entre os motores de moto que acabam indo parar em veiculos de quatro rodas talvez o quatro cilindros da suzuki gsx1300r hayabusa seja o mais popular nao e dificil entender o motivo com 1 3 litro de deslocamento e 175 cv a 9 800 rpm ele e mais potente que o tambem emblematico honda b16 que com 160 cv ja foi o motor naturalmente aspirado de maior potencia especifica do planeta ah o b16 tem 100 cv por litro o motor da busa tinha 135 cv por litro ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] isto em 1999 quando a hayabusa de primeira geraçao foi lançada em sua configuraçao mais recente o motor de 1 340 cm³ entregava 200 cv a 10 100 rpm sao 154 cv por litro mas voce sabia que a propria suzuki ja colocou em mais de uma ocasiao o motor da hayabusa em um carro se nao sabia agora sabe eis o que aconteceu o motor da hayabusa foi projetado levando em consideraçao um veiculo bem mais leve que dos civic type r que pesava 1 073 kg isto quer dizer que a capacidade de subir de giro rapido era uma prioridade muito maior do que o torque em baixa mas em carros realmente leves digamos menos de 700 kg ele e mais do que capaz de garantir diversao ao volante que o digam os poloneses que adoram colocar o motor da hayabusa no minusculo fiat 126p e correr com eles seja em arrancadas ou subidas de montanha https //www youtube com/watch v=znahqq2n7j8 tanto e que ja em 2001 a propria suzuki tratou de inaugurar uma categoria de monopostos com o motor da hayabusa era a formula suzuki hayabusa bem literal nao na qual corriam carros identicos todos pesando os mesmos 430 kg hoje em dia boa parte dos carros e utilizada em corridas track days e exibiçoes conforme demonstrado abaixo de nada https //www youtube com/watch v=gc8ekljvbv0 mais do que isto em 2002 a fabricante decidiu provocar os entusiastas japoneses com a possibilidade de colocar em produçao um carro esportivo inspirado nos formula suzuki seu nome era simples e objetivo como ele suzuki hayabusa sport prototype literalmente um prototipo de esportivo com a mecanica da hayabusa apresentado no tokyo auto salon de 2002 o hayabusa sports prototype ou simplesmente hsp trazia a mescla perfeita de filosofia old school e engenharia contemporanea um cupe de motor dianteiro com a classica proporçao dos grand tourers capo longo teto fastback e traseira curta cambio manual e traçao traseira; porem com estrutura do tipo spaceframe de aluminio suspensao por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas e carroceria de fibra de carbono com aerodinamica acertada em tunel de vento o suzuki hsp era referido pela companhia como o esportivo de baixo peso definitivo e fez questao de faze lo totalmente funcional e muito bem acabado quase como se estivesse pronto para as concessionarias a cor amarelo citrico nao favorecia muito o visual da carroceria mas francamente este carro tinha todo o direito de ser muito mais feio se quisesse ele pesava so 550 kg com fluidos e mesmo com o cambio montado junto do motor conseguia obter uma distribuiçao de peso perfeita com 50% sobre cada eixo o conjunto motriz ficava todo atras do eixo dianteiro e ate mesmo o sistema de escape foi posicionado de modo a tornar o centro de gravidade do suzuki hsp mais baixo o assoalho era plano para melhor eficiencia aerodinamica enquanto a traseira era arrebitada para aumentar a downforce na regiao e ele tinha ate portas do tipo asa de gaivota que facilitavam nem que fosse um pouco o acesso ao interior que a suzuki chamava de cockpit o interior alias era extremamente basico contando apenas com o necessario para uma boa e pura experiencia de pilotagem volante de diametro na medida e com boa pegada bancos concha com cintos de competiçao a alavanca do cambio sequencial de seis marchas bem proxima da mao e pedais bem posicionados o quadro de instrumentos era o mesmo da hayabusa adaptado com uma nova moldura e trazia o essencial velocimetro conta giros nivel do combustivel e temperatura alem de algumas luzes espia e do hodometro mas o fato de ser basico nao queria dizer que o interior do conceito fosse mal executado o acabamento era simples porem muito bem feito transparecendo funcionalidade de forma muito elegante minimalismo de alto nivel todo o capricho culminou com a suzuki realizando todos os testes necessarios para homologaçao do carro incluindo simulaçoes de crash tests era como se eles estivessem prontos para surpreender o mundo com um project car de fabrica o que obviamente porque certas coisas sao mesmo boas demais para ser verdade a suzuki tratou de informar logo de cara de modo a nao deixar duvidas citando a propria fabricante em comunicado oficial da epoca o prototipo que foi apresentado no salao ainda nao esta pronto para rodar em vias publicas no momento nao ha nada planejado em termos de desenvolvimento produçao e vendas assim sem ao menos pedir desculpas ou mesmo fazer alguma brincadeira para descontrair nem um quem sabe nao e a gente adoraria fazer um carro assim nada disto so um sincero nao a suzuki e uma das fabricantes japonesas que preferem atender ao publico que precisa de um carro barato compacto e economico vez ou outra eles resolvem fazer um agrado aos entusiastas e colocam nas ruas carros mais do que interessantes como o suzuki swift gti dos anos 1990 ou o swift sport r mais recentemente; ou o capuccino kei car com motor dianteiro traçao traseira e jeito de mini dodge viper atualmente a suzuki so anda recebendo elogios ao novo jimny que manteve a capacidade off road surpreendente da geraçao anterior mas apostou em um design mais divertido e retro mas eles nao sao conhecidos por carros esportivos com tecnologia de ponta com pedigree de competiçao como e o caso do toyota supra do mazda rx 7 do subaru wrx ou do mitsubishi evo talvez seja exagero pensar no hayabusa sport prototype como o responsavel por uma hipotetica mudança nesta percepçao de qualquer forma nunca saberemos
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