Ford Focus tributo ao Colin McRae: os upgrades mecânicos do Project Cars #43

Gustavo Loeffler 15 agosto, 2014 167
Ford Focus tributo ao Colin McRae: os upgrades mecânicos do Project Cars #43

Oi, amigos! Continuando a saga “MothaFocus”, muita coisa rolou depois da 1ª Subida da Montanha de Campo Largo. Três dias depois da prova já tive que cair na estrada a trabalho. Durante os dias que se seguiram fiquei pensando como tinha sido legal e como o carro me surpreendeu positivamente na corrida.

Eu sempre tive o Passat como meu “filho mais velho”. Também tive outros carros antigos pra curtir, mas eram daqueles que topa negociar diante de uma boa proposta, algo que não acontecerá jamais com o Passat e o Focus!

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Nessa época, eu tinha uma VW Brasília que montei pra curtir passeios de VW a ar com os amigos, já que temos uma turma/clube em Curitiba (Save Water CWB). Estava de olho em um Voyage 84 e acabei fechando negócio, por isso alguns meses depois vendi a Brasilia.

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Só que nesse meio tempo, o Focus – que era meu veículo de trabalho – passou a ganhar uma importância maior na minha vida, pois o potencial se tornou evidente na corrida. O Passat era meu projeto de performance, mas infelizmente a indústria automobilística no Brasil pouco se importa com seus produtos, deixando de fornecer peças para veículos descontinuados.

Nesse sentido, o Focus seria uma opção muito melhor, já que lá fora se encontra de tudo em acabamento e mecânica — e sempre vai encontrar. No Brasil, nem mesmo o emblema original do Passat consegui encontrar! Nada mais óbvio então que fazer do Focus o carro de performance, e deixar o Passat “amansado” para passeios sem pressa. Como resultado, o Voyage se transformou em um segundo carro pra uso diário (o outro Focus, claro! Um Duratec 2007 com upgrades de suspensão somente), para tirar o MothaFocus de circulação e dar sequencia às modificações.

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Fui então planejando uma “Evolução 2” do carro. Em conversa com meu amigo, Funari, resolvemos buscar um outro motor mais novo, trocar a turbina, e finalmente convertê-lo para queimar etanol e torná-lo um brinquedo mais de “gente grande”.

Alguns meses antes dessa decisão, encontrei um motor Zetec 2.0 muito novo em uma loja de auto peças, porém na hora ele não me despertou interesse. Depois de oito meses, quando decidi que o Focus seria para “uso soviético”, voltei à loja e ele ainda estava lá! Foi um ótimo negócio, estava perfeito e muito pouco rodado, então o plug-and-play foi rápido, feito na Pro Muller em Curitiba.

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Levei o carro novamente para São Paulo, e o Funari trocou o turbo por uma unidade Mitsubishi TD04 (curiosidade: descobri em uma visita à fábrica da Porsche em Stuttgart, que essa é a mesma turbina usada nas Cayenne e Panamera turbo, enquanto os 911 usam turbos KKK). Dois meses depois, convertemos o motor para álcool e a pressão subiu de 0,4 para 0,8 bar, que resultaram em saudáveis 200 cv nas rodas — porém girando pouco devido à limitação da bomba de combustível que eu estava usando, ainda interna.

Quando voltei para Curitiba, troquei a bomba por uma unidade externa nacional. Ficou muito bom, mas a bomba durou três meses. Troca na garantia, mais dois meses e ela foi pro espaço. Comprei de outra marca, também nacional, sempre as mais “top” disponíveis. Durou só mais quatro meses.

Fiquei de saco cheio. Definitivamente as peças nacionais não tem qualidade, infelizmente. Comprei uma bomba gringa MSD e até hj funciona perfeitamente, já há dois anos. Junto com isso entrou um kit de radiador de óleo da Flex-a-Lite, que pra mim é um upgrade fundamental em qualquer motor preparado. Uma tranquilidade sem tamanho.

O motor ficou bem rápido, o carro andava muito bem e… não freava nada! Parti então em busca de uma solução para os freios. Os Focus, não sei por que raios, têm a pinça de freio integrada à manga de eixo, o que impede qualquer upgrade de discos, e pra ajudar, o disco de freio é tão pequeno que eu chamo de “CD de freio”! Não serve nem pro carro original, é o único pecado dos Focus Mk1 e Mk1,5.

Procurei as empresas nacionais de freios de performance e a resposta de todas foi a mesma: “você corta a manga, solda não sei o quê, usa o disco não sei de que carro, refura, blablabla.” Freio para uso soviético, com solda não sei onde, disco refurado etc? No way! Fora o preço que passaram: perto de R$ 3.000 e pelo menos 20 dias sem o carro.

Voltei para os sites gringos que tanto me ajudaram e encontrei um kit da Ford Racing de 300 mm prontinho, plug-and-play e “à prova de burros”. É tirar um e colocar o outro. Como eu amo kits gringos!

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Manga de eixo, cubo com rolamento e prisioneiros, disco, pinça com pastilhas, flexível de freio, parafusos, tudo o que é necessário. E o preço? US$ 450. Com frete e impostos, uma caixa grande e pesada custou menos de R$ 2.000. Troquei os tambores traseiros (sim, usava tambor na traseira!) por discos originais, e assunto resolvido! O fluido agora é Brembo Racing. O Focus usa embreagem hidráulica, e é o mesmo fluído do freio. Isso em um uso agressivo faz com que a temperatura aumente ainda mais, então em breve devo instalar um circuito independente para a embreagem.

Por falar em embreagem, outra novela. O Focus no Brasil, na maioria das versões (incluído o Mk2), usa um câmbio chamado IB5. É um câmbio raquítico, usado em Ka, Fiesta e Ecosport com motores 1.0 e 1.6. Quando se coloca um motor com mais que o dobro da potência original sobre um câmbio minúsculo assim, as marchas ficam difíceis de engatar. É simplesmente horrível! Sem contar que não se encontra nada de peças para ele, como short shifter, embreagens gringas, blocante etc.

