Edição diária: 17/06/2019
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Achados meio perdidos Projetos Gringos

Hot Hatch ou Muscle Car? Este Ford Focus agora tem um V8 5.0 sob o capô!

Uma das coisas mais legais do Ford Focus de primeira geração é seu bom comportamento dinâmico auxiliado pela suspensão independente nas quatro rodas e pelo equilíbrio entre peso e potência (ao menos nas versões com motor de dois litros). Mas há quem prefira transformar o Focus em algo totalmente diferente, como um muscle car, com direito a motor V8 302 e tração traseira. E foi exatamente isto o que fizeram com este aqui.

Se você está pensando que foi uma tarefa extremamente árdua dar a este Focus o dobro dos cilindros, deslocando pelo menos o dobro do volume, converter o carro para tração traseira, e ainda fazer tudo funcionar a contento sem alterar drasticamente o visual do carro, saiba que você não está errado. Por sorte, há quem ofereça exatamente o que você precisa para tornar tudo um pouquinho mais simples.

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É o caso da Kugel Komponents, que se especializou em kits de conversão para dar ao Ford Focus a alma de Mustang. Eles oferecem, literalmente, tudo o que é preciso — de novos suportes do motor a componentes de suspensão, como barras estabilizadoras, amortecedores e suportes para o cardã e diferencial traseiro, além de componentes elétricos e sistema de direção adaptado (um dos maiores problemas para quem quer adaptar um motor é a direção). Eles só não fornecem o motor. Mas isso não é um problema por lá.

 

No caso deste Focus 2000, que foi comprado pelo dono em 2002 com quase 150 mil km rodados, o motor é um crate engine comprado direto com a Ford — um small block 302 (cinco litros) com 340 cv. A transmissão é uma caixa automática C4 da Ford, que foi toda reconstruída e ganhou uma nova carcaça. Mesmo só com dois pedais, o conjunto deve garantir uma boa diversão, não?

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Se as peças vieram da Kugel Komponents, a mão de obra ficou por conta da da Tees Customs, na Flórida, que montou o carro em 2003. E, embora as peças da Kugel Komponents tenham tornado o trabalho menos complicado, os caras da Tees ainda tiveram muito o que fazer — principalmente retrabalhar a parede corta-fogo e fabricar um novo túnel para a transmissão (sem alterar o aspecto do interior) e  aplicar alguns reforços estruturais. Desde que ficou pronto, o carro rodou pouco — cerca de 3.200 km, segundo a descrição — e passou a maior parte da vida em uma garagem. “Nunca correu, apenas participou de alguns encontros locais”, garante o dono no anúncio.

Se tivéssemos um Ford Focus V8 à nossa disposição, dificilmente rodaríamos tão pouco. Olha só o que um carro destes é capaz de fazer:

E nem precisa de bandejas de plástico sob as rodas traseiras!

Sim, eu sei que você está pensando que este deve ser um dos maiores sleepers já feitos. E isso é verdade, visto que a base do projeto é um Focus básico, com bancos de tecido e vidros na manivela, e o visual está totalmente original com exceção das rodas e do emblema “ZX3” na traseira. O dono diz que a pintura é original, e que o carro está, visualmente, em estado de novo.

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Acompanham freios maiores e pneus Toyo calçando rodas de alumínio de 17 polegadas, tanque de combustível no porta-malas e, por dentro, um console adaptado com manômetros de pressão do óleo, temperatura do líquido de arrefecimento e amperímetro, além de um grande conta-giros Ford Racing no meio do painel.

Acontece que ele está à venda — porque, aparentemente, o dono tem “outro projeto em mente e poucos recursos”. O leilão no eBay tem um preço de reserva não especificado, mas que ainda não foi atingido. No momento, o maior lance é de US$ 6.500 (cerca de R$ 15 mil, em conversão direta). O carro esteve à venda no Craigslist no ano passado por US$ 18 mil, então dá para ter uma ideia de quanto o dono quer pelo carro agora.

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De qualquer forma, ele garante que é uma fração do investimento original — US$ 5.200 no carro, US$ 22.300 em peças (com a relação completa no anúncio) e US$ 6.500 pelo serviço de conversão, totalizando US$ 34 mil (pouco mais de R$ 82 mil). Um Ford Mustang GT 2015, com seu V8 de cinco litros e 441 cv, custa a partir de US$ 32 mil — mas só estamos dizendo isto para efeito de comparação, pois certamente existe alguém que iria preferir um hot hatch sleeper com motor V8 do que um muscle car 0km. Ou não.

[ via eBay / Sugestão de Mario Cezar Buzian ] 

 

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