 rpm e 58,5 mkgf entre 2.200 e 6.250 rpm. Com o overboost de 10 segundos a potência sobe para 544 cv e o torque para 66,15 mkgf.

O XR6 é vendido apenas na versão automática, enquanto o XR8 pode ser equipado também com o câmbio manual. Além da montanha de potência, os sedãs de quatro portas também vêm equipados com freios Brembo com pinças de seis pistões na frente e quatro na traseira.

 

 

Multa por não portar CNH (e outros documentos) poderá ser extinta

cnh_mr-bean

 

Segundo o código de trânsito vigente, todo motorista precisa portar obrigatoriamente três documentos: CNH, documento de identificação e CRLV. A obrigatoriedade tem um bom motivo: provar que você é você, que sua CNH é sua e que o carro está licenciado. Acontece que este era um bom motivo em 1997, quando a lei foi redigida e a internet e os sistemas eletrônicos ainda eram meio capengas por essas terras. Hoje, os aparelhos de fiscalização conseguem ler sua placa, acessar o banco de dados e, se for o caso, fotografar o infrator em frações de segundos. O mesmo vale para a fiscalização feita por agentes, que têm acesso remoto ao banco de dados. Logo, não faz mais sentido que você seja multado por não portar algum destes documentos que comprovam o que pode ser consultado eletronicamente.

Com base nessa evolução tecnológica, as deputadas Sandra Rosado e Keiko Ota criaram o projeto de lei 8022/14, que visa alterar o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro de forma que a multa não seja aplicada quando o agente de trânsito pode obter as informações por consulta ao banco de dados. Caso não haja a possibilidade de consulta, a multa ainda poderá ser cancelada caso o condutor apresente o documento em questão ao órgão de trânsito responsável em até 30 dias. Na prática, isso acaba com a obrigatoriedade do porte destes documentos, embora não esteja expresso no texto (leia o projeto em inteiro teor neste link).

O projeto já passou pela Comissão de Viação e Transportes e está aguardando a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fiat Toro terá cinco versões de acabamento/motorização

Fiat-Toro-620x390

O lançamento da Fiat Toro se aproxima e novas informações voltam a circular pelas redes. Após o treinamento dos concessionários para iniciar as vendas da nova picape, foi divulgada uma imagem do material interno da Fiat com as versões de acabamento e motorização da nova picape.

A primeira delas é a Freedom 1.8 Flex, que será equipada com o motor 1.8 Flex combinado ao câmbio automático de seis marchas (o mesmo powertrain do Jeep Renegade), com tração somente dianteira. Logo acima teremos uma versão aparentemente especial de lançamento: a Freedom Opening Edition 1.6 Flex, com o mesmo powertrain/drivetrain — as diferenças devem ficar por conta da lista de equipamentos e acabamento interno.

fiat-toro-freedom-4-620x465

Depois vêm as versões a diesel: Freedom 2.0 com câmbio manual de seis marchas e tração dianteira, Freedom 2.0 com o mesmo powertrain e tração 4×4 e, por último, a topo-de-linha Volcano 2.0 Diesel, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4 (aparentemente o mesmo do Jeep Renegade Trailhawk). Em contato com os concessionários, os preços informados ficaram entre R$ 75.000 e R$ 115.000.

 

Honda divulga teaser do novo Civic Hatchback

2016-honda-civic-hatchback-prototype

A Honda divulgou nesta quarta-feira a primeira imagem do novo Civic Hatchback, que tem seu lançamento previsto para o próximo ano. O modelo será apresentado no começo de março em forma de conceito no Salão de Genebra, mas como a versão sedã, o conceito terá muito das linhas definitivas do hatch.

Quer dizer, o escape central e as saídas de ar nos para-choques indicam que este pode ser um conceito inspirado pela linha Type R — assim como o conceito do Civic sedã foi inspirado pelo Si. De qualquer forma, a silhueta, as lanternas e a face dianteira certamente serão muito próximas do modelo de produção. O problema é que só veremos tudo isso em três semanas.

 

DeLorean lança seu primeiro comercial em 34 anos

Há alguns dias vimos que a DeLorean pode voltar à ativa depois de algumas alterações nas leis para carros produzidos em baixo volume nos EUA. A DeLorean Motor Company, que comprou o restante das peças da DeLorean original e atualmente se dedica à restauração e manutenção dos DMC-12, afirmou que pretende voltar a produzir o esportivo de John DeLorean em um futuro próximo usando essas peças.

Agora, eles lançaram um comercial, que mostra o carro em um cenário deserto, com um poema de Ben Burke sob o futuro e um protagonista jovem como o público que cresceu admirando Marty McFly e Doc Brown. O restante é meio nonsense — não há uma mensagem explícita além de “estamos voltando em um futuro próximo”. Ou será que há?

 

Matérias relacionadas

Alfa Romeo Giulia terá motor Ferrari, o novo Peugeot 308 GTI, James May coloca seu Porsche 911 à venda e mais!

Leonardo Contesini

A morte de Charles Whiting da F1, Ferrari diz que irá manter V12 aspirado sem eletrificação, Nissan Kicks ganha versão boleira no Brasil e mais!

CNH vai mudar em 2019, Felipe Massa na Stock Car, prisão para motoristas bêbados que causam acidentes fatais e mais!

Leonardo Contesini