Fui então em busca de uma unidade MTX-75, o mais usado lá fora inclusive no Focus RS, e que por aqui saiu nos primeiros 2.0 Zetec, no Mondeo, e nos Focus Mk2 2.0 somente em 2009. Por muita sorte, encontrei um Focus Mk1 num desmanche, porrado feio de traseira, e com a mecânica toda no lugar. Perfeito! E o cara ainda topou pegar o meu conjunto IB5 na troca.

Troquei câmbio com suportes, semi eixos, volante de motor, trambulador, cabos, e depois descobri que o plugue do interruptor de ré e o cano do fluído do atuador de embreagem são diferentes. Como o carro estava completo, foi fácil de fazer tudo funcionar. Se alguém tentar fazer esse upgrade vai ter que ir atrás desses itens, então é melhor encontrar um carro com a mecânica no lugar. O motor de arranque é o mesmo, e o suporte traseiro motor/câmbio também.

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Com isso, pude trazer um short shifter da M2 Performance, e a manopla de câmbio do Focus RS, também. Performance e mimos sempre andam juntos nos meus carros!

A suspensão também passou por upgrades, com a troca das molas Eibach por H&R (mais duras e baixas) mas mantendo os amortecedores Eibach e um kit completo de buchas PU da americana Energy Suspension. Também dos EUA vieram bobina MSD, cabos de silicone CFM e velas Denso Iridium.

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A tampa de válvulas original de plástico derreteu com o calor do coletor, e troquei por uma de alumínio dos antigos Escort/Mondeo, com acabamento em carbono da CarbonModsUK e tampa de óleo Cosworth. Instalei o defletor original no coletor de escape, protegendo a parte de trás com um defletor de alumínio também, “fechando” todo o coletor que tem revestimento em cerâmica feito também pelo Funari. Problema resolvido!

Com a mecânica praticamente pronta e faltando somente ajustes finos, comecei a pensar finalmente nos acabamentos e na estética do carro. Com o Passat foi exatamente assim. Ia conservando o carro, mas sem preocupar muito com acabamento, fazendo toda a mecânica com ajustes e adaptações que esses projetos sempre pedem. O visual final é a cereja do bolo. Com o Focus foi a mesmíssima coisa, e é o que vou contar no próximo capítulo.  Grande abraço, e “If in doubt, FlatOut!

Por Gustavo Loeffler, Project Cars #43

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  • Jonathan Rodrigues

    *—-* Seu Focus é DUCARAIO!

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! abraço

  • Marcos

    Deu uma vontade de comprar um focus…. Não sei pq..hehehw
    parabéns pelo projeto, deve ser um carro maravilhoso de andar

    • Gus Loeffler

      Nunca passe vontade amigo, a gente só vive uma vez e é bem rapido! hahaha Não vai se arrepender, é um belo carro. Varios amigos meus compraram Focus Mk1 e Mk1,5 (pq será?kkkkk), e todos estão felizes! Abraço

  • DeenisV12

    Muito show este focus! é um carro que vou pensar em ter com toda certeza quando sair de casa!

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! Vai gostar com certeza, é um belo carro e com ótimo preço no mercado. Abraço

  • DeenisV12

    as vezes eu fico no Ebay, babando nos kits aftermarket para minha cbr, e o Fusion v6 aqui, mas fico só na babação mesmo hahaha

  • Elvir

    Cara fico imaginando um dia todos os PC’s terminados se encontrando em uma pista para o: “FlatOut track day”… isso tudo pra lançar os próximos 147 PC’s. Tocou o despertador aqui do lado e eu acordei….

    • rafael soares domingues

      A ideia está no ar…

    • Seria tesão um track day do FlatOut hein. Podia ter várias edições, em vários autódromos diferentes :)

    • GabrielF100

      Project Car terminado? Um Project Car jamais termina!

    • Mateus Cesario

      adorei ça ideia do FlatOut Track Day

    • Osvaldo Ken Kusano

      Caraca! Tenho que entrar no PC!

    • até rolar 3 post de todos os 147 pc eu ja dei um Up no meu focus e posso participar, ou ja terei trocado por um japones 4×4.

  • Tales Cardoso

    Cara, toda vez que leio sobre Project Car sobre um Focus eu fico mais apaixonado pelo carro !!!

    Parabéns, de extremo bom gosto ! Depois poste uma foto de seu Duratec !

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo, obrigado! é um belo carro, a Ford é que não soube explorar todo o potencial dele por aqui. Na Inglaterra o Focus é o “Gol quadrado” deles, os caras são malucos pelo carro! O Duratec é normal, original só um pouquinho mais baixo, nada de mais. :) Abraço

      • Tales Cardoso

        O comportamento dinâmico do Focus é um show a parte ! Tenho um Ghia Duratec e sem dúvida foi a melhor compra que já fiz. As vezes pareço um bobo me divertindo no trânsito.

        Nesse Ghia não tenho coragem de fazer nenhuma modificação, mas ainda terei algo com um Duratec (não necessáriamente um Focus hahah),pra poder fazer várias malcriações.

        • Gus Loeffler

          Quer uma dica? Compre outro Focus pra mexer, não se arrepende! GLX Duratec tá ótimo de preço, nem compensa buscar outro carro e adaptar mecanica. Eu com o Duratec me divirto muito, só fiz suspensão e tem um tapinha na eletronica que o Funari fez tb, deve ter uns 12 a 14Hp a mais. Como dizia a musiquinha, um MothaFocus incomoda muita gente, dois MothaFocus incomodam incomodam muito mais! kkkkkkkkkkkk Abraço

        • Gus Loeffler

          Esse é o de uso civil:

          • Tales Cardoso

            Belíssimo carro, visual pretão ta lindo !

  • Roberto Falcão

    Nossa parabéns. Tenho um mk1.5 Zetec, seu carro deve ser uma delicia.

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! Sou suspeito pra falar, mas é bem divertido, isso eu posso dizer! Abraço

  • josé guilherme g. godinho

    show, so faltou fotos do duratec 2007

    • Gus Loeffler

      O de uso civil não tem nada de mais, é um preto original um pouquinho mais baixo. :) Abraço

    • Guest

      Ta aí o bicho! De uso civil! abraço

    • Gus Loeffler

      Tá aí o bicho, de uso civil. Abraço

      • josé guilherme g. godinho

        bonitao uehehhehyehe

  • Embreagem nacional tem sim !!! Nada de mama nos gringos !!!

