Garagem Citroën ZX: novas rodas para um, nova elétrica para outro e… mais um doador de peças para o Project Cars #417

André Lenz 1 julho, 2018 0
Garagem Citroën ZX: novas rodas para um, nova elétrica para outro e… mais um doador de peças para o Project Cars #417

Bom, queridos, estamos novamente neste mesmo bat canal para continuar a saga francesa mais doida desse Project Cars. Havíamos parado na parte que o Dimitri voltou para a Weber pra fazer o motor, se você lembra, não havia dado tempo de terminar o motor para o track Day, o que no final das contas não foi algo muito ruim, pois a temperatura naquele dia estava altíssima, o que resultou em quebras de motor e inclusive um Clio se perdendo na curva e arrepiando a entrada dos boxes destruindo tudo. Pois é, a bruxa estava solta aquele dia, então na melhor das hipóteses salvei o carro de alguma zica. Neste momento divido a história nos dois carros, pois nesse período houve progresso em ambos.

Primeiro vamos falar do preto, visto que com o Dimitri voltando para a mecânica, eu aproveitei e trouxe o preto aqui pra casa pra começar a mexer nas coisas.

Preto 1 preto 2

Decidi desmontar o interior do preto inteiro, tirei os bancos dele e também tirei os bancos do Dimitri. Isso porque eu pensei em pegar o jogo mais original entre os dois e colocar no carro preto, mas o jogo mais original tinha um pequeno furo no encosto, aonde todo banco de couro fura, daí pensei, o tapeceiro arruma essa parte rasgada e eu deixo no preto o banco mais original possível.

Mas não é assim que funciona barrigudinho, porque para minha surpresa descobri que tentar arrumar um banco tão velho assim é zica, pois ao descosturar e tentar costurar um novo pedaço ou mesmo um pedaço de couro de outro banco, o banco não iria ficar legal, logo minha ideia foi pro brejo. O que fazer então? Decidi pegar o jogo pior e refazer o couro todo dele, fazendo um jogo novo, com couro novo e o jogo melhorzinho iria para o Dimitri. Bom, no futuro se quisesse poderia trocar novamente, mas acredito que não será necessário, porque o tapeceiro me garantiu que vai fazer o couro idêntico ao padrão original, com os meiosdele enrugados igual quando ele saiu da fábrica. É um processo difícil, e o banco está lá desde janeiro até agora, pensa. Mas vai dar tudo certo.

A proposta de desmontar o carro inteiro não era só por conta dos bancos, mas para fazer uma limpeza profunda em todas as peças. Comprei um desses limpadores a vapor e decidi desmontar acabamento por acabamento e passar vapor em tudo, além de conferir a fixação das peças e ver se tinha alguma coisa faltando.

Primeiro passo verificar se o teto solar estava funcionado e fazer uma limpeza geral nele. Quando comecei a desomntar, descobri que estava com o motor zuado, faltando um pedaço dele, logo pensei ser culpa do motor o teto não estar funcionado, então seguindo a dica do Fanha do nosso grupo, no meio do motor existe um espaço para colocar uma chave Allen, ali seria o manual do motor, para casos de pane você conseguir fechar ele, se eu colocasse a chave ali e o teto funcionasse o problema era mesmo o motor, mas caso não funcionasse daí eram outros 500 meu amigo, e advinha o que aconteceu? Lógico que não funcionou, lei de Murphy se aplica muito mais forte quando se mexe com maconhas francesas.

Bom, não tinha outro jeito, desmontei o teto inteiro para começar a limpar e depois ver qual era o problema dele.

teto 1 teto 2

No inicio comecei a limpar com o vapor, mas a sujeira estava tanta que meti a vap de uma vez e limpei uns 25 anos de acúmulos ali. Teto seco e limpo parti para consertar ele, e ai foi-se quase 8 horas nisso, pois primeiro tive que identificar o que estava errado e quebrado, depois disso aprender a desmontar sem danificar, pois são muitas peças ali pra mexer, e depois na hora de montar tinha que lembrar de todas as posições, e por último arrumar o que estava com problema.

Como eu tinha o teto da sucata, coloquei os dois um perto do outro e comparei para ver o que estava danificado, e para minha sorte dos dois tetos eu consegui fazer um, o que estava quebrado em um teto solar não estava quebrado no outro. Primeiro eu desmontei um lado de um teto e depois o mesmo lado do outro e arrumei primeiro um lado deixando o outro montado para ter depois como me basear na montagem, e depois arrumei o outro lado. Olha, estou resumindo aqui pra vocês, porque acredite, o negócio é complexo, e não é a toa que cobram na faixa de 1.000 a 1.500 reais para arrumar um teto solar aqui na minha cidade.

A conta fica ainda mais cara quando não se tem um teto de sobra e é preciso fabricar peças de reposição em impressão 3D, fiquei sabendo que um porsche aqui teve que fazer isso e o cara gastou módicos 4500 reais para arrumar o teto do carro dele. Bom, já sei o que fazer da vida se tiver que mudar de ramo: arrumar teto solar

Temos vídeo desse processo, mas posso dizer que descobri o mal dos tetos solares dos zx, que é basicamente os rebites que seguram o defletor que se soltam e acabam travando o trilho do teto e que por fim quebra as engrenagens e por ai vai quando se força ele. Acho que é um problema crônico esses rebites, porque no teto do preto estavam quebrados e no teto da sucata também estava, o que me faz acreditar que com o tempo esses rebites arrebentam e destroem o teto.

Depois de limpar, lubrificar e engraxar o teto inteiro e quase 8 horas de fundição de cuca, o teto funcionou e que alegria viu? Naquela noite tenho certeza que dormi com um sorriso no rosto.

Próximo passo aproveitar o carro desmontado e retirar o maldito alarme que estava nele dando a maior pane elétrica. Não só o alarme, mas o rádio também estava descarregando a bateria.

Levei o carro então no meu amigo Romeu da Pró Som e começamos a retirada do alarme, quando para minha surpresa descubro que além de um alarme bloqueador desses baratinhos, esse carro no passado já teve um rastreador, o que fazia ele ter mais uma montoeira de fios sem nexo nenhum, e lembra do rádio? Assim que tiramos entendemos porque ele descarregava a bateria.

Fios 1 fios 2

Todos esses fios jogados no assoalho são fios que tiramos do carro, reduziu uns 13 quilos só ali. Claro que não foi tudo isso, mas pelo menos ficou claro porque o carro estava dando aquelas panes elétricas malucas. Além disso vi que o alarme original do carro que tem quatro plugues e estava com dois desligados, o que explica o porque desse carro não pirar quando tira a bateria dele, mesmo porque ele não estava com o controle original do carro, o que nesses modelos ocasiona num disparo do alarme que só para apertando o controle do carro, bom, pelo menos sei como fazer pra parar o alarme original, só retirar a lateral traseira do passageiro e desconectar dois plugues.

Mas como esse carro é o Zé Frisinho, eu tinha que conseguir o alarme original. Daí começou a busca, procura em concessionárias Citroen e Peugeot, visto que o alarme é o mesmo para alguns modelos, manda mensagem para todas as sucatas do ML e OLX, e nada de encontrar o bentido. Tentei no ebay, lojas da Europa e nada, foi quando um membro do nosso grupo disse que tinha o alarme original no carro dele e que não usava, sendo assim ele me venderia o alarme dele. Expliquei pra ele que precisava do controle e da caixinha controladora que fica no teto, e que sem os dois não iria funcionar, ele retirou os dois e mandou pra mim com outras peças que acabei comprando dele, e agora o preto tem alarme original e funcional. Obrigado Victor.

alarme 1 alarme 2 alarme 3

No domingo seguinte dia de começar a limpeza. Aluguei uma máquina extratora e toquei o terror no forro do teto, carpetes e tudo que eu conseguia limpar com ela, ficou muito bom o resultado, essa máquina é muito boa, tanto é que aproveitei o aluguel para limpar os outros carros também. Resultado? Tudo limpo e dor nas costas, mas sorriso no rosto novamente. Debaixo do extintor ainda tinha um pedaço do plástico dele quando novo.

