A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Games

Horizon Chase: um game retrô inspirado no clássico Top Gear e totalmente viciante

Uma das coisas mais legais dos games de corrida é a variedade de estilos: ao mesmo tempo em que surgem simuladores cada vez mais realistas todos os anos (com direito a escaneamento a laser de Nordschleife), os games arcade ainda estão com tudo. Atualmente, a tendência são os games retrô, que trazem fortes influências não apenas de jogos clássicos do passado, mas de toda a cultura em volta deles.

Lembra do Drift Stage, inspirado pelos anos 80? Pois a bola da vez é Horizon Chase, que traz de volta o espírito de Top Gear, clássico dos anos 90, aos smartphones. É simplesmente épico!

horizonchaser (1)

Horizon Chase foi desenvolvido pelo estúdio independente AquirisGS, sediado em Porto Alegre/RS. A ideia, desde o início, foi fazer uma espécie de “remake não-oficial” do clássico do Super Nintendo, porém aproveitando a jogabilidade aprimorada e a capacidade de processamento dos atuais smartphones. Nem precisamos dizer que a receita deu certo, não é?

A atmosfera de Top Gear está presente em cada canto do jogo. Os gráficos, por exemplo, são tridimensionais, porém deixam de lado o realismo para adotar uma estética mais parecida com os desenhos animados, com contornos suaves e cores vibrantes. A música é total retrowave, e foi composta por Barry Leitch. Você talvez não saiba quem é esse cara, mas certamente conhece suas composições: elas estiveram no próprio Top Gear e na série San Francisco Rush. Na verdade, o tema de abertura de Horizon Chase (olha só como até o nome é retrô) é quase uma releitura da música mais famosa de Top Gear.

Aproveitando que, hoje em dia, praticamente todo mundo carrega no bolso um aparelho com muito mais capacidade de processamento que o Super Nintendo, o game também tem dirigibilidade mais precisa, mais cenários e muito mais carros. Ao todo, são dezesseis modelos baseados em esportivos do mundo real. A seleção vai de Ferrari F50 a Bugatti Veyron, passando por Honda NSX, Dodge Charger, o novo Ford Mustang, BMW M3 E92 e até um DeLorean.

delorean

Só há um detalhe: nenhum deles é chamado por seu nome verdadeiro, por questões de copyright. Assim, foram inventados novos nomes, quase todos eles fazendo referência a alguma característica marcante do carro. O Chevrolet Camaro, por exemplo, se chama “Madbot”, pois o muscle car ficou famoso como um dos Autobots da atual franquia Transformers. O Ford Mustang se chama Crimson Chief, e sua descrição no site é “Who’s the Boss” — referência ao Mustang Boss 302. O todo-poderoso Bugatti Veyron se chama… “Zeus”.

horizonchaser (6)

O modo principal do jogo também se assemelha ao que já jogamos em Top Gear: a carreira é dividida em oito copas, cada uma delas disputada em um país. E, sim, há uma copa no Brasil, com pistas em Brasília, Chapada Diamantina, Niterói e Salvador. Os outros países são Chile, Estados Unidos, Índia, Grécia, África do Sul, Islândia e Emirados Árabes Unidos. E os desenvolvedores fizeram questão de representar fielmente o clima e a arquitetura de cada uma das cidades.

No total, são 73 pistas,  o que certamente garante um fator replay bem alto.

horizonchaser (5)

Cada corrida é disputada por vinte carros e você, claro, larga na última posição. Para conseguir ultrapassar todo mundo e vencer, é preciso tomar cuidado com o consumo de combustível e usar o nitro (que você recolhe do meio da pista acomo um power-up de Mario Kart) com sabedoria. Coletando moedas durante a corrida, você acumula dinheiro para realizar melhorias no seu carro. Ah, e tome cuidado com as rochas no caminho! O gameplay abaixo dá uma boa noção de como é o jogo na prática:

Agora, você deve estar doido para pegar seu smartphone e baixar, há algumas coisas que você precisa saber. Primeiro: por enquanto, Horizon Chase é pago, o que garante que todo o conteúdo esteja disponível logo do início (nada de gastar dinheiro de verdade para conseguir moedas no jogo). Segundo: por enquanto, o game está disponível apenas para iOS. Versões para Android, PC e consoles estão em desenvolvimento, mas ainda sem previsão de lançamento. Pelo que vimos até agora, porém, a espera certamente vai valer a pena.

horizonchaser (8) horizonchaser (9) horizonchaser (3) horizonchaser (2) horizonchaser (7) horizonchaser (1)

 

 

 

Matérias relacionadas

Games que marcaram a infância: Vigilante 8

Dalmo Hernandes

Acelerando na Austrália: veja o trailer oficial e conheça os detalhes de Forza Horizon 3

Dalmo Hernandes

Forza Motorsport 6 testado: o que estão falando do mais novo rival de Gran Turismo?

Dalmo Hernandes