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Zero a 300

Honda Accord híbrido no Brasil, a nova Ferrari 488 GT3 Evo, um novo Lamborghini de pista e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Ferrari apresenta nova 488 GT3 Evo

A Ferrari mostrou durante o fim de semana seu novo carro de corridas para clientes: a 488 GT3 Evo. Trata-se, como o nome diz, de uma evolução do carro apresentado quatro anos atrás, com algumas modificações aerodinâmicas e na estrutura.

O supercarro agora tem entre-eixos ligeiramente mais longo, o que de acordo com a Ferrari ajuda a reduzir o consumo de pneus e também facilita a conversão do carro da categoria GT3 para a GTE. Além disso, também houve uma ligeira redução de peso que, segundo a Ferrari, permite que se utilize mais lastro e, consequentemente, se abaixe o centro de gravidade.

Houve também modificações aerodinâmicas: a nova Ferrari 488 GT3 tem um bico mais baixo, com uma área menor abaixo dos faróis. Segundo a Ferrari, foram realizadas mais de 18.000 horas de simulações computadorizadas e testes em túnel de vento para garantir que o carro tivesse melhor eficiência aerodinâmica e mais estabilidade.

O motor continua sendo o V8 biturbo de 550 cv, ligado a uma transmissão sequencial de seis marchas, porém com uma nova programação na ECU que, segundo a Ferrari, proporciona um motor mais confiável e uma entrega de torque mais linear e uniforme.

Outra novidade é o pacote “24H/Endurance”, que inclui um para-choque dianteiro com faróis auxiliares, embreagem de fibra de carbono, pinças de freio da 488 GTE, e faróis de LED de 4.500 lúmens, além de acoplamentos de encaixe rápido para substituição do óleo do motor e do fluido de arrefecimento.

A Ferrar diz que é possível comprar uma 488 GT3 2020 nova, ou comprar o kit de conversão para atualizar os carros mais antigos. (DH)

 

Lamborghini revela teaser de hipercarro para as pistas

Falando em esportivos italianos feitos só para as pistas, a Lamborghini também aproveitou o fim de semana para mostrar novidades: o teaser de um novo hipercarro para track days que, por enquanto, não tem nome.

O vídeo divulgado pela Lamborghini não mostra muita coisa, mas é possível ver a silhueta do carro e detalhes de seus componentes aerodinâmicos, além dos emblemas “63” que a fabricante vem usando em seus lançamentos recentes.

Embora seja baseado no Aventador, o hipercarro tem uma silhueta diferente, com um bico mais longo e proeminente e, pelo pouco que se pode ver, uma traseira mais baixa e igualmente alongada, com uma enorme asa traseira.

O único dado mais concreto que se tem diz respeito ao motor: trata-se de uma nova versão do motor V12 de 6,5 litros da Lamborghini, atualizado para entregar pelo menos 830 cv. O motor será ligado a uma caixa sequencial da XTrac, de seis marchas. Não fica claro se o novo Lamborghini terá tração traseira ou integral.

Embora não sejam informações oficiais, relatos de envolvidos no projeto dizem que a Lamborghini fará 40 exemplares do novo track day toy, com as entregas começando em 2021. (DH)

 

Ferrari inagura programa “Classiche Academy” em Fiorano

A Ferrari também anunciou neste fim de semana o início de um novo programa de pilotagem para entusiastas. Voltado a proprietários de carros da marca, Ferrari Classiche Academy permite que os clientes conduzam uma seleção de clássicos da marca na pista de testes de Fiorano. Por enquanto os carros disponíveis são as 308 GTS e GTBi, além da Ferrari Mondial – todos com motor V8.

O programa inclui, antes de tudo, um curso rápido para ensinar aos clientes sobre a engenharia empregada nas Ferrari antigas – o que, para a fabricante, é importante pois estes modelos, com câmbio manual e desprovidos de assistências eletrônicas, se comportam de forma completamente diferente das Ferrari atuais. Os clientes terão acesso a dados técnicos, blueprints e outras informações a respeito dos clássicos, pois a Ferrari acredita que, para conduzir o carro da forma correta, é preciso entender como ele funciona.