Agora faço um parênteses só pra quem não me achava doido achar mais um pouquinho. Esses tempos atrás no clube do ZX um amigo nosso, o Júlio de floripa veio falar sobre um 306 s16 que tinha aqui perto que o cara queria vender. Mas o Julio acabou desistindo de comprar porque o frete pra levar iria ficar quase uns 500 paus, daí não ia valer a pena. Então ele me passou a dica e fui ver o carro, chegando lá encontrei um carro abandonado com alguns podres, até cogitei de pegar para restaurar, mas depois conversando com a galera da Weber vi que seria cabreríssimo pegar um carro tanto tempo parado pra colocar a ativa novamente.

Vou até dizer que se o problema fosse só mecânica tudo bem, dava pra encarar, mas o carro tinha podre no teto e diversos acabamentos faltando e isso iria deixar a brincadeira cara. Olha, se tem uma coisa que aprendi nesses longos anos de lasanhas, e não só PSA, mas outras que já passaram pela minha vida, é que carro parado, pra comprar tem que estar íntegro e com todas as peças completas, acabamento etc. Pra eu comprar um carro parado só se ele estiver precisando de pintura e de mecânica, só, faltou acabamentos e outros detalhes esquece, procurar as peças pode até ser legal em certo ponto, mas daí na hora de pagar, meu amigo… a coisa fica feia. Coloco como exemplo o farol de milha do Escort XR3 vermelho que eu vendi. Achei por 250 pila um trincado, sem trinca era 500 reais.

Pra quem gosta dessas curiosidades c2mo eu, explico que esse carro o dono trocou em uma revenda naquele esquema de procuração, e duas semanas depois de ele ter trocado o dono da revenda separou da mulher e entrou em depressão. Nisso ele fechou a loja, deixou os carros tudo ali e ficou na bad dele. Ai ano passado o dono do carro foi comprar uma casa e bateu a dívida ativa no nome dele, quando ele foi atrás do que era descobriu que ainda era o carro no nome dele que já estava com uma porrada de impostos atrasados. Daí ele foi atrás do cara e acabou descobrindo a história toda da depressão e tudo o mais. Nisso ele chegou com o guincho e levou o carro embora pra fazer sei lá o que.

Bom, só de dívida o carro tinha 6.000 reais. Na primeira vês que eu fui lá ele ofereceu me vender o carro em dia por 2.500 reais, ou seja, ele iria arcar com os 3.500 reais pra deixar o carro em dia. Mas como disse, achei meio pesado, pois iria gastar uma grana nesse carro. Passou um tempo ele entrou em contato novamente e dessa vez ofereceu o carro baixado por 1.500 reais, isso porque ele ainda precisava comprar o imóvel dele e isso continuava travando o nome pro financiamento. Bom, queridões, por 1.500 reais e baixado… aí ferrou né? Como dizer não? 

Tudo isso fica de alerta pra galera que vende carro na procuração, saiba muito bem aonde você está pisando porque a caca pode voltar para ti. Agora pensa, o cara vai desembolsar quase 6.000 reais em algo inútil, mas pra ele necessário, afinal comprar uma casa vale mais a pena do que deixar essa dívida rolar.

Fui buscar o carro e tinha um prazo de duas semanas pra desmontar ele, isso porque minha esposa e filhas estavam na sogra e se ela chegasse e tivesse mais um carro jogado na frente ela ia me matar. Então meu amigo Jaison veio me ajudar e em duas semanas acabamos com o S16.

Basicamente me interessava o motor desse carro, visto que eu não tinha um bloco reserva e meu cabeçote reserva acabou indo parar no Dimitri, porque o dele estava condenado. Tem outras coisas que ainda eu podia aproveitar nesse carro, visto que o 306 s16 é o ZX Coupê da Peugeot. Os carros mecanicamente são os mesmos, muda só a estética mesmo e acabamentos. Inclusive existe na Europa uns doidos que colocam frente de 306 no ZX e vice e versa, no estilo Bora e Golf.

hibrido 1 hibrido 2

O que fazer com o resto das peças? Bom, daí a gente entra no grupo do 306 e vende tudo a preço de desapego. Literalmente, do tipo um retrovisor que cobram 50 reais só na capa eu vender por 60 reais os dois com capa e não só a capa. Do tipo um conjunto de teto solar por 250 pila total completo. É amigos, fiz a felicidade de alguns donos de 306 e ainda tenho algumas poucas coisas aqui sobrando, como painel, comando de vidros etc, tudo que sobrou se resumiu a uma caixa de papelão de 80×80. se interessar alguma coisa só dar um salve. 

