FlatOut!
Image default
Zero a 300

Ford apresenta novo Focus no Brasil, Clarkson, Hammond e May voltam à ativa, McLaren F1 volta a Le Mans e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Ford apresenta Focus com novo visual e novo pacote tecnológico

IMG_0256

Nesta última quarta-feira (13) a Ford apresentou o Focus renovado no Brasil. O modelo chega somente no segundo semestre com os mesmos motores 1.6 16v de 135 cv e 2.0 de injeção direta com 178 cv da linha atual, e com o visual renovado que o deixa alinhado com o modelo europeu.

Como já havíamos mencionado em outros posts, as novidades no design do carro são a dianteira com faróis mais estreitos e em ângulo mais acentuado, a grade corporativa (ou family face, se preferir), presente nos demais modelos vendidos no Brasil — Ka, Fiesta e Fusion — as lanternas traseiras mais envolventes e um vinco transversal na porta do porta-malas, sob o berço da placa do carro.

IMG_0255

As rodas também têm um novo desenho e são de 17 polegadas, calçadas em pneus 215/50 no modelo exibido. Por dentro agora há um novo volante de três raios e console central redesenhado. Outra novidade é que o Focus deverá manter os mesmos preços para não perder a competitividade, mas poderá passar por um reposicionamento que eliminará a versão S de entrada, partindo apenas da SE mais equipada. A estreia estava prevista para o Salão de Buenos Aires, em junho, mas acabou antecipada para o Seminário de Tecnologia e Conectividade em São Paulo.

IMG_0257

Com a presença de Ken Washington, vice-presidente mundial de Pesquisa Avançada, que trabalha diretamente do Vale do Silício (Palo Alto, nos EUA), a empresa anunciou que o novo Focus terá quatro novas tecnologias: sistema SYNC com AppLink, Assistência de Emergência, estacionamento automático e frenagem de emergência. A intenção é trazer as novas tecnologias para os segmentos mais baixos do mercado, tal como o Fiesta adotou o câmbio Powershift de embreagem dupla, algo inédito em seu segmento.

O SYNC com AppLink nada mais é do que um sistema de espelhamento do smartphone, seguindo a tendência do mercado e de aparelhos aftermarket, tudo controlado por uma touchscreen de oito polegadas. A Assistência de Emergência coloca o modelo médio no mesmo passo de Ka, New Fiesta, EcoSport e Ranger, fazendo uma ligação automática para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

IMG_0259

O sistema de estacionamento automático, que já era oferecido no modelo, agora o estaciona tanto em vagas perpendiculares quanto paralelas. Para isso, ele utiliza câmeras e sensores e exige que o motorista apenas engate as marchas solicitadas, freie e acelere. A grande novidade do Focus é o assistente de frenagem de emergência. Chamado de Active City Stop, ele monitora o trânsito e freia o carro sozinho em velocidades até 50 km/h, o que evita as batidinhas de estacionamentos e congestionamento causadas pela distração do motorista. Outra atualização do modelo é o controle de estabilidade reprogramado para ter atuação mais rápida. O novo Focus deve chegar às lojas em novembro deste ano nas versões hatch e sedã simultaneamente.

 

Clarkson, Hammond e May terão retorno em grande estilo

Como você deve ter lido anteriormente no Zero a 300, Jeremy Clarkson, Richard Hammond, James May e Andy Wilman já estão preparando algo misterioso após o fim da era do trio em Top Gear. Os boatos dizem que eles estão negociando um novo programa, desta vez no Netflix, que se chamará House of Cars, um trocadilho sensacional com uma das séries mais famosas do serviço, House of Cards, com Kevin Spacey. E não é só isso: outra demonstração de força dos caras está em um novo show ao vivo, que já tem data para começar a excursionar. Chamado de “Clarkson, Hammond and May Live”.

A turnê terá início em maio, em Belfast, na Irlanda, e passará por Sheffield, no Reino Unido, Johannesburg, na África do Sul, Stavanger, na Noruega, Sydney, na Austrália, Varsóvia, na Polônia e terminará em Londres em novembro.