    • VhnxD

      a melhor embreagem nacional não chega aos pés da mais ou menos gringa, MINHA opinião!

      • Você deve ter tido experiencias ruins com embreagens, Nós trabalhamos para várias equipes nacionais de performance e exportamos peças, ou seja para o mercado europeu somos os gringos…….rs. Inclusive damos cursos de embreagem junto com a Revista Fullpower. Seria legal rever seus conceitos amigo, temos muito mais a oferecer do que você pode imaginar. Abraços.

        • Rodrigo

          pois é, eu ando de carro fuçado há bastante tempo e nunca tive problemas com upgrades de embreagens nacionais…

          • É isso ai Rodrigo, essa linha de pensamento que só gringo resolve é complicado pq ta chamando todos os brasileiros de burros. Falando pela nossa empresa apenas, nosso problema é com custos, custo de M.O, custo de máquinas e recursos. Mas inteligência e esforço nós temos de sobra, não devemos nada a gringo nenhum.

          • Diego

            O problema é que o cara quer pagar 100lão em embreagem e quer que dure. Quer coisa boa nacional, tem sim, mas vai ser caro.
            Ai fica nessa frescura de que nacional é ruim e pelo mesmo preço é melhor trazer de fora.
            O que eu acho que alta muito no nosso mercado nacional são peças de qualidade relacionadas a suspensão. Temos bons fabricantes de amortecedores preparados mas faltam molas, ai o cara vai lá e adápta uma mola de celta em hilux estora tudo e depois sai falando mal.
            Eu tudo que posso colocar de nacional no meu carro eu coloco, mas sempre busco qualidade e acabo tendo que pagar por isso.

          • Gus Loeffler

            Mas qualidade sempre custa caro, não tem jeito! O que não aceito é por ex pagar mais de R$ 500 numa bomba de combustivel que diz que é de adamantium e tal, e trocar 2 seguidas em menos de 6 meses. Aí vem a empresa e diz que vc tá montando errado… Engraçado que aí vc monta uma gringa do mesmo jeito, e o carro fica melhor e não incomoda mais! Existem muitas coisas nacionais boas, as embreagens da Displatec eu aprovei, filtros InFlow, eletronicas reprogramaveis como Pro Tune de nivel Motec, coisa boa tem, o problema é que tem que garimpar no meio de coisas ruins e com preços de coisas importadas reconhecidamente confiáveis, esse é o ponto!

          • O nacional as vezes é um pouco mais caro devido a nossa carga tributária desproporcional e os custos em geral como funcionário e transporte que acho realmente um absurdo……é mais barato enviar uma embreagem para França que para Manaus. Mas empresas de qualidade como você citou fazem peças muito boas ou melhores que as importadas e o mais importante é a garantia aqui do lado, quando da problema numa importada demora muito para ir e voltar fora que eles mandam muitas vezes qualquer porcaria para nós pq somos 3 mundo !!

          • Diego

            Agora uma crítica que eu tenho que fazer, não especificamente a vocês, mas as empresas de peças nacionais é, todas parecem ter medo de fazer peças para carros importados, você liga ou manda e-mail pedindo peça de BMW, Mercedes os caras falam “não mexemos com esse tipo de carro”. Sendo que a peça é feita no mesmo processo que para um carro nacional.

          • Bom dia Diego, conosco realmente não existe esse problema, só dar uma olhada no nosso Facebook que tem fotos até de volantes motores que desenvolvemos para os carros aqui. Entendo essa frustração, tb preciso de alguns materiais como discos de carbono, ja financiamos empresas aqui e a coisa não sai….tivemos que comprar de fora. Infelizmente o brasileiro em geral é acomodado, vemos várias empresas que preferem continuar fazendo o arroz-com-feijão para não ter que pensar em algo diferente…..ou ainda não tem capacidade técnica para fazer o serviço e fazem o que acho até bem pior…….rs

        • VhnxD

          Agradeço a compreensão na resposta… Vou rever conceitos sim, quem sabe um dia tenha a chance de conhecer seu produto, e assim mudar minha opnião.
          att.

        • Marcos Amorim

          Uso embreagem de vocês já tem um certo tempo e o único problema que tive foi com uma embalagem que veio trocada – indicava disco de Gol mas era de Golf. Tirando isso está firme e forte há anos.

          • Agradecemos muito o apoio, sempre trabalhamos com as melhores matérias primas para entregar a nossos clientes o que a de melhor. Agradecemos o apoio Marcos !!!

    • Guest

      Já tinha visto seus vídeos no Youtube a um bom tempo, muito bacana ver o passo a passo do projeto. Seu carro está de parabéns, peças e ups de muito bom gosto!

    • Gus Loeffler

      Opa! Certamente! Eu uso a embreagem de vcs no cambio novo MTX e esta perfeita a 20.000Km! Na matéria da TechSpeed está lá a embreagem que usei, aqui acabei não colocando pq meu problema mesmo foi com bombas nacionais, terriveis! A embreagem de vcs foi a 1a que usei nesse cambio e me surpreendeu, pq já havia usado outras marcas no IB5, e como as bombas, foram um lixo… Parabéns pelo trabalho e por favor, mantenham (e se der melhorem sempre) a qualidade que vcs alcançaram.

      • Agradecemos muito o apoio Gustavo !! Estamos sempre trabalhando para essa melhoria !! :)

      • Vinícius DS

        Cara, o meu é um MK2 Duratec Hatch manual 09/09 monocombustível… como que sei se usa o cambio MTX-75 ou o IB5?

        Sobre o “Mothafocus”… Muito show, parabéns! Eu já tive um Mk1 Rocan 1.6, e pra mim o Mk1 (Mk1,5) é o mais bonito de todos! E o teu está lindo!

