A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Pergunta do dia

Gêmeos não-idênticos: quais são os carros de marcas diferentes que são “iguais” por baixo da carroceria?

Há alguns dias a Fiat finalmente revelou o roadster 124. Trata-se de uma releitura do clássico dos anos 1960 com visual definitivamente retrô, motor 1.4 turbo de 160 cv (o mesmo do Fiat 500 Abarth) e tração traseira – aliás, o primeiro Fiat de tração traseira em mais de 25 anos.

Só que a Fiat não teria conseguido (talvez não desse jeito) se não fosse por uma ajudinha vinda direto do Japão. Isto porque, como você já deve saber, o novo 124 é baseado no Mazda MX-5 Miata de quarta geração (leia tudo sobre ele aqui).

fiat_124_spider_40 mazda_mx-5_miata_club_5

E, na verdade, não foi uma simples “ajudinha”: a Mazda emprestou a plataforma do Miata para a Fiat, que a utilizou praticamente as-is. No entanto, o motor é diferente, bem como todos os painéis da carroceria e alguns detalhes do interior.

Olha só: o Mazda Miata pode ser equipado com um quatro-cilindros de 1,5 litro, 131 cv e 15,2 mkgf de torque; ou um 2.0 de 155 cv e 20,4 mkgf de torque. Já o Fiat 124 só terá, por enquanto, o motor 1.4 turbo do 500 Abarth, calibrado para render 162 cv e bem mais generosos 25,4 mkgf de torque.

fiat_124_spider_39

mazda_mx-5_73

Em cima, Fiat. Embaixo, Mazda

As diferenças, no entanto, não param por aí. Ambos os carros estão disponíveis com câmbio automático ou manual de seis marchas. No entanto, o câmbio automático do Mazda Miata tem relação final de diferencial mais curta (3,45:1 contra 3,58:1). No caso da caixa manual, o Miata tem relações mais longas, a fim de aproveitar a faixa de rotações mais ampla dos motores naturalmente aspirados.

fiat_124_spider_31 mazda_mx-5_miata_club_9

E tem mais: por compartilhar a mesma plataforma, o Fiat e o Mazda têm dimensões semelhantes: o entre-eixos dos dois carros é idêntico (2,3 metros), bem como as bitolas dianteira e traseira (1.496 mm e 1.501 mm, respectivamente). No entanto, o 124 Spider é 14 cm mais longo (4,05 m) e 0,5 cm mais largo, enquanto os dois carros têm a mesma altura.

Além de dar ao Fiat mais espaço para a bagagem (algo que a Fiat aponta como a principal razão para o aumento de tamanho), as novas proporções dão a impressão de que o 124 Spider é sensivelmente maior, ainda que ele seja só um pouco maior. Por fim, existe uma diferença de peso de mais de 100 kg entre os dois carros: o Miata pesa um cisco abaixo dos 1.000 kg, enquanto o Fiat traz 1.104 kg na balança.

fiat_124_spider_25

E nós só stamos falando apenas das diferenças que foram reveladas até agora – a maioria delas, pelo próprio presidente da Fiat nos EUA, Bob Broderdorf Jr., durante a apresentação do roadster para a imprensa internacional. No entanto, sabemos que uma vez alteradas a potência e o peso de um carro, outras mudanças precisam ser feitas. Não houve declarações oficiais, mas certamente o sistema de suspensão foi ao menos recalibrado, bem como os freios.

Ainda é cedo para dizer como o Fiat 124 anda ou o quão diferentes os dois carros são para quem se senta ao volante. No entanto, é certo que há semelhanças e oposições entre eles devido ao parentesco bastante próximo.

mazda_mx-5_miata_club

É disso que queremos falar hoja. Aliás, queremos perguntar: que outros exemplos de “gêmeos não-idênticos” no mundo automotivo você conhece? Detalhe: não estamos falando de um mero compartilhamento de plataformas como o Fiesta e o EcoSport, ou o Golf e o novo Passat. Estamos falando de carros diferentes, de marcas diferentes, que usam a mesma base e têm a mesma proposta — e em alguns casos até a mesma mecânica.

Você certamente conhece vários exemplos, e a gente quer saber de todos eles. Como de costume, a caixa de comentários é toda sua!

Matérias relacionadas

Qual é o melhor canal de vídeos automotivos do YouTube?

Leonardo Contesini

Qual é o carro de corrida mais improvável já feito?

Dalmo Hernandes

Do lado da lei: qual é o melhor carro de polícia que existe (e que não existe)?

Dalmo Hernandes