A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Golf Cabrio à venda: quanto vale um Volkswagen clássico sem teto?

O Golf de primeira geração é um clássico não só entre os fãs de Volkswagen clássicos ou hot hatches, e no Brasil a coisa não é diferente. O compacto não foi importado oficialmente para o Brasil, mas de vez em quando algum deles aparece à venda na internet, para a alegria de seus admiradores, mas raramente por um preço baixo. É o caso deste Golf Cabriolet 1982, anunciado no Mercado Livre.

Cinco anos depois do lançamento do Golf Mk1, em 1974, a Volkswagen apresentou sua versão a céu aberto, o Golf Cabrio. O conversível foi projetado pela Karmann — parceira da VW desde os tempos do Karmann Ghia, lançado em 1955. Praticamente toda a sua construção ficava a cargo da fabricante alemã de carrocerias — desde a estamparia até a montagem final. A Volks fornecia o motor, suspensão e interior, que eram instalados pela Karmann.

golf cabrio achados (4)

A carroceria era reforçada para compensar a perda de rigidez causada pela remoção do teto, e recebia uma barra transversal na parte superior com este mesmo propósito. O teto, que podia ser de vinil ou tecido, recebia um tratamento acústico caprichado, e tinha até vidro traseiro com desembaçador.

Mesmo com o lançamento do Golf Mk2, em 1983, a versão conversível permanecia na primeira geração. Em 1988, em uma tentativa de tornar o estilo do Cabrio mais contemporâneio, a VW aplicou uma reestilização ao modelo, com para-choques envolventes e pintados na cor da carroceria, saias laterais e molduras nos para-lamas. Em 1991, a capota ganhou abertura elétrica.

O Golf Cabrio recebeu uma série de motores quatro-cilindros — 1.1, 1.6, 1.7 e 1.8, carburados e injetados, com potência que varia entre 50 cv (1.1) a 112 cv (1.8), todos com comando de válvulas no cabeçote de alumínio e bloco de ferro fundido.

golf cabrio achados (2)

O carro das fotos é um Golf Cabriolet 1982, importado da Alemanha. O motor é 1.8, a gasolina, e, pelo ano de produção, trata-se da versão com 112 cv. Segundo o anunciante, o carro foi vistoriado pelo Clube do Carro Antigo e recebeu placa preta. Pelas fotos, o acabamento aparenta estar impecável, e o vendedor diz que até o ar-condicionado original funciona perfeitamente. O carro foi restaurado em alguns pontos no padrão original, e recebeu alguns componentes novos, como câmbio, capota e revestimento interno. Acompanham dois jogos de roda, um deles original e outro mais moderno, ambos de 14 polegadas.

Embora a descrição do anúncio diga “preço sob consulta”, o campo “preço” diz que o carro custa R$ 82.000. É bastante dinheiro para um carro fabricado em 1982, mesmo um exemplar tão raro no Brasil e em tão bom estado. Contudo, sabemos que há colecionadores e fãs dispostos a pagar qualquer valor por um Golf de primeira geração, ainda mais conversível.

Você pagaria?

golf cabrio achados (5)

golf cabrio achados (3)

[ Mercado Livre ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Perua ou sedã? Esta dupla de Honda Accord dos anos 90 está à venda

Dalmo Hernandes

Este Opel Olympia Coupe pode ser seu primeiro clássico alemão

Dalmo Hernandes

BMW Z1: raro, exótico, inovador e à venda no Brasil

Dalmo Hernandes