A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Huracán Performante: tudo o que sabemos sobre o Lamborghini mais rápido da história 

Muito em breve a Lamborghini vai anunciar um feito em Nürburgring Nordschleife. É o que diz um vídeo publicado no perfil oficial da fabricante italiana no Instagram. O vídeo revela que o Huracán fez alguma coisa no circuito alemão no dia 5 de outubro de 2016. E dá outra data para a gente esperar: 23 de fevereiro de 2017, a próxima quinta-feira.

O carro que aparece no vídeo já sabemos qual é. Trata-se do Lamborghini Huracán Performante, que será revelado no início de março durante o Salão de Genebra, na Suíça. O feito? Apostamos todas as nossas fichas que seja um novo recorde nos pouco mais de 20 km do Nordschleife.

A Lamborghini sempre foi meio alheia ao automobilismo. Por mais competentes que fossem os superesportivos com motor V12 e V10 lançados ao longo dos anos, eles nunca foram transformados pela companhia em carros de corrida para categorias de elite – exceto por seu investimento na categoria GT3, com o Gallardo e o próprio Huracán.

E eles também nunca deram muita atenção para Nürburgring, mesmo que desde maio de 2015 o segundo carro de rua mais veloz no Inferno Verde seja o Aventador SV. O monstro com motor V12 de 750 cv, calçado com pneus Pirelli P Zero Corsa, completou uma volta em 6:59, dois segundos mais lento que o Porsche 918 Spyder e seus 6:57, que vestia pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. E ele fez tudo isto sem a ajuda de indução forçada ou motores elétricos. Mas a Lamborghini não fez muito alarde a respeito.

Só que isto tudo pode mudar com a chegada do Hucarán Performante. Com sua revelação se aproximando, achamos que este é o momento perfeito para juntar, em um só lugar, tudo o que sabemos sobre ele.

Vamos começar com estes flagras fresquinhos, vindos da página no Facebook Supercars in Portugal, que mostram o Huracán Performante quase sem disfarces:

lamborghini-huracan-performante-spotted-in-portugal-with-insane-rear-deck-aero-115459_1

Na primeira vez que falamos a respeito do Huracán Performante, no fim de janeiro, citamos Maurizio Reggiani, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Lamborghini. O italiano disse ao site Motoring que o carro já era mais rápido que o Aventador SV no Nordschleife e que deveria chegar muito perto do Porsche 918 Spyder. Com este teaser, o tom da conversa ficou ainda mais otimista. Ficaremos surpresos se o Lamborghini não superar o Porsche.

A companhia já havia falado brevemente a respeito de seu sistema de aerodinâmica ativa, batizado de Aerodynamica Attiva Lamborghini (sim, com “y” mesmo) – que, segundo Reggiani, é o grande responsável pelo desempenho do carro. Ele também disse que o sistema é algo completamente novo, pois nada equivalente foi feito até hoje.

Agora, há mais detalhes a respeito do sistema: de acordo com a Lamborghini, o sistema funcionará entre os 70 km/h e 310 km/h, e trará motores elétricos (em vez dos convencionais sistemas hidráulicos) para abrir e fechar duas entradas de ar logo abaixo da tampa do motor. Uma delas será responsável por levar ar fresco para o sistema de escape, e a outra por direcionar o fluxo de ar para a asa traseira.

Dependendo da situação e da necessidade de downforce, as entradas podem abrir ou fechar individualmente ou em duplas, garantindo que o Huracán Performante corte o ar da forma mais eficiente possível a todo momento. A asa também será atuada por motores elétricos, ajustando-se em conjunto com as tomadas de ar.

Recentemente o diretor do departamento de desenvolvimento de veículos da Lamborghini, Dennis Schmitz, revelou à revista britânica Automobile que há ainda outros aspectos interessantes no sistema de aerodinâmica ativa. Além dos flaps ativos no para-choque dianteiro, que se fecharão quando o Huracán Performante estiver em alta velocidade, para reduzir o lift, Schmitz também mencionou um sistema de vetorização de torque por “gerenciamento do fluxo de ar”, mas não disse mais nada a respeito.

lamborghini-forged-composites-for-huracan-performante-teaser

E ainda tem mais: a estrutura do tipo monocoque do Performante será feita do mesmo material usado no Sesto Elemento, que a Lamborghini chama de Forged Composite. Desenvolvido em parceria com a Callaway (uma empresa que fabrica carrinhos e equipamentos de golfe, e não a preparadora americana), o material consiste basicamente em uma fibra de carbono com fibras mais resistentes e um processo de moldagem aperfeiçoado, que aumenta a resistência do compósito e o torna mais leve. O modo como a fibra de carbono fica exposta sob a camada de resina também é diferente – tem uma aparência flocada e um pouco mais rústica, bem interessante. A Lamborghini destaca que o Forged Composite tem apenas um terço da densidade do titânio, e é ainda mais resistente que o metal.

O material fica visível no interior do carro – nas saídas de ar do painel, nos puxadores internos das portas e no console central, que é flutuante. Painel, portas, volante, os belos bancos do tipo concha e todo o assoalho são revestidos de Alcantara.

Lamborghini photo at LamboCARS.com Lamborghini photo at LamboCARS.com Lamborghini photo at LamboCARS.com

Usando o Forged Composite, o Huracán Performante perdeu cerca de 40 kg em relação aos 1.422 kg do modelo comum, de acordo com a Lamborghini, ficando com 1.382 kg na balança. E, naturalmente, a Lamborghini vai completar com um leve aumento de potência. Ainda não se fala exatamente quanta potência, mas estima-se que o V10 de 5,2 litros passe a entregar algo entre 640 cv e 670 cv. O tempo de 0-100 km/h deverá cair dois ou três décimos de segundo, de acordo com boatos recorrentes na imprensa. Se assim for, estamos falando de menos de 2,5 segundos.

Lamborghini-Huracán-Performante-9

A Lamborghini já deixou bem claro que também fez modificações na suspensão e nos freios, de amarrar bem o pacote, disse também que o Huracán Performante terá pneus elaborado com um composto feito exclusivamente para ele, prática que tem se tornado comum nos supercarros com pegada de pista. O sistema de escape também foi retrabalhado, enquanto a transmissão de dupla embreagem e o sistema de direção receberam atenção especial para melhorar sua eficácia.

Ainda faltam pouco mais de duas semanas para que o Lamborghini Huracán Performante seja revelado, no Salão de Genebra, que começa no dia 9 de março. Até lá, novas imagens, vídeos e informações deverão surgir.

Fotos: LamboCars, Automobile Magazine, Supercars in Portugal

Matérias relacionadas

Kia Stinger GT: como anda o sedã esportivo que está chegando ao Brasil por R$ 360.000?

Dalmo Hernandes

Ferrari California T: motor V8 biturbo de 560 cv a caminho de Genebra

Dalmo Hernandes

Um V10 de 610 cv e 330 km/h: o novo Audi R8 2016 dissecado em detalhes

Dalmo Hernandes