A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Ford Puma revelado, Fiat poderá lançar Argo Sting neste ano, Porsche lança pacote retrô para carros modernos e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Ford Puma é revelado na Europa

A Ford revelou nas últimas horas da terça-feira (26) as primeiras imagens e detalhes de seu novo crossover baseado no Fiesta, o Puma. O modelo tem traços semelhantes aos do atual Fiesta, distanciando-se do estilo robusto do EcoSport.

As imagens divulgadas são da versão ST-Line X, que tem inspiração esportiva, conjunto óptico de LED e grade preta. Ele será oferecido somente com powertrains híbridos, ambos baseados no motor 1.0 EcoBoost, um com 123 cv e outro com 152 cv. Ambos são equipados com câmbio manual de seis marchas, mas deverão ter o automático de seis marchas como opcional, embora a Ford ainda não tenha confirmado.

O Puma ainda é equipado com todas as assistências que se espera de um carro de 2020 (na Europa, claro): frenagem autônoma com detecção de pedestre, assistência de frenagem de emergência, assistente semi-autônomo de estacionamento e cruise control adaptativo.

Por dentro o design segue a tendência dos últimos modelos da Ford, com uma tela de 12,3 polegadas posicionada no topo do painel e quadro de instrumentos configurável. O diferencial fica por conta do sistema de áudio da Bang & Olufsen. O modelo será apresentado ao público em setembro, durante o Salão de Frankfurt. (LC)

 

Fiat Argo Sting e Cronos Sport deverão ser lançados ainda neste ano

No Salão do Automóvel de 2018, em São Paulo, a Fiat mostrou dois conceitos baseados no hatchback Argo e no sedã Cronos: o Argo Sting e o Cronos Sport. Agora, de acordo com os colegas do site Motor1, a fabricante está preparando o lançamento de ambos, como edição especial, ainda para 2019.

Segundo a apuração do Motor1, a Fiat registrou ambos os carros junto ao INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com os mesmos nomes dos conceitos. Para quem não lembra, o Argo Sting tinha pintura amarela, rodas pretas, molduras plásticas nos para-lamas, emblemas especiais e decoração interna de acordo, com acabamento em preto com detalhes amarelos. Já o Cronos Sports era semelhante, com pintura vermelha, rodas pretas e um spoiler preto na tampa do porta-malas, porém sem as molduras nos para-lamas.

Caso a notícia se confirme, não esperamos modificações mecânicas nos dois carros, que deverão usar o mesmo motor 1.8 E.torQ de 139 cv a 5.750 rpm e 19,3 kgfm a 3.750 rpm, acoplado a uma caixa automática de seis marchas. Talvez sejamos surpreendidos mas, a nosso ver, isto é pouco provável.

Ainda segundo o Motor1, o lançamento de ambas as edições especiais deve acontecer em breve, no segundo semestre deste ano, fechando o ciclo do câmbio automático de seis marchas – ele será substituído por um CVT. (DH)

 

Chevrolet Camaro pode ser descontinuado em 2023

O Camaro está hoje em sua sexta geração e corre o risco de não ter uma sétima. O muscle car da Chevrolet está com vendas em queda desde a reestilização em 2017, perdendo a vice-liderança para o Challenger nos números de vendas nos EUA. Segundo fontes do site Muscle Cars and Truck o Camaro não consta nos planos da GM para a plataforma A2XX, versão atualizada da Alpha utilizada pelo Camaro atual e que fez estreia com os novos Cadillac CT4 e CT5.

Além das baixas vendas e da aversão dos fãs à nova frente, o Camaro vai contra as novas diretrizes da marca que investe em carros elétricos e tecnologia autônoma. A GM fez clínicas perguntando aos consumidores se tinham interessem em um Camaro híbrido e a versão foi recusada. Outro agravante é que Al Oppenheiser, engenheiro chefe do Camaro, foi transferido para o programa de carros elétricos da Chevrolet, reduzindo o quadro de engenheiros para o resto do ciclo de vida do muscle car.

O Camaro atual é muito elogiado pela dirigibilidade e conseguiu feitos impressionantes, como o tempo de volta em Nurburgring de 7:16,04 do ZL1 1LE, na frente de esportivos como a Ferrari 488 GTB e o Porsche 911 Turbo S. O ciclo de vida do Camaro de sexta geração termina em 2023 e se as vendas continuarem em baixa esse pode ser o último ano do muscle car da Chevrolet. (ER)

 

Ford Escape será anunciado para o Brasil em Julho

A gama de veículos da Ford no Brasil ficou reduzida com o fim do Fiesta e do Focus e ela pretende lançar o Escape para ficar entre o EcoSport e o Edge. A Ford está planejando um evento para anunciar o Escape no Brasil em julho, com as vendas iniciando em 2020.