        • Gus Loeffler

          Valeu amigo, brigadão! É fácil de saber: se a marcha a ré tiver gatilho de puxar, é MTX, se for engate direto, é IB5/IB5+;
          Eu curto muito o Mk1, principalmente se for um 2 portas! hehehe Abraço

          • Vinícius DS

            Hum… infelizmente o meu deve ser o IB5, pois a ré engata direto, para trás da 5ª marcha. O meu pai tem um MK2 Sigma 2013, e eu acho a embreagem bem mais macia e o engate do cambio meio diferente, mas macio, mas ao mesmo tempo não tão preciso. Abraço

    • Gus Loeffler

      Aproveitando pra falar de peças nacionais: tive más experiências também com bombas dágua. Depois de anos, a original abriu o bico e comprei uma de reposição de marca renomada. Durou 3 meses. Troquei por outra de marca mais top ainda, quase 200 reais, durou 4 meses. Trouxe uma de fora, marca QH que comprei em auto peças por 30 euros, está lá a mais de 2 anos, perfeita. Não é que eu só critique peças nacionais, mas a chance de vc se dar mal com uma peça feita aqui é MUITO grande. Não citei as embreagens, porque desde que troquei o cambio e usei seu produto, fui feliz, até agora está funcionando perfeitamente e suportando muito bem o esforço, tanto que já indiquei alguns amigos pra comprar seus produtos. Abraço!

  • Igor

    Cosworth ?

  • Maycon Tavares

    Por sua culpa, eu não consigo mais ver nenhum desse modelo de Focus na rua e lembrar do seu projeto e imaginar quanto potencial ele pode ter. hahaha
    Vendo o seu projeto, além de ter novas idéias e aprender mais sobre o que fazer, tenho me animado cada vez mais em começar a mexer no meu pequeno Palio, está me ajudando a ter uma boa base de por onde começar.
    Parabéns pelo seu projeto, seu carro está belíssimo. Sucesso!

    • Gus Loeffler

      Valeu Maycon! hahaha O começo é sempre igual, um filtro, umas velas, um jg de molas, e tá feita a cagada! kkkkkkk Abração

      • Maycon Tavares

        kkkkkkkk é bem assim mesmo! Já estou vendo de começar a trocar os freios do meu carro! Quero deixar ele estável e “parando” para depois fazer ele correr! kkkk
        Segurança em primeiro lugar!
        Abraços!

  • Eduardo Pertile

    Top

  • AstolphoGM6

    Esse Projeto é Bacana Demais!!!

    Aquele lance de 0,8 bar, rodando no Alcool e 200cv na roda… como fica o consumo??? Será que na Gasolina a potencia cai muito?
    Pergunto pq parece uma boa pedida de motor para um Daily beeem esperto…

    • Rodrigo

      nunca tive Focus (embora goste muito do carro, ainda mais agora…), mas tenho um Gol G3 2.0 rodando com um turbo bem básico há 70 mil km (o carro fechou 120 mil km nesse último final de semana) e posso afirmar que o consumo é igual a um original, tanto no alcool quanto na gasolina, desde que a tocada seja “civil”. Meu carro tem injeção original e 1 bico suplementar. Com álcool eu uso 1kg de turbo e a potência fica perto de 240cv. Com gasolina não arrisco mais de 0,6kg e a potência diminui, com certeza, mas ainda assim dá pra andar na estrada com ele carregado e ultrapassar sempre que necessário sem reduzir marcha, seja em subida ou descida, ou seja: com um turbo simples, mesmo na gasolina, sabendo usar, tu tens um carro forte pra uso diário por muito tempo, sem incomodação.

      • Marcelinho Marques LuvStreet

        usa embreagem original no gol?

        • Rodrigo

          não, uso uma de cerâmica. Já usei uma tipo original com platô pesadão em um quadrado GL 1.8 que eu tive há bastante tempo, mas ela não gruda tanto, destruía o meu joelho esquerdo e também o garfo de acionamento lá na caixa…

      • AstolphoGM6

        É exatamente oq imaginei…
        Sempre pensei bastante no Vectra CD 2.2 16vcom uma configuração dessas, Uma K24 com no máximo 1bar, intercooler e injeção original reprogramada, ou uma Programável sequencial…
        Depois de ver esse Focus, ele entra num Bem possível também! kkkkkk

        Valeu ae Rodrigo, o Gol deve ta bacana de andar hein!

    • Gus Loeffler

      Fala amigo!! Blz! Então, com a mesma configuração e pressão de turbo (0,4), de sair da gasolina e ir pro alcool ganhei 20Hp praticamente. Quando subimos a pressão pra 0,8, aí veio bem mais potencia. Qdo era carro de uso diário (rodei 2 anos assim), a gasolina com 0,4, nunca tive dor de cabeça, viajava numa boa a trabalho e só abria o capo pra trocar o óleo e manter o motor limpinho, fora isso nem lembrava que era turbo. Hoje o acerto com álcool e com a bomba certa e tal, rende 248Hp nas rodas com 0,8 de pressão, tá excelente, usando miolo ainda original e coletor de admissão de plástico!! Tá em fase de compra de peças pra um motor novo, que vai vir no ano que vem, aí pra performance mesmo, na casa de 300Hp/roda mas com mais pegada e confiabilidade. Assunto pros próximos posts, pq ainda tem uma mudança super radical que vai rolar esse ano, que CERTAMENTE vai chocar populares! kkkkkkk Aguarde e confie! Abraço

      • Luciano Leite

        Adeus portas traseiras?

        • Gus Loeffler

          hahaha Não sei de nada! kkkkkkkk

      • AstolphoGM6

        Blz Gus!!

        Valeu ai pelas informações, da ver que vale a pena ter um Focus desses com um preparação coerente para uso cotidiano… tipo um Dowsing de fabrica, mas feito em casa! kkkkk

        To no aguardo dos próximos posts, é bem capaz q eu seja um desses populares! kkkk

  • Parabéns pelo Focus e quer dizer que a IB5-Plus não aguenta o tranco do motor 2.nada(zero atrás do ponto é nada)? é isso que triste, a Ford deveria era ter nacionalizado a MTX-5 então já que essa caixa aguenta torque até de motor turbo, poderiam ter aproveitado e aproveito fazer um mercham do meu blog:

    http://falando-sobre-carros.blogspot.com.br/2014/02/plataforma-ct-170-da-ford-o-focus-sua.html

    • MadSubaru

      Pára véi, esse motor é 2.forte. Pior é eu que ando com um 1.fraco…

      • KKKKKKKKKK. Lógico é 2.forte, apenas 0 atrás do ponto que é nada, mas o Focus é um carrão mesmo, eu mesmo pirava nele quando tinha 15 anos. mas ainda acho que esse Focus MK1 mais bonito que o atual MK3(embora esse feito numa base moderna). mas gostei do 1.fraco, mas lógico eu continua com 0 atrás do ponto é nada. mas cada um escolhe como quer e de fato é um projeto bem legal.

