A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Virtual

Forza Motorsport 6 com mais cara de eSport, RaceRoom migrando de motor gráfico, gRally em Greenlight na Steam e muito mais

Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!

banner_3wide_flatout
youtube_3wide
facebook_3wide


3wide

 

gRally em Greenlight na Steam

grallya

Em 2011, a comunidade italiana RBR-Online anunciou o início de um projeto chamado gRally. Na época, isso foi uma excelente notícia para os fãs de rally, pois o tratava-se de um projeto paralelo baseado no Richard Burns Rally, um dos melhores simuladores de Rally do mercado.

Depois de mais de uma década de mercado, os jogos evoluíram e o Richard Burns Rally ficou defasado graficamente. Isso fez os pilotos virtuais buscarem outros simuladores de rally mais atualizados. Apesar de vários títulos disponíveis, nenhum chegou próximo da simulação entregue pelo Richard Burns Rally, deixando os ralizeiros virtuais órfãos. Além disso, com a evolução natural da internet, há uma grande demanda por um multiplayer não improvisado. Foi dessa oportunidade que surgiu o gRally.

grallyc

Após um hiato, o projeto aparentemente abandonado ressurgiu na internet em 2014 inclusive com o lançamento de um site oficial.

E agora a equipe do gRally está trabalhando para viabilizar o lançamento do simulador colocando-o na lista de Greenlight da Steam. Nessa lista, a Valve (detentora da Steam) avalia junto ao seu público a recepção de um novo jogo. Uma vez com uma boa recepção, a Valve autoriza os desenvolvedores iniciarem a distribuição de versões beta e antecipadas do jogo para que a comunidade analise e ajude com feedback no desenvolvimento do jogo. Uma vez passada essa fase, o jogo é de fato lançado na plataforma.

grallyccgrallyb

E para ser aprovado na Greenlight, o gRally conta com a colaboração de todos os ralizeiros virtuais. Basta acessar aqui a página da Steam Greenlight e votar em SIM na enquete.

A iniciativa é excelente. Apesar do simulador não contar com qualquer licença oficial, limitando o número de carros disponíveis, a característica indie dos desenvolvedores orientam o simulador ao desenvolvimento sustentado pela comunidade de modeladores, receita de sucesso dos simuladores da EA Sports, Papyrus e ISI. Trazendo o conceito da comunidade italiana que o originou, o gRally será uma solução mais madura das competições online de rally, compatível com os hardwares atuais e aplicando novos conceitos como o trabalho do co-piloto real.

 

Novo conteúdo disponível para Forza Motorsport 6

forzab

Cada vez mais os eSports estão tomando conta da mídia. De olho nisso, as desenvolvedoras tem adequado seus jogos visando abocanhar uma parcela desse mercado. É o caso da Turn10 Studios que lançou um novo conteúdo gratuito para o Forza Motorsport 6 no Xbox One.

forzaa

A nova atualização permite aos organizadores de eventos privados uma maior flexibilidade. Por exemplo, agora é possível organizar o grid de largada manualmente antes das corridas. Além disso, é possível visualizar uma Prévia do Grid com detalhes do grid de largada antes das luzes se apagarem, dando um charme a mais ao sistema de transmissão. Essas e outras funções foram acrescentadas buscando melhorar a experiência de transmissão, com a possibilidade de acompanhar a telemetrias dos carros, tempos de volta, distância entre os pilotos, quantidade de pitstops realizados, etc.

Essas atualizações estão disponíveis para todos os pilotos da Xbox Live Gold e já é uma antecipação do que teremos na próxima temporada da Forza Racing Championship desse ano.

 

RaceRoom Racing Experience mudará de motor gráfico

r3r1

Com o anúncio da Simbin Studios UK ressucitando o GTR3 apostando no motor gráfico Unreal 4, a Sector 3 Studios afirmou que também usará o mesmo motor gráfico também no RaceRoom.

“Sabemos que o RaceRoom tem um motor gráfico velho se comparado aos competidores. Tomamos a decisão que Unreal é o caminho a ser seguido” disse Chris Speed, CEO da Sector 3 Studios.

Speed afirmou que a prioridade de desenvolvimento na nova plataforma é do GTR3, mas deixou claro que o RaceRoom acompanhará de perto todos os avanços do simulador que retorna ao mercado depois de décadas esquecido pelos desenvolvedores.

Enquanto novos conteúdos são lançados, o motor gráfico do R3E é um dos mais antigos dos simuladores atuais, dificultando a compatibilidade com novas tecnologias como a Realidade Virtual, jogos em 4K, clima dinâmico entre outras coisas que o Unreal 4 é capaz de simular.

Notícias como essas nos deixam empolgados com a próxima geração de simuladores, uma vez que por muito tempo os principais títulos do Automobilismo Virtual pareceram estar parados na evolução gráfica.

r3r2 r3r3

 

DIRT Rally passa a suportar o PSVR

dirt1

Enquanto a Codemasters trabalha no desenvolvimento do DIRT 4, o desenvolvimento do DIRT Rally continua com pé cravado.

No semestre passado, o DIRT Rally recebeu suporte à Realidade Virtual. E agora foi a vez dos ralizeiros virtuais do PlayStation também receberam essa novidade.

Além do suporte completo à Realidade Virtual, a Codemasters também introduziu uma nova solução para o modo co-piloto. Com essa função, um segundo jogador pode fazer o papel de co-piloto. Enquanto o piloto usa um Headset de Realidade Virtual, o co-piloto acompanha em uma segunda tela um sistema de Pacenotes com funcionamento similar ao Guitar Hero. Se o co-piloto erra a Pacenote, o piloto não recebe a instrução, pilotando às cegas. Honestamente ainda não é a melhor solução, mas já traz uma interação a mais para brincarmos.

O DLC DIRT Rally PSVR está disponível na PlayStation Store.

 

Las Vegas Motor Speedway Bullring chegando ao iRacing

lasvegas1

O iRacing anunciou oficialmente que Las Vegas Motor Speedway Bullring será lançado na próxima build de Março para a Temporada 2. Isso deixou os pilotos virtuais empolgados, pois Oval Curto é sinônimo de corridas apertas e muitos contatos.

O Oval Curto Bullring de Las Vegas Motor Speedway é um oval de 3/8 de milha (604m) aberto em 1985 como Las Vegas International Speedrome. Em 1990 foi rebatizado para Las Vegas Speedway Park, o qual se manteve até 1997 quando passou a fazer parte do Las Vegas Motor Speedway. O Bullring recebe várias divisões de corrida norte-americanas como parte do Programa de Corrida Semanal de Sábado a Noite.

lasvegas11 lasvegas10 lasvegas9 lasvegas8 lasvegas7 lasvegas6 lasvegas5 lasvegas4 lasvegas3 lasvegas2

 

Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.

Matérias relacionadas

Novas DLCs para Assetto Corsa e Project CARS 2, Porsche 911 GT3 R para RaceRoom, Promoção no iRacing e mais!

Andrei Fonseca

Os avanços do Automobilismo Virtual em 2017, os problemas do GT Sport, Laguna Seca no Assetto Corsa e Project CARS 2 e muito mais

Andrei Fonseca

Project CARS 2 com deformação visual dos pneus, DLC do Novo México em American Truck Simulator, prévias do TT Isle of Man – The Game e mais!

Andrei Fonseca