Edição diária: 18/06/2019
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Garagem nas alturas: não seria legal guardar seu carro na sala do seu apartamento?

Se você mora em um prédio e tem um carro, certamente já desejou que a sua vaga na garagem fosse mais perto do apartamento – conveniência rara para quem vive nas grandes cidades. A menos que você tenha uma pequena fortuna na conta bancária. Nesse caso você pode procurar um condomínio que tenha um elevador capaz de deixar seu carro na porta do apê. Ou dentro dele.

apartamento-com-garagem (2)

O edifício Hamilton Scotts, em Cingapura, foi o primeiro no planeta a ser equipado com um elevador para carros. O chamado “sky-garage” foi projetado especialmente para levar os carros dos moradores da garagem principal aos seus apartamentos. O edifício tem 30 andares e 56 apartamentos, cada um com uma garagem para dois carros.

Nele, o sistema é bastante semelhante ao utilizado por estacionamentos automatizados. Você para o carro sobre uma plataforma móvel, digita sua senha ou faz sua leitura biométrica e o carro é levado automaticamente até sua garagem suspensa. Nesse sistema, o motorista não sobe com o carro, pois a garagem é isolada do apartamento por uma parede de vidro — que garante a segurança, afinal, o vão do elevador fica logo atrás dos carros.

Depois dele, vários outros condomínios em Cingapura e em todo o mundo adotaram sistemas parecidos. Entre eles está o Porsche Design Tower Miami, um verdadeiro sonho de consumo para os fãs da Porsche.

O condomínio começou a ser construído em 2013 e, como seu nome sugere, foi projetado pela Porsche Design — estúdio fundado pelo próprio Alexander “Butzi” Porsche, criador do 911 — que trabalha com diversos produtos, de peças de vestuário a projetos arquitetônicos.

Porsche-Design-Tower-Miami-1

O Porsche Design Tower Miami terá 198 metros de altura, 60 andares e 132 residências — sim, “terá”, pois ainda não está pronto. Serão três elevadores automotivos, e cada um dos apartamentos terá sua garagem com duas a quatro vagas. Os preços variam de US$ 5 milhões a US$ 15 milhões.

O sistema é automatizado como em Hamilton Scotts, mas aqui o motorista sobe com o carro. Ele se aproxima do elevador por uma base giratória que posiciona o carro corretamente para a entrar na cabine. Contudo, não é o motorista quem acelera para dentro. Há um braço-plataforma retrátil que recolhe e desembarca o carro no andar desejado. Ao chegar, o motorista pode manobrar ou simplesmente deixar o carro como ele foi desembarcado.

Levar o carro para o 58º andar toda vez que chega ou sai de casa parece bastante trabalhoso, não? É por isso que o condomínio gearhead ainda tem vagas na garagem comum, com elevadores simples, daqueles que suspendem um carro e abrem espaço para outro logo abaixo.

Agora, se você acha que esse tipo de coisa só existe bem longe do Brasil, aqui vai uma surpresa: há um condomínio com o mesmo tipo de proposta — guardar seu carro na sala do apartamento — no coração do país, a cidade de Goiânia/GO. O chamado “Victorian – Living Desire” terá 31 andares e apenas um apartamento por andar, e por isso seu sistema de elevadores pode ser mais simples que aqueles automatizados dos gringos. Segundo a construtora do condomínio, o elevador será produzido pela Atlas Schindler, e terá sistema de leitura biométrica para garantir a segurança de acesso.

apartamento-com-garagem (7)

 

Logicamente a vaga do apartamento não é a única (em nenhum dos casos). No edifício de Goiânia há cinco vagas para cada apartamento — as outras quatro ficam na garagem comum subterrânea.

 

Assim como o Porsche Design Tower de Miami, o Victorian ainda está em construção, e deverá ficar pronto somente em 2017.

Matérias relacionadas

Um dos seis Camaro Sunoco “Lightweight” que correram na Trans-Am está à venda!

Dalmo Hernandes

Esta Ferrari 250GT Berlinetta “Tour de France” tem 58 anos mas é zero-quilômetro!

Dalmo Hernandes

Este Lancia Aurelia “Outlaw” é um restomod altamente improvável – e totalmente sensacional

Dalmo Hernandes