        • MadSubaru

          HUUSHUSAUHSHUSAHUAS
          filosofia de butec errr posto! Mas é isso ae!! hahaha

          • Entendeu a parada…. rsss

    • Gus Loeffler

      Veja bem, pra um projeto de fábrica, ela atende a necessidade do perfil de público da Ford, que é de maior idade e mais tranquilo. Pra performance deixa a desejar, pq é um cambio feito pra motores 1.0 e 1.6, e não pra um 2.0 de 147hp!! Como para as fábricas o que importa é custo, dane-se, pra maioria dos compradores de Ford ela funciona bem, azar é o nosso que queremos performance! kkkk Abraço

      • Minha “revolta” é que não aguenta o tranco do 2.nada 16V original com 147CV eu sempre achei que aguentava, mas depois do seu post eu vi que não, lógico não aguentar o torque de um motor turbo já outra coisa e a MTX-5 eu não sabia que era tão robusta assim.

        • Gus Loeffler

          Pena que não tirei fotos, mas colocar um do lado do outro é até covardia! O MTX é muito maior, os semi eixos muito maiores tb, tulipas, trizetas, tudo gigante. Claro que em termos de custos é bem mais caro, e pras fábricas daqui da américa latrina qquer centavo é lucro, infelizmente. Meu Duratec usa um IB5+, e tem um tapinha na eletronica, 14Hp a mais no máximo, já tá começando o sofrimento com cambio. Mas não vou mexer, azar, vai ter que aguentar! kkkkkkkk

          • Nossa que situação. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Fabiano

    Show aquelas rodas da Brasa, me amarro em antigos!!!!

    • Gus Loeffler

      Tenho esse problema também! hahaha Foi legal dessas rodas, são modelo do Fusca mexicano, e qdo montei pouca gente usava, e sempre em eventos perguntavam que roda era e tal, a Brasa ficou famosa e acabei vendendo, mas me diverti bastante com ela! Abraço

  • Alessandro Nilo

    Que Focus lindo, já falei isso nos posts anteriores, como já me identifiquei como o feliz proprietário de um Focus Mk1 Ghia 2002, o meu “Project Car” se é que posso chamar assim, mantém meu carro todo original, o que também não é fácil também, manutenções a risca, sempre com peças originais Ford, ou seja, gasta, kk. Ah, o meu tem a MTX-75 de fábrica, morra de inveja, sqn, kkk. A cereja do bolo no visu vc já tem, as desejadas Sparco Pista.

    Cara, só pra fechar, como q raios vc conseguiu colocar a tampa de válvula de alumínio? Achava q era plug n play e descobri q não é bem assim, correto?

    No mais, meus parabéns e qq coisa junte-se a nós, Focus Clube e Focus Nation.
    Abs.

    • Gus Loeffler

      Fala amigo! Que blz, já tem boa parte do caminho pra fazer uma maldade! hahaha Eu tive que pedalar bastante, mas agora tá legal!
      Sobre a tampa, não tivemos nenhuma dificuldade, a única é que não tinha as buchas dos parafusos, e tivemos que fabricar, e usei parafusos allen de inox pra dar um acabamento melhor. Usamos a junta dos Escort/Mondeo, e o resto foi só montar. Teoricamente não é pra ter nenhum problema.
      To meio por fora de clubes/sites, mas me avise onde fico sabendo que faço parte com certeza! Abração

  • Junior Mendes

    Estou Pensando muito em comprar um focus 2009 ghia, queria saber se é um um carro bom. Tenho um fiesta supercharger 2003 e é muito bom de andar.

    • Vinícius DS

      Eu tenho um hatch manual desde 2012, ótimo carro, sem problemas até agora!

    • Gus Loeffler

      É um ótimo carro, sem dúvidas, muito confiável desde que seja bem tratado com óleo certo e manutenção preventiva. Vale a pena.

  • Thiago Morais

    ótimo PC, de muito bom gosto.

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo, brigadão! Abraço

  • Diego

    Zetec, esse nome quando ouço ou leio me faz criar um sorriso. Tenho um Focus sedan 1.6 zetec, parece modesto e medíocre, mas o ronco desse motor é fenomenal mesmo sem upgrades ou relés de filtros esportivos.

  • Diego

    Se poder mostra mais do seu carro por fora e por dentro no próximo episódio?

    • Gus Loeffler

      Opa, é a próxima matéria, os detalhes de acabamento com todas as dificuldades que também tive! Abraço

  • MadSubaru

    Cara, como eu sonho com um 2005 a 2007 2.0 duratec… Mas é uma boa saber desse câmbio MTX-75, eu sabia que o IB5+ guenta mais torque que o IB5, e nunca tinha ouvido falar do MTX-75. A minha intenção é fazer ele aspirado, com peças da Cosworth, pra chegar nos 200~230 cv! Nesse MTX, foi plug and play ou plug and pray?

  • augusto_t27

    Parabéns pelo carro! É motivante ver um projeto bem feito e com critério!

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! Obrigado! Abraço

  • Guest

    Interior do meu Focus… =]

  • Bruno Reis

    Interior do meu Focus… =]

    • Jr_Jr

      Você tem dado no Focus?Rs

      • Bruno Reis

        Pergunta do mal essa… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Mario Lion

    Gustavo, essas rodas são as Sparco Pista? Gosta delas? Ouvi falar que são pesadas demais…procede?

    • Gus Loeffler

      Fala amigo! São as Pista mesmo, 17×7. Não são muito leves, é menos de 1Kg de diferença pras TSW que eu tinha. Também não são muito resistentes, amassam com certa facilidade, precisa ter cuidado. Rodas leves hj só as top forjadas Volk/Rays, Advan, etc, mas aí é quase R$ 7.000 um jg aro 17, sem condições. O jeito é compensar o peso com o pé direito mais no fundo! kkkkk Abraço

      • Mario Lion

        hahah Gosto muito dessas rodas. Penso em comprar um jogo de 18 para a minha Forester XT. Abraço e parabéns pelo projeto, animal!

        • Gus Loeffler

          Valeu amigo! Abração

  • Luiz Henrique Camargo

    cara como vc adaptou essa tampa no focus… tem uma curva no cabeçote perto da v. termostatica que na tampa não tem… como vc fez???

    • Gus Loeffler

      Camarada, não foi nada dificil pra dizer a verdade. Meio que tirar uma e colocar outra. Usei a junta dos Escort/Mondeo, e a única dificuldade é que ela estava sem as buchas nas furações, tivemos que fabricar as buchas e usei parafusos allen de inox, ficou certinho. Abraço

  • Carlos!!!

    Perfect wins!

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! Abraço

  • PAULO HENRIQUE

    Oi Bruno acompanho seu projeto de perto pois também tenho um focus, e tenho muito interesse em fazer um Up no motor dele, realmente esse lance do cambio desanima um pouco, mas esse cambio tem tb na ranger 2.5 flex porem imagino que as relações sejam bem diferentes. ( Eu comprei o jogo de pedaleiras do focus st em alumínio 0,4 mm de espessura, no ebay, mas não vou usar caso alguém tenha interesse só avisar). abs

  • PedroTelles

    “O motor ficou bem rápido, o carro andava muito bem e… não freava nada!”

    Lembrei do melhor rezar do que frear e do passat turbo com freio de 1.5 haha.

    • Gus Loeffler

      Ou a famosa “nóis capota mas num breca”! kkkkk Abração

  • Leonardo Mendes

    Usei uns 3 daquele spoiler dianteiro do Voyage da foto no meu XR3… um pintado na cor do carro e os outros dois sem pintura.
    Os três, sem exceção, ficaram no meio do caminho, o pintado ficou numa valeta e os outros dois na entrada da balsa.

    • Gus Loeffler

      O original era ótimo pq era de plastico, mas os paralelos como o que encontrei pro Voyage são uma casquinha de ovo em fibra, qquer coisinha quebra, um saco mesmo! Abraço

  • Arts_Maverick

    Cara, cada vez fico mais impressionado com seu carro (e sinto saudades do meu Focus 2008 que tomou PT no começo desse ano).
    Muito boas as dicas e soluções! Vou guardar as dicas com carinho para um dia quem sabe aplicar elas num futuro novo Focus! Valeu!

    • Gus Loeffler

      Opa, valeu mesmo! Vai atrás de outro, tá ótimo de preço e não é dificil achar um inteirão. Abraço

  • Lucas Ap

    Seu carro é demais, só assim para definir hahaha

    • Gus Loeffler

      Brigadão amigo! Abraço

  • Leo

    O carro inteiro ta show. Essas rodas ficaram extremamente lindas no carro, parabéns

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo, obrigado! Essas rodas agora estão no meu outro Focus, o de “uso civil”. Tive que trocar pq precisava de rodas mais largas, encontrei um jg 17×7,5 mas não vou me desfazer das Sparco pq são realmente bonitas. abraço

  • Caio

    Já vi esse Focus rodando, é um monstro…

    • Gus Loeffler

      Opa! Valeu amigo! Abraço

  • DuratecPower

    Lindo Focus !!
    Está me inspirando a modificar o meu !!

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! Vai fundo que é satisfação garantida, um belo carro! Abraço

  • Maximilian Bretschneider

    Espetáculo de acompanhar o projeto!
    De um PCer pra outro, como/onde fez aquele defletor pro escape? Ou é coisa de kit?

    Eu vou precisar de um pro meu motor mais adiante, se é que me entende heheheh

    • Gus Loeffler

      Brigadão amigo! O defletor, a parte externa usei o original do carro. Por trás dele, entre o coletor e o cabeçote, usei uma chapa de aluminio que é usada como defletor nos parachoques de carros de pista, só vesti o coletor com ela e prendi junto com o original na furação original do coletor. Além disso, o coletor tem revestimento em cerâmica feito pelo Funari, zero de problemas agora! Abraço

  • Marcos Pastori

    Que projetaço! Top mesmo, parabéns cara. Em todos os detalhes, é só o melhor no carro…show de bola. Dá gosto ver uma preparação dessa.

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! Obrigado!

  • LeonardoXR3

    Coisa fina esse projeto. Sou fanzaço do Focus. É um carro realmente excepcional. Parabéns!!!

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! Abraço

  • Arthur Reis

    Pessoal do flatout , acompanho vários PC’s , muitos deles trazem peças grincas e tals, vc poderiam fazer uma materia sobre site’s de peças de performace e ate mesmo de peças de reposição seria bem legal

    • Gus Loeffler

      Não sei se é possível indicar nos projetos os sites, mas se autorizarem indico com o maior prazer! Abraço

  • marcio vieira

    Gus, sempre espero com ansiedade o próximo capitulo… podia no proximo passar o caminho das pedras”dicas dos sites” dos freios , acabamentos. Falar um pouco sobre a saga para comprar aquele paraca dianteiro top, o projeto 2 portas, etc… sou um puta fã seu e de seus projetos automotivos…abraços.

    • Gus Loeffler

      Poxa, valeu mesmo amigo! Fico honrado mesmo por isso! Pode deixar que o próximo capítulo vai ser sobre todas as mudanças estéticas do carro, a novela mexicana do parachoque e tudo mais! kkkk Agora, 2 portas? Sei de nada não! kkkkkkkkkk Abração

  • Eduardo Yamane

    To afim de pegar um para carro diário. Alguém tem noção de consumo urbano do 1.8 16v?

    • Ezequiel Favero Pires

      ACHO que no máximo 10km/L e com pé leve… ele é mais pesado que o Escort com mesmo motor… o Escort fazia 10/L…

      • Gus Loeffler

        Exatamente! Meu 1.8 original fazia em torno de 8,5 na cidade com aro 17, e 10 na estrada entre 120 e 140kmh. Com aro 17 o carro sofre bastante, pq o motor não é tão forte, o carro é mais pesado mesmo como vc bem disse, e o câmbio tem relação extra-mega-hiper-longa. Meu outro é um Duratec, 147Hp qdo era origi e fazia 9 na cidade andando sempre rapido. Pé lá em cima faz 10 fácil na cidade e 12 na estrada a 140kmh. Abração

        • Ezequiel Favero Pires

          Qual seria a consequência desse câmbio longo num RoCam 1.6? Muito lerdo mesmo? E o consumo?

