Guia do FlatOut para a melhor posição de pilotagem: seis macetes essenciais!

Juliano Barata 19 abril, 2018 0
Guia do FlatOut para a melhor posição de pilotagem: seis macetes essenciais!

Pilotar em um autódromo é uma atividade muito mais física do que um novato de pista tende a acreditar. Se hoje não há mais carros novos com direção sem assistência, se os engates de câmbio são macios (isso quando não é uma operação por aletas atrás do volante) e os bancos abraçam o corpo muito melhor do que um banco de Fusca de courvin, o que muitos não fazem ideia é a força que é exercida no nosso corpo com a aceleração lateral no autódromo, com pista emborrachada, compensada em ângulo e asfalto perfeito.

Aquela posição de direção marromeno, ligeiramente esparramada, que (falsamente) lhe servia bem pro dia a dia vira uma faca contra o seu pescoço na primeira curva veloz que você contornar. Pior: numa situação de desequilíbrio dinâmico, como uma escapada de traseira, você não vai conseguir reagir com a mesma agilidade e controle que alguém que está com a posição de pilotagem perfeita. É por isso que a posição de pilotagem perfeita é a mesma tanto no autódromo quanto na rua: situações emergenciais que precisam de reações rápidas e precisas podem acontecer na rua da sua casa. E de quebra, ainda vai cansar muito menos em viagens, por fazer uso inteligente da musculatura e articulações. Ei, você está operando uma máquina, não está no sofá da sua casa assistindo Netflix.

No episódio de hoje do FlatOut Driving Academy, nós iremos ensinar cada passo para você regular a sua posição de pilotagem (ou direção na rua) com perfeição. E mais do que isso, iremos explicar o por quê de cada acerto e passar alguns macetes pouco conhecidos pela massa. Pegue um café quentinho e acelere conosco!

Se você ainda não assinou o canal do FlatOut, clique aqui e o faça agora mesmo! Aproveite e acione o sininho para ser notificado quando novos vídeos forem ao ar 😉

Este vídeo existe graças aos crowdfunders do FlatOut: como muitos de vocês sabem, o FlatOut depende do financiamento coletivo para continuar produzindo e fazer mais e melhor. Faça uma assinatura e seja uma das pessoas que nos apoia.

 

Parceiros Oficiais do FlatOut Driving Academy

Nosso Renault Sandero RS é equipado com os upgrades mecânicos da Ordospec (que também cuidou da customização visual), preparado pela Home Garage e calça os pneus de extrema performance Pirelli P-Zero Trofeo R. Sem eles e os amigos da produtora BLK STN, nada do F.O.D.A. seria possível. Sigam os caras e ajudem quem nos ajuda. A eles e vocês ficam os nossos maiores agradecimentos.

Pirelli | Pneus Pirelli P Zero Trofeo R

Ordospec | Upgrades e Customização do Sandero RS

Home Garage | Preparação Sandero RS e Execução Técnica

BLK STN Media e Fabio Aro | Film Making

Renault | Sandero RS

FlatOut Official Gear | A loja oficial do FlatOut: adesivos e camisetas!

carrossel-dodgebrancatemp-1140x448

Juliano Barata vestiu neste vídeo – Camiseta Gas & Rubber: Uma arte de atitude, com pegada de disco de rock, agora na versão branca! O híbrido que todo entusiasta sonha ter na garagem. Fotografia do Barata registrada no Dodges & Cia de 2016, um belíssimo Dart preparado. Clique aqui para acessar o produto.

 

Episódios anteriores

EP 01 – Apresentação do FlatOut Driving Academy e do projeto do nosso Sandero RS

EP 02 – Como é um dia de track day: da inscrição ao fim do dia!