A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Gray Design Xhibitionist um super-iate para curtir a vida adoidado com um supercarro na garagem

Você não é rico de verdade até ter um iate, é o que dizem. Quer dizer, não dizem, mas não é isto mesmo? Ainda mais se for um iate absurdamente luxuoso, com visual que lembra um super cupê do futuro e com um supercarro na garagem, como o Gray Design Xhibitionist. Bom, o nome já diz tudo, não é?

O Xhibitionist é um projeto da companhia sueca Gray Design. Aparentemente, trata-se de um estúdio de design especializado em veículos de extremo luxo com uma pegada futurista e muito ambiciosos — voltados para gente que tem muito, muito dinheiro. Gente como Tony Stark ou Bruce Wayne, talvez.

xhibitionist (4)

Acredite se quiser, a Gray Design diz que o Xhibitionist está longe de ser um veículo de ficção científica. Em vez disso, afirma que o iate foi projetado com “aplicações muito reais, modernas e úteis em mente”.

O designer e fundador da Gray Design, Eduard Gray, admite que a principal influência foi o visual dos supercarros — e que o Xhibitionist já foi comparado com Batmóvel (pois então não estamos totalmente errados!), mas que o objetivo do iate não é ser um supercarro gigante capaz de flutuar na água e, apesar do visual espalhafatoso, Gray garante que as principais características do Xhibitionist são o estilo, a praticidade e a eficiência.

xhibitionist (9)

 

Parece que eu já vi esse cupê antes… ah, é o barco?

Talvez, por eficiência, ele se refira às opções de motores híbridos que estarão disponíveis para a embarcação e ficam abrigados sob redomas transparentes na “sala de máquinas” — que fica na parte mais baixa do iate para garantir que ele tenha o perfil baixo de um superesportivo e, segundo Gray, também pode ser uma bela forma de entretenimento para amantes de engenharia mecânica. Contudo, não há especificações sobre os motores que poderiam ser usados — sabe-se, apenas, que eles usariam a energia elétrica produzida pelos painéis solares.

Quanto à praticidade, a verdade é que o Xhibitionist não é um iate particular — quer dizer, não somente isto. A Gray Design se refere a ele como “um iate para eventos” e, como tal, ele pode se apresentar em dois modos: guest mode (ou “modo para visitas”), no qual o ambiente principal é um enorme salão decorado com um piano Steinway; e retail mode, que traz cômodos mara maior privacidade dos tripulantes e passageiros.

xhibitionist (8)

E como as pessoas chegam até lá? Como todo bilionário chega onde quer chegar: de helicóptero, claro! Sobre o longo “capô” do Xhibitionist (que sugere que, caso fosse um supercarro, ele teria motor dianteiro) fica um heliponto para até cinco aeronaves — afinal, seus amigos precisam de um lugar para estacionar. Também é possível (e recomendado) usar a área como espaço para festas — segundo a empresa, é possível dar um show para até 1.000 pessoas.

xhibitionist (12)

Contudo, o que mais atrai a atenção de entusiastas como nós é o fato de o Xhibitionist acompanhar um supercarro como opcional — o Xhibit-G, que tem a aparência de um grand tourer (de acordo com o Jalopnik US, lembra um Bentley Continental com dianteira de Mercedes e laterais de Audi R8) mas, infelizmente, não tem nenhum tipo de informação técnica revelada.

xhibitionist (7)

Acontece que, como Tony Stark e Brue Wayne, o Xhibitionist não existe — ele não passa de um conceito, ainda que a Gray Design insista em usar pronomes no futuro para falar dele, como já tivessem algum plano secreto para torná-lo realidade. Será que não têm?

xhibitionist (16)

De qualquer forma, aparentemente o objetivo deste conceito (e dos dez ou doze outros exercícios de design que são apresentados no site) é demonstrar o estilo e o propósito da Gray Design para que, caso um dia queira um iate luxuoso e ambicioso como este (e tenha como pagar), você contrate os suecos para cuidar do visual. De fato, quando fizermos o nosso, eles serão os primeiros da lista. Eu quero muito dar uma festa naquele heliponto, de frente para alguma praia paradisíaca.

xhibitionist (2)

Matérias relacionadas

Um Porsche de 700 cv subindo Pikes Peak é a coisa mais linda que você verá hoje

Dalmo Hernandes

Isso parece um Range Rover, mas na verdade é um escudo contra granadas e explosões de até 15 quilos de dinamite

Dalmo Hernandes

Que tal uma pintura luminosa que se acende com uma descarga elétrica?

Dalmo Hernandes