          Tive um 2005 sedan, adorava ele, mas a única coisa que me incomodava mecanicamente falando era o câmbio curto, principalmente a 5ª marcha… gosto de câmbios longos!

          • Gus Loeffler

            Esse é o ponto! Sabe como vc gosta de andar, o que pretende com o carro, isso é muito pessoal. Muita gente gosta do conjunto 1.8+cambio longo, mas eu tive carros preparados desde meus 16 anos, então minha referência é outra e pra mim esses acertos de fábrica não servem! A Ford usa relação curta no 1.6 pq é um carro relativamente pesado pra esse motor. Se pensarmos que são pouco mais de 100hp pra mais de 1200kg de peso, temos aí 12kg/hp com o carro vazio. Se usar um cambio longo, o carro fica terrivel de andar, não “aparece” o torque, vai ter reações como um 1.0. Por isso essas relações tão curtas, pra dar uma impressão de motor grande e sempre “cheio”. Adaptar uma relação longa num carro assim depende de como e onde vc utiliza, mas em motores pequenos em carros pesados, eu nem recomendo.
            Abraço

        • Ezequiel Favero Pires

          Nunca pilotei um 1.8 desses, mas sempre ouvi falar que os Escorts/Focus eram um “foguete” com esse motor, mas você pode falar com mais propriedade porque tem um. Até onde vai meu conhecimento de motores, talvez ele fosse bem melhor em termos de consumo e torque se a Ford tivesse o equipado com um variador de fase pelo menos na admissão… na verdade, penso que cabeçotes multiválvulas não têm razão de existirem senão tiverem esse componente pelo menos no comando de admissão, porque é perceptível a mudança de comportamento e força em baixo giro onde esse sistema está presente em comparação a um idêntico que não o tenha…

  • Rodrigo Sublime

    Loeffler o MTX-75 não saiu nos XR tbm? bela máquina! é um carro que eu teria fácil…

    • Gus Loeffler

      Fala amigo! Saiu sim, todos os MK1 de motor Zetec 2.0 incluindo o XR, usavam de fábrica o MTX. Valeu mesmo! Não passe vontade, compre um e seja feliz! Eu sou louco pelo XR, carro perfeito na época mas pela lerdeza da Ford quase ninguém sabia que excelente carro era esse. 300 e poucos fabricados, teria um fácil. Abração

  • Denis Heib

    Grande Doutor, esse Focus esta lindo D+
    E sem palavras para as modificações minuciosas feita.

    • Gus Loeffler

      Graaaaaaaande Denis!! Inscreveu a Caravan aqui? Valeu aí camarada! Grande abraço

  • Lu RS

    Interessante projeto!
    Esperando os tempos!
    Abraço

    • Gus Loeffler

      Valeu amigo! Abraço

  • Joao Paulo Carvalho

    Ultra Groove!!!

    Focus faz parte do Universo dos melhores Hothatches do mundo sem sombra de dúvida.

    • Gus Loeffler

      Concordo! Lá fora é bem respeitado como um hot hatch, mas aqui a lerda da Ford nem se esforçou em mostrar as qualidades do carro. Valeu mesmo! Abração

  • Rick Willian

    carro lindo cara, me dá mais vontade de ir atras de um agora que to precisando de um diário e posteriormente ir mudando, o que tá me impedindo é medo por manutenções, dizem que não é fácil achar certas peças e tal e por isso o preço das mesmas é bem elevado, porém no post diz que se encontra fácil, alguém teria alguns conselhos aí?

    • Gus Loeffler

      Conselho? Não perca tempo e compre um!! Hoje, os Duratec Mk1,5 2007/2008 encontra com ótimos preços e excelente estado. Vários amigos meus e até meu irmão compraram Focus Duratec Mk1,5 nos ultimos 2 anos, e todos estão bem felizes. Manutenção é o seguinte: usa óleo bom, troca no prazo, que nada vai te incomodar. Não é bem assim o lance das peças como falam. O carro não dá dor de cabeça, é muito robusto e confiável, pode visitar oficinas e ver quantos Focus vc encontra com problemas. Os únicos que incomodavam mais eram os 1.6 Rocam, com problemas de aquecimento, mas tanto os Zetec 16V como os Duratec raramente vc vê um com problemas. Sou suspeito, tenho o branco desde 2007 e o preto desde 2012, uso diário e zero de dor de cabeça. Problemas que tive até hoje que me deixaram na mão: o motor de arranque do branco pifou uma vez, e o preto vazou o atuador interno da embreagem. Fora isso, só manutenção normal. Vai fundo, ache um Duratec 2007 ou 2008, e seja feliz. Seguro barato, quase impossível de mixar as fechaduras, pouco visado para roubo. Visite desmanches por curiosidade e pergunte se tem qualquer peça de Focus, vão te falar que nem Focus tem por lá, difícil de achar em desmanche. Se precisar alguma ajuda, só avisar. Abraço

      • Rick Willian

        Já que ofereceu.. kkkkkk, então rapaaz, na verdade eu tava a procura de algum modelo 1.6 por questão de consumo, primeiro carro e tal, e é justamente o Rocam, não? E assim, na procura, algum detalhe especial do modelo a conferir ou ficar atento logo ao dirigi-lo? Valeeu, abraçoo.

