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Car Culture História

GSi e OPC: a história e a evolução das siglas esportivas da Opel

Estão cada vez mais distantes os anos de ouro da General Motors do Brasil. Os fãs da companhia sabem do que estamos falando: entre 1968 e 2012, a maior parte dos modelos de passeio oferecidos em nosso País pela Chevrolet eram desenvolvidos na Europa, pela Opel, e rebatizados com a marca norte-americana para o público brasileiro. A estratégia deu certo: muitos desses carros foram extremamente bem sucedidos no por aqui – e alguns até se tornaram ícones, como o Opala e o Chevette nos anos 60 e 70, o Monza nos anos 80, e o Omega e o Vectra nos anos 90. Estes dois últimos, na verdade, frequentemente são colocados em listas de "melhores carros já fabricados no Brasil" por seu refinamento em design, construção e acabamento, além da mecânica robusta e confiável – dizia-se que o design do Vectra B, por exemplo, estava anos à frente de seu tempo. Agora, outro fator decisivo para a popularidade dos "Opel" no Brasil, foram as versões esportivas. Depois do Opala SS, que era inspirado nos modelos no