A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

GAZ-M72 Pobeda: este Frankenstein russo foi o primeiro SUV da história

Não está errado dizer que veículos como o Jeep Willys MB, o Land Rover Defender e o Toyota Land Cruiser (nosso Bandeirante) estão entre os primeiros utilitários adaptados para passeio no mundo. Só que eles eram veículos rústicos, nascidos para uso militar, com o mínimo possível de conforto e extrema capacidade off road.

Os utilitários esportivos modernos (até os mais tradicionais, como o Mercedes Classe G e o próprio Defender) têm bem mais apelo para quem quer luxo, conforto e “ver todo mundo de cima” — há exceções, claro, mas boa parte do consumidor médio enxerga assim. Mas como foi que isto aconteceu?

Obviamente não há uma resposta exata para esta pergunta — a evolução dos carros sempre foi gradual. Mas, se for para estabelecer um marco zero, que seja esta criação soviética com um nome engraçado: o GAZ-M72 Pobeda.

A história da indústria automotiva russa é bem conhecida no resto do mundo — mas daquele jeito meio capenga, que mistura informações desatualizadas com boatos tomados como verdade e diversas versões conflitantes. O que se sabe é que o GAZ-M72 é uma versão construída em série limitada do GAZ-M20 Pobeda, que foi fabricado na União Soviética entre 1946 e 1958. O nome Pobeda (em cirílico, Победа), que significa “vitória” em russo, foi escolhido por Joseph Stalin.

gaz-suv (4)

Sobre o carro, o GAZ-M20 era um sedã de quatro portas com carroceria fastback que começou a ser fabricado quase artesanalmente em junho de 1946. Movido por um quatro-cilindros de 2,1 litros e 50 cv, não era exatamente um carro rápido. Ainda que fosse um carro inovador (por exemplo, foi o primeiro automóvel russo com limpadores de para-brisa elétricos), a péssima qualidade de construção e o fraco desempenho forçaram a GAZ a tirá-lo de produção em outubro de 1948 para rever o projeto.

gaz-suv (2)

 

 

Depois de realizar mais de 300 modificações — entre elas, a instalação de um novo carburador, reforços na suspensão traseira e relação final de diferencial mais longa —, o Pobeda voltaria a ser fabricado em novembro de 1949. O motor agora tinha 55 cv.

Fora pequenas alterações estéticas, o carro permaneceu o mesmo até o fim de sua produção em 1958. Apesar das condições precárias de desenvolvimento e fabricação, o GAZ-M20 era um carro espaçoso, confortável e, querendo ou não, foi um dos pioneiros da indústria automotiva soviética, pois exigia um modelo de produção eficiente que ainda não existia — teve que ser inventado. E, três anos antes de sair de linha, o M20 acabou dando origem ao primeiro utilitário esportivo moderno — quase um crossover, na verdade: o M72A diferença é que ele tinha as entranhas de um verdadeiro offroader, sendo capaz de subir montanhas — literalmente.

A GAZ também fabricava veículos militares — entre eles, o GAZ-69, utilitário nos moldes do clássico Jeep. Seu motor era o mesmo usado no Pobeda e, com ele, o utilitário chegava aos 90 km/h e, por isso, não surpreende que o GAZ-69 tenha retribuído o favor, fornecendo seu sistema de tração integral para o M72.

gaz-suv (5)

A ideia foi de um homem chamado Vitaly Gracheva, o assistente do engenheiro-chefe por trás do GAZ-69, Grigory Moiseevich. A verdade é que não se sabe exatamente como aconteceu — alguém deve ter achado que era uma boa ideia colocar o eixo dianteiro, a suspensão com feixes de molas semielípticas e a caixa de transferência do jipe militar sob o carro de passeio. O eixo traseiro era totalmente novo, enquanto o motor e a transmissão permaneciam intocados.

gaz_m-72_4

Se o visual (originalmente inspirado no Opel Kapitän da década de 1930) ganhava uma dose extra de agressividade graças às caixas de roda cortadas. E interior continuava como o de um carro de família, com bancos confortáveis, espaço interno generoso e itens de conforto como aquecedor e os já citados limpadores de para-brisa (algo raro na época).

Até 1958, fim da linha para o Pobeda, foram fabricadas 4.677 unidades da versão M72. No ano seguinte, o GAZ-21 Volga assumiria o lugar do M20, colocando um fim no primeiro SUV de todos.

4 32

[ Fotos: Divulgação, English Russia ]

Matérias relacionadas

Faszination Nürburgring, completo: vinte minutos de insanidade ao volante do Ruf CTR “Yellowbird”

Dalmo Hernandes

Quais são os prós e contras do estepe temporário?

Leonardo Contesini

Ferrari intima DJ deadmau5 a acabar com sua “Purrari” Nyan Cat

Dalmo Hernandes