        • Gus Loeffler

          Não vá de 1.6. Dá uma olhada com calma que acha Zetec ou Duratec a preços muito bons. O que é meio normal de ter desgaste nesses carros são as bieletas dianteiras (compre sempre original, paralela não dura nem 1 mês), e o coxim hidráulico superior do motor. No meu branco já foi eliminado, fabricamos um em borracha mais dura pra não ser tão duro qto PU, mas eliminamos o hidráulico. Pra carro de dia a dia é melhor manter o original. De resto, muito difícil ter alguma coisa estragada/comprometida. Qualquer dúvida me avisa que te ajudo como puder. Abraço

          • Rick Willian

            Valeeu mesmo cara, pela situação atual acho que terei que me segurar com esse sonho e adiá-lo um pouco, maas obrigado pelos detalhes e tudo, logo logo pretendo seguir estes conselhos. Abraçoo

          • Paulo Reis

            Rick, sou suspeito de falar de uma versão 1.6. Tenho um modelo 2008 MK1 1.6 flex desde 0km. O carro hj esta com 171 mil KM!! Sabe o ja troquei nesse carro até hj? Nada! Amortecedores com 105 mil e pastilhas de freio somente! A lona é original! O resto foi preventivas: óleo religiosamente o recomendado 5w 30 e filtros e velas nos prazo estipulados. A questão do sistema de arrefecimento nos roncam, é o seguinte, faça a limpreza do sistema religiosamente a cada 2 anos, no máximo. Se for uso mais severo, diminua o prazo. Desta forma não terá dores de cabeça, como eu. Faço médias das piores de 12.8 até as melhores 15.7 km/l na gasolina. No Alchool tive, qdo valia a pena $ este mé, de 9.5 até 12 km/l. Detalhe: são médias no tanque e, tudo planilhado pq trabalho com reembolso então tenho q registrar meus gastos. De todas as revisões q tive, a mais cara foi 1700 conto e, sempre faço rodízio e alinhamento a cada 10 mil km, incrivelmente não há o q alinhar nem vibrações na maioria das vzs. O meu mecanico hj ja diz o contrário, focus bom e barato de manter é o 1.6. A versão 2.0 costuma ter problemas de coxin – qto maior a KM, veja bem os coxins – como o gun disse aqui, e, items basicos do 2.0 duratec são mais caros no dia a dia. Num futuro proximo este carro sera meu hobby, vou fazer como em uma trilogia q encontra no youtube: digite focus 1.6 turbo lá e procure uma sequencia de 3 videos. O cara deixou top com 0.8 kg de turbo em um projeto frisando a durabilidade, ficou economico no alchool ainda! Não pense q a versão 1.6 vai lhe dar dor de cabeça, o contrario, as despesas corriqueiras aumentam naturalmente com a versão 2.0…

          • Rick Willian

            No final das contas o financeiro pesou e tive que aceitar pegar um celtinha mesmo, porém a vontade de ter esse focus não saiu dos meus planos ainda e muito obrigaado mesmo por todas essas dicas, serão bem lembradas num futuro muito próximoo esperoo eu, e exatamente como você farei deste carro meu hobby, com toda ceerteza. Abraçoo

          • marcio vieira

            Essa da bieleta e foda… Comprei cofap, duraram 60 dias!!! No mais, estou plenamente satisfeito com o carro… O Gus, poxa estamos com saudades do seu PC. Nao tem inspiracao maior pra mim do que seu focus…

  • Fabiano Do Prado

    otimo projeto, conseguiu kits prontos fugindo de gambiarras que infelizmente acontece no Brasil por falta de peças especificas. Tenho um passat, e kits de performance são raridades. só para ter uma ideia os freios dianteiros são de santana e os tambores traseiros são do gol g3.

    • Gus Loeffler

      Vixi, se contar do meu Passat tudo que tive que fabricar/adaptar, dá um livro!! kkkkkk É um Frankenstein de marcas, peças de tudo que é carro que vc imagina! kkkkkkk Meu Pointer usa freio dianteiro dos santana de 256mm, e traseiro de Golf MKIII, mola traseira de Chevy 500, balança de Gol bola, pivô deslocado de Gol chines com ar, coxim de motor de Chevette, pistão e válvula de GM, tomada elétrica de Tempra, terminal de direção de Opala, e por aí vai! kkkkkkkkkkkkk Isso tb foi um motivo de eu montar o Focus, por ser um carro global se encontra de tudo sem sofrimento. Abraço

      • focusrj

        gus, pode me passar o link do short shifter? Nao consigo achar o compativel pro meu carro (NF 09 mtx).

  • Emiliano

    Uma pergunta….Se este swap fosse feito em um 1.6 rocam, também seria plug and play ? E a central ?

  • Eu sou bem afim de comprar o mk2 duratec 2.0, inicialmente pra usar no dia-a-dia e posteriormente dar uma fuçada… No geral ele é melhor ou não em relação ao mk1 e 1,5?

  • Liniker Felippe Bortolini

    Cara plz. Preciso saber dessa. To comprando um Focus Duratec 2.0 Ghia 2006 com projeto pra turbinar a fera. Sabes se ele tem o sagrado câmbio MTX? Quanto tu gastou pra fazer o swap do cambio? O câmbio IB5 guenta até quantos CVs? valeuzão cara.

  • Liniker Felippe Bortolini

    Cara plz. Preciso saber dessa. To comprando um Focus Duratec 2.0 Ghia 2006 com projeto pra turbinar a fera. Sabes se ele tem o sagrado câmbio MTX? Quanto tu gastou pra fazer o swap do cambio? O câmbio IB5 guenta até quantos CVs? valeuzão cara.

  • andre

    Boa noite gustavo… Cara, parabéns, teu carro tá show! Você realizou um sonho que tenho até hoje, focus mk1, branco!!! Já tive um XR, depois peguei um GLX duratec e agora ando de ghia duratec… mas a paixão pelo branco ainda continua… e me bateu até uma certa inveja de ver esse seu..kkkk Na verdade queria saber onde você conseguiu o aerofólio (tá semelhante ao do XR)? Ainda não comprei pro meu porque acho os paralelos medonhos, perdem toda a beleza do carro… Já procurei por tudo esse aerofólio e nunca acho. No mais, parabéns pelo carro, tá PERFEITO!

  • Maicon Rodrigo Anschau

    Pffff….não tem Rollcage…. POSER!!!…… Kkkkkkkkkkkkk….beijunda galã!!!!

  • RacerX

    Esse Focus mk1 esta muito top! Parabéns ao proprietário por tamanha dedicação ao carro, só modificações de bom gosto e com qualidade, a propósito eu tenho um Mk1,5 GHIA 2.0 HATCH, adoro esse carro!

  • Liniker Felippe Bortolini

    Onde encontrar esse kit de freio pra fazer o upgrade? To procurando por tudo e não acho, o freio do focus realmente é deprimente. Muito fraco para o porte do carro.