Com o humor de sempre, Jeremy diz que costumava ser Clarkson. E convida quem puder aparecer a se unir a eles. Difícil imaginar uma convocação com mais chances de sucesso. Se você tiver a sorte de estar em alguma dessas cidades na época certa, compre suas entradas pelo site www.clarksonhammondandmaylive.com. Acostume-se à hashtag #backontheroad!

 

McLaren comemora o espanco de 20 anos em Le Mans com cinco F1 GTR

71964bmclar

A edição de 2015 das 24 Horas de Le Mans marcará o 20º aniversário de uma das vitórias mais fenomenais que a prova já viu. Foi em 1995 que o McLaren F1 GTR de número 59 e chassi número 01R venceu a competição. Ele foi pilotado por Yannick Dalmas, J.J. Lehto e Masanori Sekiya. Além do triunfo, outros quatro F1 GTR chegaram em terceiro, quarto, quinto e décimo terceiro.

95LM McLaren 59_25.3049962

Para comemorar, a marca levará os cinco de volta ao circuito de Le Sarthe na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans. Lá eles se juntarão ao novo McLaren P1 GTR e será a primeira vez que os cinco se reunem desde a bandeirada final às 16:00 do dia 18 de junho de 1995.  Como curiosidade, a vitória em Mans tornou a McLaren a única fabricante a conquistar a Tríplice Coroa do Automobilismo: as 24 Horas de Le Mans, o GP de Mônaco de Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis.

 

Bugatti Chiron flagrado em testes

Os alemães do Auto Bild flagraram dois protótipos do Bugatti Chiron durante testes em estrada. O flagra foi feito enquanto os carros viajavam em comboio com um Bugatti Veyron, um BMW i8 e um Lamborghini Huracán. Segundo o jornal alemão, estas mulas de testes são baseadas no Veyron, porém com saídas de ar significativamente maiores na traseira para melhorar o arrefecimento do powertrain.

O Bugatti Chiron deverá usar o mesmo motor W16 quadriturbo do Veyron, mas deverá receber algum tipo de eletrificação para produzir 1.500 cv e 150 mkgf de torque — provavelmente os turbos elétricos do Grupo VW. A velocidade máxima é estimada em 460 km/h e o zero a 100 km/h deverá ser feito em dois segundos cravados. O modelo deve estrear em 2016.

 

Substituto do Linea tem interior flagrado na Turquia

New-Fiat-compact-sedan-New-Fiat-Linea-cabin-spied

Enquanto a nova geração do Fiat Compact Sedan, a nova geração do Linea, não dá as caras, as fotos dos protótipos pipocam por aí. As mais recentes mostram o interior do novo carro. Quem apostava que ele seria uma versão do Viaggio/Ottimo dançou. Pelo menos no interior, que mostra ser diferente do que se vê nos modelos chineses.

Fiat-ottimo (8)

Para começar, o console central não é inclinado. Ele desce em direção ao piso quase reto. As saídas de ar, em vez de emoldurarem o sistema de entretenimento, ficam concentradas abaixo dele. No mesmo lugar em que, no Viaggio, estão os comandos do ar-condicionado. No novo Linea, eles estarão abaixo das entradas de ar. Nem o volante é parecido.

New-Fiat-compact-sedan-New-Fiat-Linea-interior-spied

Com estreia marcada para o dia 22 (sexta da semana que vem), o novo Linea também terá versão perua e não guardará mais nenhum parentesco com o Punto, cuja nova geração é desenvolvida sob o código X6H.

Matérias relacionadas

Alfa Romeo 155 V6 Ti: a história (e o belo ronco) do campeão do DTM de 1993

Dalmo Hernandes

Nissan Sentra de cara nova, novo Renault Clio RS pode ganhar 275 cv, BMW cria versão moderna do 2002 Turbo e mais!

Leonardo Contesini

BMW Active Tourer chega ao Brasil, Gol despenca para oitava posição entre mais vendidos, Mercedes de Schumacher à venda e mais!

Leonardo Contesini