A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Sessão da manhã

Gymkhana 8: um falcão, uma onça e a polícia de Dubai no novo vídeo de Ken Block

Você pode até não curtir muito o Ken Block e achar que, como piloto de rali, ele deixa muito a desejar. Mas se você disser que não admira o cara por sua habilidade de fazer manobras absurdamente precisas ao volante dos seus carros… olha, cara, desculpe, mas a gente não vai acreditar em você. E ainda menos se você disser que dispensa o novo vídeo da série Gymkhana — o oitavo até agora, que foi divulgado nesta madrugada. Naturalmente, a internet já ficou em polvorosa, mas a gente sabe que você vai assistir aqui, agora, no FlatOut!

A premissa da série Gymkhana é bem simples: Ken Block escolhe um carro bem bacana, um cenário cheio de obstáculos e sai dirigindo por todo o lugar. Quer dizer, dirigindo do jeito dele — que envolve quase tudo… até pilotar em linha reta, acredita? Olha, de verdade: em vez de ficar comentando, vamos logo ao que interessa!

Como você deve lembrar, os dois primeiros vídeos da Gymkhana foram feitos usando o Subaru Impreza WRX. A partir do terceiro vídeo, Ken Block passou a ser patrocinado pela Ford e, com o oitavo, não é diferente. Depois de surpreender em Gymkhana 7 com um Mustang com um V8 de 6,7 litros e 860 cv, o Hoonicorn, Block decidiu voltar às raízes e trouxe de volta seu Ford Fiesta ST modificado, o RX43.

Talvez você até conheça suas especificações técnicas, mas vamos lá: o motor é um Ford Ecoboost bastante fuçado, com deslocamento de dois litros, bloco Ford e cabeçote com duplo comando retrabalhado pela Pipo Moteurs. Com um turbocompressor Garrett, eletrônica Cosworth e outras modificações (a maioria delas, confidencial), diz-se que o motor é capaz de gerar 850 cv, mas tem restritores para ficar nos 650 cv. O torque é de 91,8 mkgf de torque e, através da caixa sequencial de seis marchas e dos diferenciais mecânicos na dianteira e na traseira, a força é capaz de levar o carro até os 100 km/h em cerca de dois segundos.

O Fiesta RX43 ainda tem suspensão do tipo McPherson nas quatro rodas, com amortecedores ajustáveis; freios Brembo com discos de 350mm e pinças de quatro pistões na dianteira e na traseira, além de freio hidráulico Sadev; e carroceria aliviada, porém reforçada — com direito a gaiola de proteção homologada pela FIA.

Se você tinha dúvidas de que Fiesta de Block era capaz de andar com supercarros, Dubai é o melhor cenário possível para mostrar que sim. Além da frota impressionante da polícia local (que tem até Bugatti Veyron), a cidade tem uma grande variedade de exóticos. Um dos momentos mais bacanas é uma drag race entre um Veyron, uma Ferrari F12 Berlinetta, um Lexus LFA e um Lamborghini Aventador — e não é preciso pensar muito para deduzir quem ganha…

gymkhana8 (2)

Agora, um aspecto interessante do vídeo: é claro que as Gymkhana mais recente funcionam meio que como publicidade para a Ford — tanto que, depois da F-150 SVT Raptor e do Ford Focus RS, um belo Ford GT (o novo, não a releitura de 2005) com pintura vermelha e faixas brancas faz uma ponta. No entanto, algo que rola depois do vídeo nos deixou mais curiosos:

gymkhana8 (1)gymkhana8 (1)

 

rsrx

O vídeo diz que este é “o novo Ford Focus RS RX de Ken Block”, e que em breve ele estará em Gymkhana 9. Nada, absolutamente nada é dito além disso, mas a gente meio que já está imaginando um Focus de competição com motor central-traseiro, se as enormes entradas de ar nas portas de trás indicam alguma coisa. É esperar para ver.

Agora, a pergunta que não quer calar: o que aconteceu com o Ford Escort Mk2 1978 que foi revelado em outubro do ano passado? A gente achou que ele seria o astro de Gymkhana 8 — na verdade, todo mundo achou…

Matérias relacionadas

Esta garagem com quartos, salas e cozinha é a casa dos sonhos de todo gearhead

Leonardo Contesini

Duelo de extremos: o Audi RS6 Avant enfrenta a Ducati 1199 Panigale. Quem vence?

Dalmo Hernandes

O rei africano que deixou seu reino para se tornar mecânico na Alemanha

Dalmo Hernandes