A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Golf Cabrio à venda: quanto vale um Volkswagen clássico sem teto?

O Golf de primeira geração é um clássico não só entre os fãs de Volkswagen clássicos ou hot hatches, e no Brasil a coisa não é diferente. O compacto não foi importado oficialmente para o Brasil, mas de vez em quando algum deles aparece à venda na internet, para a alegria de seus admiradores, mas raramente por um preço baixo. É o caso deste Golf Cabriolet 1982, anunciado no Mercado Livre.

Cinco anos depois do lançamento do Golf Mk1, em 1974, a Volkswagen apresentou sua versão a céu aberto, o Golf Cabrio. O conversível foi projetado pela Karmann — parceira da VW desde os tempos do Karmann Ghia, lançado em 1955. Praticamente toda a sua construção ficava a cargo da fabricante alemã de carrocerias — desde a estamparia até a montagem final. A Volks fornecia o motor, suspensão e interior, que eram instalados pela Karmann.

golf cabrio achados (4)

A carroceria era reforçada para compensar a perda de rigidez causada pela remoção do teto, e recebia uma barra transversal na parte superior com este mesmo propósito. O teto, que podia ser de vinil ou tecido, recebia um tratamento acústico caprichado, e tinha até vidro traseiro com desembaçador.

Mesmo com o lançamento do Golf Mk2, em 1983, a versão conversível permanecia na primeira geração. Em 1988, em uma tentativa de tornar o estilo do Cabrio mais contemporâneio, a VW aplicou uma reestilização ao modelo, com para-choques envolventes e pintados na cor da carroceria, saias laterais e molduras nos para-lamas. Em 1991, a capota ganhou abertura elétrica.

O Golf Cabrio recebeu uma série de motores quatro-cilindros — 1.1, 1.6, 1.7 e 1.8, carburados e injetados, com potência que varia entre 50 cv (1.1) a 112 cv (1.8), todos com comando de válvulas no cabeçote de alumínio e bloco de ferro fundido.

golf cabrio achados (2)

O carro das fotos é um Golf Cabriolet 1982, importado da Alemanha. O motor é 1.8, a gasolina, e, pelo ano de produção, trata-se da versão com 112 cv. Segundo o anunciante, o carro foi vistoriado pelo Clube do Carro Antigo e recebeu placa preta. Pelas fotos, o acabamento aparenta estar impecável, e o vendedor diz que até o ar-condicionado original funciona perfeitamente. O carro foi restaurado em alguns pontos no padrão original, e recebeu alguns componentes novos, como câmbio, capota e revestimento interno. Acompanham dois jogos de roda, um deles original e outro mais moderno, ambos de 14 polegadas.

Embora a descrição do anúncio diga “preço sob consulta”, o campo “preço” diz que o carro custa R$ 82.000. É bastante dinheiro para um carro fabricado em 1982, mesmo um exemplar tão raro no Brasil e em tão bom estado. Contudo, sabemos que há colecionadores e fãs dispostos a pagar qualquer valor por um Golf de primeira geração, ainda mais conversível.

Você pagaria?

golf cabrio achados (5)

golf cabrio achados (3)

[ Mercado Livre ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Quer um muscle car de respeito? Este Camaro 1974 com motor V8 350 novo está à venda no Brasil!

Dalmo Hernandes

Ter uma legítima Mitsubishi L200 RS de rali custa menos do que você imagina

Gustavo Henrique Ruffo

Este Renault Clio 1.6 16v turbo prontinho para track days está à venda!

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados