A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

A história dos emblemas mais icônicos de marcas de automóveis – Parte 2

O logotipo de uma empresa geralmente é idealizado para transmitir seus valores, ou suas origens ou ainda seus princípios e ambições. Um bom logotipo é imediatamente reconhecível e estabelece uma conexão imediata entre público e marca.

É bem provável que você já tenha se perguntado por que o emblema da sua marca favorita é daquele jeito, e por isso hoje vamos esclarecer a origem e a evolução de alguns emblemas automotivos icônicos. E a maioria deles têm histórias bem interessantes, que você vai conhecer (ou relembrar — o que também não é ruim) a partir de agora!

 

Abarth

car-logos-history-and-origins-19461_2

O logotipo da Abarth é basicamente o mesmo desde que Carlo Abarth fundou sua empresa em Bolonha. Nascido em 15 de novembro de 1908, seu signo astrológico era escorpião, e foi por isso que ele usou o animal no logotipo de sua fabricante de escapes que mais tarde se tornou preparadora de carros e acabou tornando-se a divisão esportiva e de automobilismo da Fiat.

fiat_500_abarth__old_vs__new_by_dude341234-d4z56e3

Originalmente o logotipo tinha o nome Abarth em uma faixa azul no topo. Mais tarde esta faixa azul foi substituída por uma com as três cores da Itália. Quando a Fiat promoveu o revival da marca o logotipo foi atualizado com uma linha fina com as três cores separando o escorpião do nome Abarth sobre uma faixa preta.

 

Holden

752360-06d27006-1994-11e3-b22c-8bcff1edcebd

Nem todos percebem que o leão da Holden tem sua pata apoiada sobre um objeto, que no caso é uma pedra. O logotipo também é, basicamente, o mesmo desde sempre e foi inspirado em uma fábula pré-histórica que conta o surgimento da roda. Na fábula, os homens observaram os leões rolando pedras e assim perceberam o conceito da roda.

 

Saab

FlatOut 2014-10-10 às 17.19.50

O logotipo final da Saab era uma fusão do logotipo da Scania com a tipografia da Saab dos anos 1970. Originalmente o logotipo da SAAB tinha um avião sobre a sigla da empresa para remeter às suas origens na aeronáutica.

cbleoag-19

A cabeça que aparece no logotipo é de uma ave mitológica que originalmente estampou o brasão de armas do Conde von Skane, que era usado pela província sueca de mesmo nome (Skane) onde a Saab foi fundada. Saab é a sigla de Svenska Aeroplan AB, ou “Aeronaves Suecas S/A”.

 

Maserati

FlatOut 2014-10-10 às 17.24.15

O tridente da Maserati foi inspirado na estátua da Fonte de Netuno em Bolonha, onde a Officine Maserati era localizada nos anos 1940. Como a intenção da Maserati era construir carros para corridas internacionais, eles pensaram em um logotipo que se destacasse entre os demais. Os fundadores então pediram ao seu irmão Mario Maserati, que não era muito interessado em carros mas tinha grande talento artístico para que desenhasse esse logotipo.

FlatOut 2014-10-10 às 17.28.06

Foi quando um amigo da família, o Marquês Diego de Sterlich, sugeriu que ele usasse algum elemento da estátua de Netuno da fonte localizada na Piazza Maggiore da cidade. Assim Mario decidiu usar o tridente do deus romano dos mares para simbolizar a origem da marca, junto com as cores locais vermelho e azul.

 

Lamborghini

Awesome-Lamborghini-Logo-Wallpaper

Assim como Carlo Abarth, Ferruccio Lamborghini também se inspirou no seu signo zodiacal para criar o logotipo de sua fábrica de carros (e tratores). Dizem que o logotipo foi escolhido também como uma provocação à Ferrari, mas isso logicamente não foi confirmado e tem tudo para ser apenas uma lenda.

Lamborghini Countach 5000 Car Badge, UK

Diferentemente de outros fabricantes e preparadores italianos, ele não usou nenhuma das cores da bandeira da Itália, preferindo usar o touro dourado sobr fundo preto.

 

Chevrolet

FlatOut 2014-10-10 às 17.33.45

Há várias versões sobre a origem da gravatinha da Chevrolet. A primeira, e mais conhecida, diz que William Durant, co-fundador da marca, viu o desenho da gravata no papel de parede de um hotel francês.

chevy-logo-evolution-2_0

A outra, publicada recentemente pelo historiador Ken Kaufmann, diz que o logotipo pode ter sido inspirado no logotipo de uma mineradora de carvão americana chamada “Coalettes”, e fora copiada por Louis Chevrolet e sua esposa. Há ainda uma terceira versão, na qual a gravata é uma cruz suíça estilizada em homenagem ao país de origem dos pais de Louis Chevrolet, a Suíça.

 

Mitsubishi

mitsubishi-developing-affordable-electric-car-7888_1

O logotipo da Mitsubishi surgiu em 1870 e vem da união do brasão de família de Yatarō Iwasaki, fundador da marca, e do clã Tosa. Os brasões são, respectivamente, três folhas de Castanea arranjadas em trevo e três losangos empilhados.

car-logo-mitsubishi

Foram essas folhas e formas que também originaram o nome da marca: “mitsu” é três, e “hishi” a palavra japonesa usada para descrever o formato de um diamante. A tradução do nome é “três diamantes”.

 

Ford

Ford-Logo-Auto-Decal

Diferentemente do que muitos pensam, o logotipo da Ford não é a assinatura manuscrita de seu fundador Henry Ford. Até 1908 a Ford usava um logotipo complexo, que mais lembrava um selo comercial. Naquele ano, a Ford abandonou o selo e passou a usar apenas o nome da marca grafado em fonte caligráfica bastante semelhante ao que vemos ainda hoje sobre a elipse azul.

Ford-logo

A fonte veio do cartão de visitas de Childe Harold Wills, o primeiro engenheiro-chefe e designer da Ford, e um dos criadores do Modelo T. A elipse azul veio somente em 1927 no Modelo A.

 

Citröen

car_photo_529393

O duplo chevron que assina os modelos da Citroën é derivado da engrenagem helicoidal dupla, que foi popularizada na indústria automotiva por André Citroën, o fundador da marca, em homenagem aos princípios da engenharia.

 

Opel

Opel-badge-w

O raio da Opel é uma referência ao famoso caminhão Opel Blitz — blitz em alemão significa “raio” ou “relâmpago”. Originalmente o logotipo usava um dirigível estilizado. Quando os balões dirigíveis perderam popularidade, o logotipo foi modificado para o atual.

FlatOut 2014-10-10 às 17.41.00

 

Peugeot

FlatOut 2014-10-10 às 17.44.14

O leão do logotipo da Peugeot foi inspirado na bandeira da região Franco-Condado, onde fica a cidade de Montbéliard, sede da Peugeot.

FlatOut 2014-10-10 às 17.45.00

O logotipo era gravado nos produtos de cozinha da Peugeot para demonstrar a qualidade do aço e passou a ser adotado nos carros quando Armand Peugeot convenceu sua família que os automóveis poderiam ser rentáveis.

 

Não deixe de ler também a primeira parte da lista neste link. 

Matérias relacionadas

Ford Mustang de “Need For Speed” é vendido por R$ 300 mil

Dalmo Hernandes

Aprenda a identificar as diferenças entre o Lancer Evolution VII, o Evo VIII e o Evo IX

Leonardo Contesini

Um Skyline “Kenmeri” da década de 1970 com motor RB26DETT de 550 cv: seria este o restomod perfeito?

Dalmo Hernandes