A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Car Culture

Gearhead Design: esculturas de autódromos sob encomenda para você!

Nürburgring Nordschleife. Circuit de la Sarthe. Interlagos antigo. Jacarepaguá. AIC. Spa-Francorchamps. Suzuka. Monza. Gearheads doidos por automobilismo são capazes de reconhecer qualquer autódromo pelo seu traçado. Mais do que isso, o circuito possui um significado simbólico muito forte, a ponto de muitos tatuarem determinados traçados em suas peles.

Uma outra vertente é o uso decorativo das pistas. Embora esteja em alta hoje em dia, é uma tradição muito antiga. Se você assistiu ao filme Grand Prix (1966), deve se lembrar dos autódromos do calendário da F1 esculpidos em gesso na parede da casa do personagem Scott Stoddard (Brian Bedford), na cena em que ele se recupera do acidente sofrido em Mônaco com o companheiro de equipe Pete Aron (James Garner).

A Gearhead Design, empresa do Paraná formada entre amigos engenheiros que trabalham com telemetria e análise de dados de algumas categorias como a Porsche GT3 Cup, buscou dar um passo acima neste conceito dos traçados como item de decoração. Em vez da silhueta pura e simples da pista, eles produzem esculturas em madeira naval laminadas, num sanduíche com 25 mm, com acabamento à mão e uma laminação negra consolidando a “camada de asfalto” do circuito.

O resultado deste procedimento é uma peça de decoração nobre, com textura e tridimensionalidade, que recebe muito bem iluminação com spots de luz, projetando na parede uma sombra do relevo – note estes detalhes na foto acima. Eu vi pessoalmente as esculturas e posso atestar o bom gosto e a qualidade de execução. As esculturas são fixas com pontos de dupla face 3M e acompanham uma plaquinha negra com o nome do circuito, cidade e país. Quais circuitos eles fabricam? Todo e qualquer circuito do Brasil e do mundo, de todas as categorias.

A lista de clientes dá um pequeno indício da qualidade das esculturas e de como elas viralizaram: elas decoram as casas e/ou escritórios de Nelson Piquet, Beto Gresse, família Sperafico, Felipe Fraga, Cacá Bueno, Allam Khodair, Cesar Ramos, Gabriel Casagrande, Dennis e Danilo Dirani, Gerson Campos e Cassio Cortes; oficinas especializadas em exóticos, como a Stradale e a Flacht; e sedes de autódromos e kartódromos como Velo Cittá, AIC e Granja Viana. Até hoje eles já produziram mais de 600 peças e 136 circuitos diferentes, entre clientes brasileiros, da América Latina, EUA e Europa.

Você pode escolher entre os tamanhos de 30 cm, 50 cm, 70 cm e 90 cm. Na foto acima, temos Nürburgring Nordschleife em 30, 50 e 90 cm. A medida se refere à maior dimensão do componente: dependendo do traçado, pode ser a largura ou o comprimento. Os valores variam entre 200 e 550 reais, e a Gearhead Design dá um desconto para a compra de dois ou mais circuitos de uma vez.

E para fechar com chave de ouro: se você é leitor FlatOuter (crowdfunder), ao encomendar o seu circuito, informe o seu CPF para eles no processo de encomenda que você terá nada menos que 20% de desconto.

Para encomendar, basta entrar em contato com a Gearhead Design.
[email protected]
Instagram | Facebook

 

Galeria de fotos

Clique nas miniaturas para ampliar as fotografias.

Matérias relacionadas

Por que o banimento dos carros das cidades pode ser uma ameaça à sua liberdade?

Leonardo Contesini

A coleção de Ralph Lauren é a verdadeira garagem dos sonhos

Dalmo Hernandes

Eurobeat: a história da música eletrônica que embala Initial D

Dalmo Hernandes