Depois, os participantes terão aulas teóricas, incluindo técnicas como punta-tacco e de direção na chuva, para só então aplicarem seus conhecimentos recém-adquiridos na prática, em acompanhados de instrutores em sessões na pista de testes de Fiorano, em Modena. Futuramente o programa incluirá outros modelos de Ferrari, mas a fabricante ainda não diz quais. (DH)

 

Honda confirma a vinda de Accord híbrido para o Brasil em 2020

A eletrificação dos carros está chegando rápido ao Brasil e a Honda anunciou que em 2020 vai trazer o seu primeiro híbrido para o país, o Accord Hybrid. O sedã médio-grande vem atualmente para o Brasil em versão única, a Touring 2.0 turbo que tem preço sugerido de R$ 204.900. O Accord Hybrid deverá vir com o mesmo nível de acabamento do modelo vendido atualmente, diferenciando apenas na mecânica. Nos EUA o Accord Touring 2.0 turbo e o híbrido possuem o mesmo preço.

No lugar do motor 2.0 turbo da família K de 256 cv, o híbrido usa um motor 2.0 novo que trabalha com ciclo Atkinson feito apenas para veículos híbridos, que produz 145 cv. O motor é auxiliado por dois motores elétricos, um que também trabalha mandando força para as rodas e outro que age como gerador mantendo a bateria carregada e mandando energia para o motor propulsor. O híbrido usa um cambio CVT no lugar do automático de 10 marchas do modelo 2.0 turbo. A potência total em conjunto é de 215 cv e o torque é de 29 kgfm.

Esse conjunto mecânico híbrido da Honda esteve presente no top 10 do prêmio de motor do ano de 2019 da organização Wards Auto. Segundo a Honda o consumo do Accord Hybrid no padrão norte-americano é de 20,4 km/h na cidade e 20 km/h na estrada. O Accord Hybrid será o primeiro de três híbridos que a Honda irá trazer para o Brasil, um desses deverá ser o CR-V Hybrid, que usa a mesma mecânica do Accord. (ER)

 

Porsche está desenvolvendo modos de assento para carros autônomos

Parece que a Porsche pretende dar um pouco de versatilidade aos clientes de seus futuros carros autônomos. Recentemente a fabricante registrou o design de um banco que se ajusta de uma forma um pouco diferente dos bancos convencionais. Serão três posições diferentes, detalhadas nos arquivos obtidos pelo forum Taycan EV.

A primeira posição é chamada “direção”, e é idêntica à de qualquer outro carro. A segunda, chamada “trabalho” mantém o banco em posição convencional de direção, porém afasta o volante e os pedais para que o motorista possa usar notebooks, tablets ou mesmo um livro. Por último, há o modo “relaxamento”, no qual o banco é reclinado para trás como uma poltrona reclinável, e um descanso para os pés é ativado no lugar dos pedais, que são recolhidos junto do volante.

O chefe da Porsche North American, Klaus Zellmer, já havia dito em 2018 que a fabricante não deverá fazer carros autônomos sem comandos. O fato de não oferecer carros sem comandos, contudo, não significa que a Porsche não pretende retirá-los em determinadas situações. Aparentemente, a Porsche já percebeu qual será a tendência dos autônomos no futuro e está apenas se preparando para ele. (LC)

 

Gemballa revela números de desempenho de seu supercarro

A Gemballa revelou mais detalhes e sketches de seu futuro supercarro, que está previsto para ter o primeiro protótipo físico apresentado em 2020. Pelo que os desenhos indicam o supercarro terá estilo agressivo, seguindo os tipos de modificações que a empresa faz em Prosche, e tem como destaque um grande aerofólio.

A empresa diz que o esportivo virá com motor à combustão, mas uma versão híbrida está nos planos para o futuro. O motor que será usado não foi revelado, mas ele terá mais de 800 cv e será capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em menos de 2,5 segundos. A aceleração de zero a 200 km/h será feita em aproximadamente 6,5 segundos.

Segundo a Gemballa o supercarro usará muita fibra de carbono para reduzir peso e será “estado de arte” em powertrain e aerodinâmica. A preparadora diz que o projeto ainda está na fase de planejamento técnico e precisa de investidores para seguir adiante. Se tudo correr como o planejado a Gemballa diz que o carro entrará em produção em 2022. (ER)

 

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