Edição diária: 18/06/2019
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #36

Hora de instalar o V6 Alfa Romeo e o novo câmbio no meu Fiat Tempra, o Project Cars #36

Bom pessoal, a saga do projeto #36 Fiat Tempra V6 3.0 24V Quadrifoglio Verde, não pode parar, e mais uma vez quero agradecer a todos que estão gostando do projeto, sempre lembrando que suas opiniões, sejam elas negativas ou positivas são de grande valia para mim.

Continuando com a nossa novelinha, eu já tinha o carro soldado e já possuía o know-how para fabricar os suportes, então era só colocar a mão na massa. Eu planejava usar a base de suportes originais da Tempra SW, que são os mesmo do Marea, para facilitar a minha vida e também baratear o custo de manutenção numa possível troca futura.

100_2217_zpsa0e9a31e

Com isso em mente a primeira coisa que eu deveria fazer seria arrumar os suportes de motor (coxim) de Marea; a partir deste momento comecei a pensar nas peças de Marea justamente por conta da potência adicional que eu colocaria no carro, então tudo foi dimensionado para usar peças de Marea Turbo. Acabei comprando coxins novos, mas paralelos, até porque eu não sabia se daria certo, só de coxins paralelos eu gastei uns R$ 700,00; originais na concessionária, vocês podem multiplicar esse valor por três, ou seja, eu não poderia gastar uma grana alta em algo que eu ainda não sabia se daria certo.

100_2315_zps9304d65e

No Marea SW o conjunto motor e caixa tem quatro pontos de fixação: três inferiores e um superior. Minha preocupação maior era com os três inferiores, o superior eu até poderia andar sem. Então para que o encaixe ficasse o mais próximo do original eu precisava manter como base os coxins originais, para isso eu tinha que começar pelo suporte central da caixa, pois ele me daria à posição exata da caixa e consequentemente a posição do motor.

Mas quando fui colocar a caixa para me basear pelos coxins, surgiu um problema: o ponto de fixação da caixa do Alfa era invertido em relação ao Marea. Mais uma vez o projeto teve que dar uma pausa enquanto eu achava uma caixa de Marea Turbo. Graças a Deus achei uma caixa num preço bom e em menos de uma semana, então eu poderia voltar a projetar os suportes. A instalação do câmbio do Marea Turbo é plug and play no Tempra.

Só faltava estudar o que a caixa do Marea tem e o que a caixa do Alfa não tem. Pensei até em usar a carcaça da caixa do Marea com as engrenagens da caixa do Alfa, mas não foi necessário. No fim precisei apenas trocar a tampa do diferencial da caixa do Alfa pela da caixa do Marea Turbo e pronto: a caixa do Alfa também virou plug and play no Tempra. Como não precisava mais da caixa do Marea Turbo, acabei revendendo ela num valor menor, afinal estava sem a tampa do diferencial.

100_2193

Vídeo de antes de limpar o cofre do motor e confeccionar os suportes !

Com a caixa fixada no carro, foi só colocar o motor e fixá-lo na caixa. Pronto! O motor estava posicionado no carro. Faltavam apenas alguns ajustes para a confecção do suporte de motor.

100_2280_zpsb214cce3

Depois de medir e calcular algumas medidas, acabei projetando o suporte do motor por conta própria. Ficou excelente…  mas errado! Esqueci de descontar o tanto que a borracha do coxim iria ceder, e por isso motor acabou ficando torto para um lado.

De volta à prancheta, mas desta vez considerando o quanto a borracha iria ceder e estava pronto o suporte do motor, desta vez certo. Parafusei todos os coxins e seus devidos suportes e fui analisar a posição do motor, que acabou ficando mais folgado que no próprio Alfa 164, a inclinação e o nível ficaram perfeitos.

100_2292_zps1831c6c4

Agora que o carro tem motor, é hora de partir para suspensão e freios, mas isso é algo que vou explicar no próximo tópico. Até lá, pessoal!

Por Diógenes Moreira, Project Cars #36

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars 515: a história do meu Honda Civic Si Nighthawk Black

Project Cars

Alfa Romeo 155 Super: uma viagem para comemorar a conclusão do Project Cars #117

Leonardo Contesini

Project Cars #417: a montagem do motor e a primeira partida do meu Citroën ZX Coupé

Leonardo Contesini