O novo Escape usa a plataforma da quarta geração do Focus e é produzido nos EUA, portanto não gozaria dos incentivos fiscais de concorrentes feitos no México ou nacionais, chegando com preço alto. O Escape viria para o Brasil em versões bem equipadas e deixando espaço para o Territory concorrer diretamente com o Jeep Compass.

O Territory já foi flagrado em testes no Brasil mas ainda não há informações sobre seu lançamento aqui. Ele é derivado do SUV chinês Yusheng S330 e não compartilha componentes com outros modelos Ford. (ER)

 

Honda CRF1000L Africa Twin Adventure Sports é anunciada, chega ainda em 2019

A Honda anunciou nesta semana o lançamento de uma nova versão de sua trail de 1000 cm³, a CRF1000L Africa Twin. Chamada Adventure Sports, a motocicleta traz algumas modificações interessantes para quem quer encarar trilhas mais pesadas.

Com modificações na suspensão, a CRF1000L Africa Twin Adventure Sports possui vão livre de 27 cm do solo, além de maior curso nos amortecedores – 252 mm na dianteira e 240 mm na traseira, representando um ganho de 20 mm em ambas. O banco também é montado em posição mais elevada, e o tanque de combustível é maior – são 24,2 litros ante 18,8 litros da Africa Twin normal. Fora isto, a moto possui modificações estéticas e funcionais, como a adição de um para-brisa, carenagens maiores e proteção metálica para as pernas.

O motor é o mesmo da Africa Twin comum – um dois-cilindros de 998 cm³ com 95 cv a 7.500 rpm e 9,9 kgfm de torque, acoplado a uma caixa de seis marchas. Esta, aliás, também receberá uma novidade: o acelerador eletrônico, cuja atuação pode ser alterada nos três modos de condução.

Tanto a CRF1000L Africa Twin normal quanto a Adventure Sports serão mostradas ainda neste mês no Bike Fest Tiradentes, marcado para os dias 26 a 30 de junho, em Minas Gerais. As vendas devem iniciar-se em algum momento do segundo semestre de 2019. (DH)

 

Audi Q7 ganha cara nova em facelift

Em seu quarto ano de mercado, a atual geração do Audi Q7 recebeu um facelift para a linha 2020. O modelo será lançado em setembro na Europa com um visual mais próximo das últimas gerações dos demais crossovers da marca.

Além da nova grade, com bordas mais espessas, remetendo às do Q8, o modelo tem novos faróis de matriz LED com laser, um redesenho sutil no conjunto óptico e uma faixa cromada ligando as lanternas traseiras. Por baixo da cara nova há novidades mecânicas também. Ele agora vem equipado com o controle de estabilização ativo, que substitui as barras estabilizadoras por um sistema mecânico que visa anular os movimentos indesejados da carroceria em linha reta, e mitigando a rolagem em curvas. Outra novidade é o eixo traseiro direcional, que esterça as rodas em até cinco graus para auxiliar em manobras e na entrada de curvas.

Sob o capô ele pode ter duas versões do 3.0 TDI, com 230 e 285 cv, respectivamente, bem como um 3.0 TFSI de 335 cv e um híbrido plug-in, que será anunciado mais adiante. Todos eles usam sistema híbrido leve de 48 volts. Por dentro, as únicas mudanças são o novo sistema multimídia, com software atualizado, e o quadro de instrumentos Virtual Cockpit. (LC)

 

Porsche 911 vai ganhar pacotes estéticos retrô “Heritage Design”

A Porsche anunciou nesta semana o lançamento do programa “Heritage Design”, que consiste em alguns elementos estéticos inspirados em seus clássicos para o 911. A ideia, de acordo com a Porsche, é trazer parte do espírito de seus modelos das décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980 para os carros atuais.

O Porsche 911 Speedster foi o primeiro a receber o Heritage Design Package, ainda na versão conceitual apresentada no Salão de Detroit no início do ano. De acordo com a fabricante, o interior do conceito trazia diversos elementos que, além de acenarem para o passado da Porsche, já eram um gostinho do que viria pela frente.

Pelo que se pode entender, os Heritage Design Packages serão compostos por emblemas, revestimentos e outros itens de acabamento com um ar vintage, e estarão disponíveis não apenas para o 911, mas também outros modelos – incluindo carros híbridos e elétricos que, apesar de olharem para o futuro, terão a essência clássica da Porsche. Eles também dizem que o primeiro modelo de rua a receber um pacote retrô será mostrado no ano que vem, e inspirado na década de 1960. (DH)

Matérias relacionadas

A história de W.O. Bentley, parte 3: a compra pela Rolls-Royce, a chegada à Aston Martin e os últimos dias

Dalmo Hernandes

Este Lincoln Continental com motor V12 Flathead é raríssimo no Brasil – e está à venda

Dalmo Hernandes

Este Lancer Evo X pouco rodado e preparado para entregar 420 cv está à venda

Dalmo Hernandes