A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Garage, Inc.: a coleção de Hot Rods de James Hetfield do Metallica

Sabe aquela banda que você tinha quando era moleque, mas desencanou porque sabia que jamais iria para a frente? Pois é, isto nem sempre acontece. Na década de 1980, quatro moleques espinhentos de Los Angeles se juntaram para tocar uma heavy metal rápido, agressivo e tecnicamente elaborado chamado thrash metal e hoje são uma das bandas mais lucrativas de todos os tempos. Claro, os fãs mais tradicionalistas dizem que o sucesso só veio depois que os caras “se venderam”, mas esta é outra história.

Para quem não sacou, estamos falando do Metallica, que em agosto de 1991 lançou Metallica (também conhecido como The Black Album) e ficou gigante. Quer dizer, os caras já eram uma das maiores bandas do gênero, mas a produção mais comercial e as composições mais acessíveis fizeram com que muito mais gente escutasse o quarteto, que sobreviveu à morte de um baixista e ao conflito de egos dos seus integrantes e hoje segue como uma máquina de fazer dinheiro.

OK, a gente não é crítico musical e nem está aqui para descer a lenha no Metallica. Mas o fato é que os caras têm muita grana, muita mesmo, e é por isso que James Hetfield, guitarrista, vocalista e frontman do Metallica, pode ter uma coleção de carros tão bacana.

Além disso, uma das músicas mais gearheads do Metallica veio justamente depois que eles se venderam

A gente já falou um pouco sobre James Hetfield aqui. Ou melhor, sobre um de seus carros — o Black Pearl, hot rod idealizado por Rick Dore (do programa Acumuladores de Carros) e que foi feito do zero com base em desenhos em uma folha A4. O motor é um tradicional V8 302 Ford, de 380 cv, enquanto a inspiração visual veio direto do período pré-guerra —  e a carroceria não foi baseada em nenhum outro modelo. Já o chassi, feito sob medida, usa um par de longarinas de um Jaguar 1948 como ponto de partida.

Unknown18

Acontece que o Black Pearl, que em 2014 ganhou o prêmio de “Custom Car of The Year” da Goodguys Rod & Custom Association, não é o único hot rod de James Hetfield. Na verdade, a garagem de sua mansão é cheia deles — e nós vamos conhecer alguns deles agora!

 

Packard 1934 “Aquarius”

O Aquarius é o sucessor do Black Pearl e é nada menos que estonteante. Seu criador, Rick Dore, diz que a ideia foi injetar um pouco do visual dos custom cars americanos na filosofia de design dos carrozzieres europeus da década de 1930. Os painéis da carroceria foram moldados à mão e montados sobre o chassi de um Packard 1934.

 

Lincoln Zephyr 1937 “Voodoo Priest”

O Voodoo Priest foi o vencedor do prêmio de “Custom Car of the Year” em 2012 e também foi feito por Rick Dore. A customização foi relativamente simples — as formas do carro se mantiveram praticamente as mesmas, porém o teto foi rebaixado e recebeu os para-lamas mais aerodinâmicos do modelo 1938. Além disso, os faróis foram reposicionad0s e as lanternas traseiras, substituídas por peças feitas sob medida.

1937-lincoln-zephyr-custom-favorite-cars-carzz_177665_xl

O chassi foi modificado com a suspensão dianteira de um Ford Mustang II, enquanto a traseira recebeu bolsas de ar Ridetech. O motor é o V12 flathead original, de 4,4 litros e 110 cv, que não foi preparado — apenas refeito por inteiro.

Ford F100 1956

1011tr_01+1956_ford_f100+right_front_angle

Foto: Truck Trend

Esta picape foi um dos primeiros hot hods customizados de James Hetfield. O guitarrista a comprou de um anúncio na Internet, já com a cabine estendida, e customizada pelo próprio James com a ajuda da Blue Collar Customs em 2004. A picape teve o teto rebaixado e a dianteira toda refeita, além de receber suspensão a ar e uma bela pintura roxa.

a94945d6b82dfb26f11569a1c4851c85

Foto: Truck Trend

A ideia era que fosse um daily driver, mas isto não impediu que James instalasse nela um V8 de 455 pol³ (7,45 litros) feito sob medida pela Rex Hutchinson Racing Engines, acoplado a uma transmissão automática TH400, de três marchas.

 

Buick Skylark 1953 “Skyscraper”

Hetfield's '53 Buick (front)_2_edt

Este carro também foi construído por Rick Dore, em 2007. Já faz quase dez anos e, por isso, não é tão fácil encontrar informações a seu respeito quanto dos outros — o que não torna seu visual menos impressionante. Na verdade, para nós, ele é um dos carros mais bonitos da coleção de James Hetfield.

 

Ford 1936 “Iron Fist”

1

Feito em 2012, também pela Blue Collar Customs, o Ford 1936 de James Hetfield segue uma escola visual mais tradicional — a carroceria teve toda a pintura removida e agora ostenta um belo acabamento em aço escovado, além de teto rebaixado e faróis com projetores.

6s 2s 16s

A suspensão usa uma mistura de componentes do Ford Mustang II na dianteira e um sistema four-link feito sob medida na traseira, com altura ajustável por bolsas de ar comprimido. O movor é um V8 small block de 5,7 litros.

 

Matérias relacionadas

O Rei do Pop em duas rodas: você sabia que Michael Jackson era fã de motos?

Dalmo Hernandes

Por que você não deve usar água da torneira no radiador do carro

Leonardo Contesini

Este é o último Fiat Mille produzido no mundo

Dalmo Hernandes