A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Humor Projetos Gringos

Human car sounds: a fina arte de imitar motores de carros com a boca

Imitar pessoas famosas é relativamente simples, especialmente se ela tiver fala e trejeitos caricatos. Quer um exemplo? Fale “companheira Dilma” com a voz áspera e você se sentirá o próprio Luiz Inácio. Solte uma gargalhada esvaziando os pulmões enquanto fala “Ma oeeee” e você vai acabar viciado nos trejeitos do Silvio Santos por uma semana.

O negócio aperta quando você tenta reproduzir a voz de alguém sem cacoetes nem trejeitos, como os apresentadores William Bonner ou Carlos Nascimento. Ou ainda mais difícil: imitar vozes não humanas. Como motores de carros, por exemplo.

Não estamos falando daqueles barulhos esquisitos que você fazia com a boca enquanto corria pelos corredores da sua casa quando era pequeno. Estamos falando de pessoas que reproduzem fielmente diferentes roncos de motores, a ponto de ser possível a diferenciação dos timbres de cada tipo de motor. Duvida? Então assista a este vídeo gravado pela Volkswagen da Croácia:

O cara do vídeo é Daniel Jovanov. Ele foi convidado pela Volkswagen para desafiar os pilotos da equipe da fabricante a descobrir os sons que ele imita durante a etapa Australiana do WRC deste ano. Com seu talento impressionante, Daniel reproduz desde inconfundível ronco dos F1 aos sons da transmissão dos carros de rali, e faz até uma piada com um certo problema mecânico do Citroën DS3.

Agora, você pode até questionar se as respostas não haviam sido combinadas – mas é impossível negar que Daniel consegue realmente reproduzir cada característica dos diferentes motores, como neste vídeo que o catapultou para a fama, gravado durante o Australia Got Talent, um daqueles shows de talentos da TV. Note também a precisão com a qual ele reproduz ruídos de destracionamento, trocas de marcha e até das ferramentas pneumáticas em um pit stop da F1:

Vendo Daniel e suas imitações é impossível não lembrar de um dos primeiros vídeos — se não o primeiro — desse tipo a fazer sucesso na internet, o do garoto Steven, que deu seu show em um dia de games com seus amigos há quase cinco anos. Despretensiosamente, Steven faz algumas das melhores imitações de motores já vistas. Começando com um “import car”, que é como os americanos chamam os carros japoneses de quatro cilindros, depois passando pelos boboboxers da Subaru, moto dois-tempos, dirtbike quatro-tempos, Fusca e um cortador de grama:

Fala sério: esses caras são melhores que os roncos de Gran Turismo!

Agora, aposto que você tentou mesmo que por um segundo imitar um ronco de motor depois de ver esses caras — e provavelmente não conseguiu chegar perto. Se você não foi agraciado com o dom de imitar roncos de motores, não desanime. Este argentino com sotaque engraçado desenvolveu uma técnica para imitar os motores V10 da Lamborghini usando a “bibração” de uma lata de cerveja, sua voz e sua língua, veja só:

A diferença deste cara para os outros é que ele acaba destrinchando toda a técnica por trás de sua… técnica para reproduzir o ronco de um V10. Ele diz que é preciso “entender” o som de um V10, explicando que é possível dividi-lo em três frequências: baixa, média e alta. O som de baixa frequência é a vibração grave, que pode ser reproduzida pela língua. O som de média frequência pode ser imitado pela sua voz.

É importante notar, porém, que as frequências baixa e média do ronco de um V10 são separadas por um intervalo de terça maior — e este intervalo é mantido por toda a faixa de rotações. É a parte mais difícil de se reproduzir com a boca, mas ele garante que, com um pouco de treino, fica quase intuitivo.

Por fim, é a vez da lata — dobrada ao meio se for pequena, e mais para cima se for um latão. Em ambos os casos, é preciso testar diferentes posições da lata para que a vibração seja forte o bastante e finalize o ronco do seu V10 imaginário de forma convincente.

Agora, é claro que deve haver muito mais caras assim talentosos por aí. Se você conhece, compartilhe o vídeo com a gente na caixa de comentários!

Matérias relacionadas

Quer comprar dois dos Lamborghini mais raros do planeta? Esta é sua chance

Dalmo Hernandes

Um motor de Porsche 911 era tudo o que faltava para o Karmann Ghia

Dalmo Hernandes

Este cara fez um motor radial usando peças de Fusca — e não é que deu certo?

Dalmo Hernandes