A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História

Ford Midshipman, o rival do Fusca que (obviamente) nunca existiu

No mundo globalizado de hoje, com informações correndo em tempo real para qualquer pessoa, não é difícil que as fabricantes de automóveis entendam o que o público quer. Basta fazer uma boa pesquisa de mercado, ficar atento ao que dizem as redes sociais e acompanhar de perto o que suas rivais fazem – e tudo isto pode ser feito de forma instantânea. As coisas eram bem diferentes, porém, no final da década de 1950. Se você lembra bem – afinal, já cobrimos este assunto aqui outras vezes – o Fusca foi lançado nos EUA exatamente em 1950, e não levou mais que alguns anos para que ele tomasse o mercado de assalto. Por mais que a crise do petróleo nos EUA ainda fosse levar vinte anos para chegar, já havia quem quisesse um carro menor, mais econômico, mais barato e mais prático do que a indústria local oferecia. O Fusca foi comendo pelas beiradas nos primeiros anos, crescendo de forma lenta, porém firme. Então, com a campanha da agência DDB que estreou em 1959, veio o golpe de misericórd

Matérias relacionadas

Uma breve história de (quase) todos os hot hatches da Ford – parte 1

Dalmo Hernandes

Jim Clark e o Lotus Cortina: a invenção do sedã esportivo e a origem de um dos motores mais importantes da história

Leonardo Contesini

Santa Matilde: o fora-de-série com mecânica de Opala que fez sucesso nos anos 1980

Dalmo Hernandes