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Zero a 300

Governo pretende aumentar impostos da gasolina, BMW M8 GTE já está em testes, FIA confirma proteção de cockpit na F1 em 2018 e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Governo deve anunciar nesta quinta-feira aumento de impostos sobre combustíveis

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Foto: Carlos Barreta/CC

Lembra que há algumas semanas falamos sobre a queda dos preços dos combustíveis graças às importações de gasolina, diesel e etanol? Pois não deve durar muito mais: o governo federal poderá anunciar nesta quinta-feira (20) um aumento no PIS/Cofins e Cide, três impostos que afetam diretamente os preços dos combustíveis. A informação foi divulgada pelo próprio ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em entrevista a Miriam Leitão, da Rede Globo, depois de ter sido divulgada por uma fonte ligada ao governo pela agência Reuters.

A Reuters também anunciou no início do mês que o governo federal estudava a possibilidade de aumentar sutilmente o imposto de importação sobre a gasolina, ainda que isso implique no risco de retaliações dos EUA e países exportadores.

O aumento dos impostos é uma saída que o governo encontrou para aumentar a arrecadação e tentar cumprir a meta fiscal para 2017, que tem um déficit de R$ 139 bilhões. Os impostos não chegam a afetar diretamente o preço do etanol, porém a gasolina mais cara pode gerar uma margem para elevar o preço do combustível vegetal sem reduzir sua vantagem em relação ao fóssil. Além disso, o aumento dos combustíveis afeta diretamente a inflação — tanto que o represamento dos preços foi usado como ferramenta de controle da inflação nos últimos anos, um dos fatores que mais influenciam o preço dos combustíveis no Brasil, como explicamos neste post.

 

FIA confirma o “halo” como proteção para 2018

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Depois de anos de desenvolvimento e uma série de testes com diferentes dispositivos para proteger o cockpit dos monopostos da Fórmula 1, a FIA decidiu que os carros usarão o modelo conhecido como “halo” a partir de 2018.

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A alternativa ao halo (que tem esse nome por se assemelhar ao halo/auréola de ícones religiosos) era o “shield” uma espécie de para-brisa aerodinâmico que foi deixado de lado após ser testado pela Red Bull e pela Ferrari. No último teste, Sebastian Vettel disse que chegou a ficar um pouco tonto com a proteção à sua frente, que aparentemente causou algum efeito de lente combinado ao visor do capacete e às sobreviseiras.

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A confirmação do halo como elemento de segurança foi feita pela FIA nesta última quarta-feira (19), em um anúncio que dizia o seguinte: “Depois de uma decisão unânime do Grupo de Estratégia, em julho de 2016, de introduzir proteção frontal adicional para a Fórmula 1 e com o apoio dos pilotos, a FIA confirma a introdução do Halo para 2018. Depois de avaliar e desenvolver um grande número de dispositivos ao longo dos últimos cinco anos, ficou claro que o Halo apresenta o melhor desempenho em termos de segurança”.

 

Traficantes continuam usando Ford Fusion para enviar maconha aos EUA

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Você talvez lembre que em maio deste ano as autoridades de St.Paul, nos EUA, encontraram mais de 500 kg de maconha escondidos nos estepes dos Ford Fusion zero-quilômetro que eram exportados pelo México. Pois mesmo após o flagrante, o esquema continua a todo vapor. Sem trocadilhos.

Desta vez as autoridades de Ohio encontraram o equivalente a US$ 1 milhão em maconha escondidos em vários Ford Fusion em uma concessionária local. Segundo o agente responsável pelo caso, Silverio Balzano, disse à imprensa que os carros são produzidos na fábrica da Ford em Sonora, no México, e enviadas de trem até Ohio. A investigação agora está tentando descobrir quem escondeu a droga e quem era o destinatário da encomenda. Como nos carros enviados a St. Paul/Minnesota em maio, a maconha estava escondida no estepe dos carros, em pacotes de 15 kg.

Em nota à CNN, a Ford disse que está colaborando com o FBI e a polícia aduaneira para investigar o caso e confirmou que a droga não saiu das linhas de produção tampouco de seus pátios.

 

BMW já está testando — e anunciando — o novo M8 GTE

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Finalmente está acontecendo: a BMW já está testando e até divulgando o novo M8. Ainda não é a versão de rua, e sim o modelo de corrida M8 GTE, mas é o primeiro passo para que um BMW M8 finalmente chegue às ruas.

A BMW M já havia revelado um teaser do M8 GTE na tarde de ontem, e agora divulgou o modelo em testes na pista. Ele irá disputar a categoria GTLM da IMSA, nos EUA, no lugar do atual M6 GTLM, e também disputará o Mundial de Endurance (WEC) na categoria LM GTE, o que significa que irá correr nas 24 Horas de Le Mans contra as Ferrari 488, o Porsche 911 RSR, o Ford GT e o Corvette C7.R.

A estreia acontecerá nas 24 Horas de Daytona, em janeiro de 2018.

 

Cosworth pode estar preparando retorno à Fórmula 1

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A Fórmula 1 pode ganhar um quinto fornecedor de motores a partir de 2021. A Cosworth já vem participando das reuniões de construtores da Fórmula 1 há alguns meses e agora, em entrevista ao Autosport, o CEO da Cosworth Hal Reisiger, disse que a fabricante já está trabalhando em um novo projeto de powertrain.

“Acho que temos apoio suficiente das atuais equipes e já discutimos com algumas, isso nos permite um comprometimento maior no projeto”, disse o executivo na entrevista. “Quanto mais equipes comprometidas em longo prazo, melhor. Mas já temos alguns acordos verbais com algumas equipes atuais e futuras”, completou.

Não é preciso ser muito observador para perceber que Reisiger deu a entender que a Fórmula 1 terá novas equipes em um futuro próximo. Sobre as atuais equipes, a Cosworth pode fornecer motores para todas as independentes — Red Bull, Toro Rosso, Williams, Sauber, McLaren, Force India e Hass. Agora… quais serão as tais “futuras equipes”? Nosso palpite é a Aston Martin, que já vem participando da Fórmula 1 como parceira comercial da Red Bull e também usará o motor V12 da Cosworth em seu Valkyrie.