Essa loucura toda deu certo, porque mesmo vendendo a preço de desapego as peças eu consegui recuperar todo o investimento do carro, bom, quase todo, falta 150 reais pra zerar. Mas em compensação eu tenho um motor completo com caixa e um eixo traseiro de grátis.

Certo, o preto está parado sendo montado aos poucos, desmontei um S16, e o prata?

Bom, o Dimitri é temperamental, ele não iria facilitar a vida na hora de mexer no coração dele.

Motor na retífica, já chegaram condenando o vira, o cabeçote e alguns pistões. Bom, daí leva meu cabeçote reserva que estava top, leva o meu vira reserva e os pistões que eu tinha tirado do motor original do prata. Achar pistão novo para esse carro é um parto, então a retífica pegou os oito pistões e viu que quatro deles estavam legaizinhos, sorte a minha. Todos sabem que em um motor não necessariamente todo pistão vai pro vinagre, e tive a sorte de que dos oito que eu tinha quatro ainda tinham como ser aproveitados. Foi só fazer uma camisa sob medida e show de bola.

Compramos o resto das peças e dá-lhe montar o motor. Primeiro problema, as bronzinas vieram 7 corretas e 1 errada. Acredite se quiser, levei na loja que comprei e os caras nunca tinha visto isso na vida, mas o Dimitri não gosta de coisas fáceis, ele passa causando. Segundo problema, meu cabeçote reserva por algum motivo obscuro não tinha bomba de vácuo e a retífica montou o comando nele sem ver. O Bruno da Weber também nem reparou na hora, o bagulho fica meio escondido ali em cima e nunca iríamos imaginar algo assim. Daí depois de montar cabeçote e tudo o mais, na hora de montar a bomba o que acontece? O comando não tem  o encaixe. Daí vai lá e desmonta tudo pra trocar o comando. É froids viu? Nesse momento o mecânico até treme de raiva, inda mais que a retífica tinha perdido a guia do cabeçote, sorte deles que acharam depois, porque o Bruno já estava espumando de raiva.

Problemas resolvidos foi só esperar algumas peças do mercado livre e montar o coração do Dimitri. Aproveitei para dar um tapa na tampa do cabeçote e o motor ficou assim.

Motor pronto, carro funcionando, agora partir para ups de freio e revisão geral do sistema. Troquei disco traseiro, pastilhas, e na frente o freio que antes possuía disco de 263 recebeu um disco de c4 de 283 mm. Mas então mais um problema, as rodas originais não entraram. Cara, os que acompanham o projeto sabem que sou apaixonado por essas rodas, quase deu vontade de falar, coloca o freio antigo de volta, juro, mas pensando na performance do carro fui atrás de rodas novas. 

Encontrei então uma perua xsara num desmanche com rodas de C5. Fui com o carro lá com rodas de ferro na frente e fiz o teste. As rodas entravam e estavam sem nenhum tipo de solda ou trinca, perfeita para track Day, então comprei por 500 pila o jogo. Coloquei no carro, fui alinhar e tudo o mais mas eu não gostei. O Bruno e o Denner da Weber gostaram, minha mulher gostou, meu amigo gostou mas não tem jeito, eu não gostei. Bom agora só me resta vender esse jogo branco, visto que eu já tenho um jogo reserva, então quer quiser pode adquirir esse jogo por 500 pila mais frete. Dica, fica bom em Escort xr3 porque é parecida com a original mas de 15 polegadas, só fechar o símbolo citroen da calotinha.

Mas eu não sosseguei, fui atrás da roda do Dakar/VTS. Até pensei em colocar um aro maior, 17 ou algo do tipo, mas no final das contas o bichinho da originalidade me fez ir atrás da roda do Dakar. Bom, já que o carro é quase um Dakar, nada mais justo do que deixar ele praticamente um Dakar, pelo menos fico em casa com um Coupê original com roda original e um Coupê travestido de Dakar.

Procurei no olx diversos Citröen que poderiam estar com roda de Dakar, achei uns 4 pelo menos, mas ninguém quis fazer rolo comigo na roda, e olha que eu oferecei pagar frete e tudo, até que no facebook um rapaz disse saber de um Escort com roda de Dakar, entrei em contato com o cara e fechamos negócio. Agora estou esperando somente a entrega pelos correios. E aproveito para ofertar a roda do C5 pelos mesmo 500 pila da do Coupê. Se interessar dá um salve.

roda dakar

Bom, carro funcionando vamos nos divertir no hot lap? Pois é, teve um aqui em Joinville no kartódromo no sábado a noite e vamos lá com o Dimitri se meter entre Subarus, Fuscas, Civis e até um lada laika que ficou famoso em outro hot lap por ter andando de lado. Veja o registro impressionante.

Teve Subaru quebrando e voltando de guincho, golf com o coletor de exaustão vermelhaço, Celta fazendo P2 na frente de 3 Subarus e teve também eu brigando comigo mesmo pra tentar fazer um tempo bom ou me divertir cantando pneu pra caramba e entrando de lado nas curvas. Bom, fiquei com a segunda opção. Definitivamente sou péssimo piloto de hot lap, ainda tenho muito que aprender, esse foi meu terceiro apenas, mas além disso digo a vocês que não pretendo melhor não, pretendo me divertir, isso sim, mesmo porque esse carro é para tirar o estresse e vou dizer que é legal pacas entrar nas curvas acelerando forte e saindo quase de lado. Vou deixar pra melhorar tempo etc no track Day, onde o circuito PE menos travado.

hot lap 1 hot lap 2

Dei umas voltas em umas noites por ai pra dar aquelas puxadas  já entrou pra conta sandero 1.6, C4 2.0 e até um 300c v6 automático. 

Terminado a fase de diversões, bora levar o Dimitri de volta pra Weber para mexer no eixo traseiro,trocar as buchas do catt,  trocar os tuchos visto que montaram na retífica e um deles bateu e para trocar o coletor de escape por um que mandei fazer de BX. Lembra daquele coletor que eu tinha de BX que não entrou por conta do ândulo dele e tudo mais? Pois é, surgiu nos grupos um cara que faz coletor de BX sob medida para motores XU10J4D, motores de Citroen ZX Coupê e Peugeot 306 s16, sem precisar fazer nenhuma adaptação, então mandei fazer e agora estou esperando receber também.

Bom, barrigudinhos… é isso que temos por hoje. Os carros estão evoluindo bem, o prata está caminhando para o final, mesmo porque não sobrou quase nada mais pra trocar. Logo mais teremos a montagem dos coletores, plugar uma wide para acertar o carro e por fim passar no Dino para comprovar se realmente esse é o melhor setup para motor de Coupê e descobrir quantos pocotós ele vem quem sabe igualando a potência do Dakar. Preto caminhando também, embora assuste um pouco a parte elétrica dele, mas vamos aos poucos. Prata neste momento está na Weber partindo para finalização, quando sair de lá espero que esteja finalmente pronto, pra logo depois o preto passar um tempo por lá também, então aguardem novas noticias.

Por último estava querendo dar uma melhorada nesse visual do prata, será que temos algum amante de carros aqui disposto a criar um projeto visual para meu carro? Não pense que será de graça não, eu pago por ele, pode ficar sussa, mas realmente estava querendo deixar o carro mais bacana, porque meu projeto adesivos aliexpress até que ficou mais ou menos, mas agora com o carro partindo pro final quero deixar ele mais legal. Aguardo interessados. 

Como sempre, deixo vocês com um vídeo resumindo tudo, até a próxima pessoal.

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Por André Lenz, Project Cars #417

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