ha motivos compreensiveis para que os entusiastas ainda torçam o nariz para a possibilidade de uma eventual dominaçao dos carros eletricos estamos intrinsecamente habituados a experiencia de conduzir automoveis com motores de combustao interna com explosoes acontecendo dentro de camaras pistoes reciprocantes ao ronco a fumaça ao cheiro os carros eletricos ainda parecem ao menos a primeira vista frios roboticos artificiais chatos para usar um termo simples e universal [gt40 content search=chevrolet widget= 1 ] isto posto um aspecto pouco levado em consideraçao na hora de explicar por que os carros eletricos ainda sao vistos com resistencia pelos gearheads e o cambio ou melhor a falta dele automoveis eletricos como os modelos da tesla por exemplo utilizam caixas de reduçao para levar a força do motor para as rodas com isto a potencia e o torque instantaneos sao transmitidos as rodas atraves de uma engrenagem o que resulta em aceleraçao absurda porem nao possibilita que o carro atinja velocidades tao altas assim alem disso a falta do cambio reduz drasticamente a sensaçao de envolvimento do motorista na conduçao voce so precisa acelerar frear e esterçar porque o carro faz todo o resto sozinho e de forma continua ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] agora so porque os carros eletricos nao precisam de um cambio tradicional para funcionar nao quer dizer que eles nao possam ter um e uma companhia norte americana chamada genovation veio nos lembrar disto com seu mais recente lançamento o genovation gxe em essencia um chevrolet corvette grand sport que trocou o belissimo motor v8 de 6 2 litros e 466 cv por dois motores eletricos com potencia equivalente a mais de 800 cv mas manteve o cambio manual de sete marchas nao e tao dificil de entender quanto parece os carros eletricos geralmente dispensam o cambio por conta do torque que e bastante elevado e praticamente instantaneo para a maioria das funçoes basicas que cabem a um carro uma caixa de reduçao acoplada ao motor eletrico e o suficiente e ainda permite as populares exibiçoes de aceleraçao que existem aos montes no youtube mas e possivel ligar o eixo de saida do motor eletrico a um cambio convencional que colocando de forma extremamente simplificada e um conjunto de engrenagens com diferentes relaçoes que alteram a velocidade com que as rodas giram de acordo com a marcha selecionada e consequentemente a quantidade de força em cada uma destas marchas fundada em 2008 com o objetivo de transformar o carro eletrico em um veiculo para as massas a genovation parece saber que um passo importante nesta direçao e justamente tornar o carro eletrico mais proximo do que temos hoje nos automoveis a combustao interna de modo que os enxerguemos de outra forma e com seu corvette eletrico pode ser que eles consigam faze lo usando como ponto de partida um esportivo tradicional conceituado e de boa dinamica comprovada a genovation colocou no corvette dois motores eletricos fornecidos pela amracing ambos no espaço que antes era ocupado pelo v8 e entregam 800 cv e 71 3 mkgf de torque numeros que o colocam no mesmo nivel do que se ve em um dodge challenger hellcat redeye ou em uma ferrari 812 superfast por exemplo e o desempenho do genovation gxe condiz com as expectativas zero a 100 km/h em menos de tres segundos e velocidade maxima de 336 km/h a genovation diz que em condiçoes ideais o carro e capaz de atingir os 354 km/h o grand sport para efeito de comparaçao vai de zero a 100 km/h em 3 9 segundos e tem velocidade maxima de 305 km/h com o limitador desativado no video abaixo o primeiro prototipo funcional do gxe em açao [youtube id= vqto8m4klia width= 620 height= 350 ] a versao de produçao contudo ja esta pronta baseada no corvette c7 o carro recebeu algumas modificaçoes como paineis de fibra de carbono na carroceria incluindo uma nova face traseira com lanternas circulares que tal e rodas de fibra de carbono da carbon revolution ja o interior e totalmente revestido de alcantara e recebe uma central multimidia vertical gigantesca como nos tesla porem sem perder a identidade visual do corvette os dois motores eletricos sao instalados um a frente do outro e o cambio foi reforçado para lidar com o torque extra e importante observar porem que a caixa automatica de oito marchas oferecida pela gm tambem esta disponivel no genovation gxe em ambos os casos uma parte crucial da equaçao e o fato de os motores eletricos girarem a no maximo 7 500 rpm faixa de rotaçoes que e bastante proxima da que se tem com o v8 pushrod do corvette [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ate agora os unicos que ja testaram o corvette eletrico foram os proprios engenheiros da genovation e os jornalistas da cnn e de acordo com eles a companhia conseguiu recriar com sucesso a diversao de mudar marchas com seu carro eletrico isto posto o carro e capaz de fazer coisas que um automovel tradicional nao conseguem como sair da imobilidade tranquilamente em terceira marcha ou subir ladeiras ingremes na cidade em quarta marcha sem chamar reduçoes [youtube id= mws_zel1mhg width= 620 height= 350 ] se voce se pergunta por que as fabricantes de carros eletricos nao adotam entao o cambio manual em seus carros ha duas respostas a primeira tem a ver com as baterias no caso do genovation gxe ao utilizar baterias que priorizam alto desempenho antes da capacidade de armazenamento a companhia conseguiu uma autonomia maxima de apenas 281 km mais autonomia significaria menos desempenho a segunda e quase obvia o preço um corvette eletrico feito pela genovation custa a partir de us$ 750 000 sem contar as opçoes de personalizaçao e a opçao pela caixa automatica de oito marchas serao feitos 75 exemplares apenas e as entregas começam ja em 2019
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.