A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Gear Knobs pode ser o nome do novo programa de Clarkson, Hammond e May, Honda NSX e novo Camaro ZL1 em Nürburgring, um supercarro V12 da Mercedes-AMG e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Novo programa de Clarkson e companhia deve se chamar Gear Knobs

topgearknobs

Depois de saber onde será possível assistir ao novo programa de Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond, restava saber como ele iria se chamar. Segundo o Buzzfeed, documentos da empresa de registros de Clarkson mostram que ele deve ser batizado de “Gear Knobs”. Em sentido literal, gear knob significa pomo de câmbio. No figurado, algo como “idiotas por carros”, em interpretação livre. Lembra de gearhead? Pois é.

Como Stig também é uma marca registrada da BBC, o trio deve precisar de um novo nome para seu supertestador de carros. E também há um registro para ele: Speedbird, ou pássaro da velocidade. O registro é importante por uma questão de licenciamento de produtos, que rende uma grana a mais além dos US$ 15 milhões por ano que já vão para o bolso de Clarkson.

 

Honda NSX é flagrado sem disfarces e acelerando forte em Nürburgring

À primeira vista um Honda NSX em Nürburgring não é nenhuma novidade, certo? Afinal, já vimos a versão de produção em Detroit e o YouTube está repleto de vídeos do carro camuflado acelerando em Nür. Esta é a primeira vez que vemos o NSX de produção acelerando no Inferno Verde. Só que a novidade não é somente essa.

O vídeo mostra claramente que o piloto do NSX está levando o carro para bem perto dos limites — perto dos 0:55 o carro chega a dar uma escapada leve de traseira. Isso pode indicar que a Honda já está se preparando para descobrir o melhor tempo do novo esportivo no ‘Ring, como já fez com o Civic Type R.

A performance do NSX no Ring é especialmente aguardada pois, apesar de ter um motor V6 biturbo enquanto a maioria dos seus rivais adotam V8 turbo, ele promete uma revolução em termos de dinâmica automotiva com vetorização de torque baseada nos motores elétricos do powertrain híbrido, esterçamento das rodas traseiras e outros recursos que destrinchamos neste post. A potência não foi especificada, mas a Honda divulga “mais de 550 cv” combinando o V6 e os três motores elétricos (dois no eixo dianteiro e um junto ao câmbio ZF de nove marchas e embreagem dupla).

 

Nova geração do Camaro ZL1 também é flagrado em Nürburgring

No começo da semana vimos pela primeira vez o Camaro ZL1 com disfarces leves, revelando alguns detalhes desta nova geração. Agora, ele foi flagrado em Nürburgring Nordschleife durante testes de desenvolvimento. Ainda não se sabe nenhum dado técnico do modelo, mas é provável que ele use o novo V8 LT4 de 6,2 litros sobrealimentado por compressor mecânico. Quanto à potência, considerando que o ZL1 anterior tinha 580 cv, não seria demais falar em 600 cv para esta nova geração.

Quanto ao tempo de volta, a geração anterior completou o Nordschleife em 7:41,27, marca que o coloca ao lado do Porsche 997 Turbo S, Lamborghini Gallardo LP570-4 Superleggera, Ford GT e Mercedes-Benz SLS AMG. A nova geração do Camaro, baseada na plataforma Alpha da GM, é mais leve. Some isso a um provável aumento de potência e alguma evolução dinâmica, e temos a receita para um tempo ainda mais baixo.

 

Mercedes pode estar trabalhando em um supercarro com motor V12

V12AMG

Embora o AMG GT seja o atual topo da linha esportiva da Mercedes-AMG, não dá para chamá-lo exatamente de supercarro como fizemos com o SLR McLaren. A própria Mercedes-AMG sempre deixou isso claro, dizendo que ele é um rival para Porsche 911 e já foi até mesmo chamado de “baby SLS”, em referência ao sucessor do SLR AMG e do lendário 300 SL Gullwing.

Mas parece que a Mercedes está disposta a preencher a lacuna dos supercarros em sua linha, segundo o pessoal do Autoblog, um dos executivos de planejamento de produto revelou ao site que há um novo modelo que será posicionado acima do GT, e ele não estava falando do AMG GT Black Series. O modelo provavelmente será equipado com um novo V12, que já está em desenvolvimento para substituir o atual M279 que equipa o Classe S, e deverá ser combinado a um motor elétrico — a solução para atender às leis ambientais. Levando em conta que nem mesmo seu motor está pronto, ainda teremos alguns anos até ver o super-Mercedes-AMG materializado.

 

Volvo XC90 detona no novo crash test dos EUA

A Volvo tem más notícias para muros, postes, carros na contramão e outros objetos sólidos que possam estar no caminho do seu XC90: o novo SUV conquistou cinco estrelas no teste de “small overlap” do IIHS, talvez o mais rigoroso teste de impacto atualmente — e que fez um monte de carros tidos como seguros passar vergonha desde sua introdução em 2012.

O teste de “small overlap” consiste em uma colisão frontal a 64 km/h da quina do carro contra outro veículo ou objetos estáticos como postes, árvores e até cantos de muro, e tem sido bastante rigoroso com os carros, que vinham sendo projetados para suportar colisões frontais contra toda a extensão da dianteira.

 

Rolls-Royce estuda fabricar um modelo elétrico

FlatOut 2015-09-18 às 11.24.37

Preste atenção a todos os nomes de carros da Rolls-Royce: Phantom, Ghost, Silver Wraith… Eles não refletem nenhuma inclinação da marca ao sobrenatural, mas sim ao silêncio das tais entidades. E ao sobrenatural silêncio dos carros que produz. Nada mais natural que a Rolls se decidisse, mais cedo ou mais tarde, a produzir os carros mais silenciosos do mundo na atualidade: os elétricos.

Em entrevista concedida ao site GT Spirit, durante do Salão de Frankfurt, o CEO da empresa, Torsten Muller-Otvos, disse o seguinte: “Supondo que a tecnologia de baterias evolua para oferecer autonomias aceitáveis para nossos clientes, eu posso definitivamente ver um Rolls-Royce totalmente elétrico”.

A ideia não reflete nenhuma simpatia da marca pelo silêncio proporcionado pelos motores elétricos, mas sim a necessidade de se adaptar a leis de emissões cada vez mais rigorosas, especialmente na Europa e nos EUA. Muller-Otvos, de todo modo, não deu uma previsão de quando isso ocorrerá. Só que está no radar da marca.

Considerando o tempo que ela deve levar só para apresentar seu SUV, o Cullinan, previsto apenas para 2018, não há de ser em menos de quatro ou cinco anos.

 

Problema no airbag faz VW convocar 54.179 carros

Volkswagen Passat CC

O risco de rompimento de um cabo do airbag do motorista fez a Volkswagen convocar 54.179 unidades de oito modelos diferentes, todos importados, para reparo. A princípio, só os motoristas cujos carros tiverem acendidos suas luzes-espia do airbag devem procurar as concessionárias.

O defeito está no cabo plano da espiral de contato do airbag, que pode se partir. Se isso acontecer, o airbag não inflará em caso de batida. Os demais modelos, que não estiverem com a luz do airbag acesa, serão chamados mais tarde, provavelmente pela falta das peças para substituição imediata, considerando o volume alto de veículos envolvidos.

O defeito parece não ser relacionado ao maior recall do mundo, com componentes da Takata, já que a natureza do problema é diferente. Em vez de não serem acionados, os airbags soltam peças metálicas no acionamento que podem matar os ocupantes. Mesmo assim, os airbags do atual recall também são da Takata, o que mostra que os defeitos em peças deste fornecedor podem ser de outros tipos além dos que provocaram o superrecall

Veja abaixo os modelos e unidades afetadas:

Jetta – ano/modelo 2011 até 2014 – BM001650 até EM026522
Jetta Variant – ano/modelo 2012 até 2013 – CM624628 até DM644980
Tiguan – ano/modelo 2010 até 2014 – AW091977 até EW589204
Passat – ano/modelo 2010 até 2014 – AE063903 até AE182319 e AP026362 até EP008228
Passat Variant – ano/modelo 2010 até 2014 – AE049185 até EE023394
Passat CC – ano/modelo 2010 até 2012 – AE506514 até CE545760
CC – ano/modelo 2013 – DE519774 até DE552819
Eos – ano/modelo 2010 até 2011 – AV013181 até BV002845

 

Matérias relacionadas

Hyundai i30N esgota edição de lançamento em 2 dias, Maserati terá somente modelos híbridos, BMW X5 M confirmado no Brasil e mais!

Leonardo Contesini

Missão Montevidéu: viajando para o Uruguai a bordo de dois Dodge e um Plymouth antigos

Dalmo Hernandes

Trofeus da Red Bull são encontrados em lago, BMW trabalha em Z2 de tração dianteira, exército americano põe seus Humvee a leilão e mais!

Leonardo Contesini