A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Hyundai Creta será produzido no Brasil

Talvez você não saiba (ou não lembre), mas no Brasil tem, digamos, duas Hyundai diferentes. Uma delas é a Hyundai CAOA, empresa nacional que atua como representante local da Hyundai e fabricante dos SUV Tucson e ix35. A outra é a Hyundai Motor Brasil, o braço brasileiro da Hyundai Motor Company, responsável pela operação oficial da marca por aqui e pela fabricação, distribuição e assistência do HB20 e seu sedã HB20S. A divisão resumidamente aconteceu porque a CAOA era responsável por toda a operação da marca no Brasil e, um dia, a Hyundai decidiu que teria uma filial local. Por questões contratuais a operação foi dividida entre as duas empresas.

Essa explicação é importante para entender quem irá fabricar o novo SUV compacto da marca no país. O anúncio do novo modelo foi feito nesta última quinta-feira (15) pela Hyundai Motor Brasil, que irá produzir o Hyundai Creta em sua fábrica de Piracicaba/SP a partir de 2017.

O modelo é a aposta (um tanto tardia) da Hyundai no segmento dos SUV compactos como Honda HR-V, Ford EcoSport, Renault Duster e afins. O Creta já é vendido em outros mercados emergentes como Índia, Rússia e China. Nestes países o modelo é baseado na plataforma estendida do HB20 e movido por um motor 1.6 de 123 cv. Na Rússia e na China ele também pode ser comprado com um 2.0 16v de 149 cv e na Índia também há a oferta de um 1.4 a gasolina e um 1.6 a diesel com 90 cv ou 128 cv.

img-365975-hyundai-creta-chega-ao-mercado-indiano-a-partir-de-85

Por aqui, contudo, o modelo será um pouco diferente. A Hyundai diz que usará a plataforma do Hyundai Elantra e que o motor será diferente do 1.6 do HB20, o que nos leva a crer que ele usará o 2.0 do Elantra como o modelo russo. O visual também será ligeiramente diferente dos Creta/ix25 estrangeiro, como é possível notar nos dois teasers divulgados pela Hyundai.

hyundai-creta-brasil-1-774x473

A tampa do porta-malas aparentemente dispensou a régua cromada sobre a placa de registro, ganhando no lugar um friso que atravessa toda a extensão da traseira. O para-choques traseiro também tem um desenho modificado, com um aplique que simula um extrator de ar diferente do modelo estrangeiro. Na dianteira os faróis parecem ser idênticos, com projetor superelipsoidal e uma linha de LED que deverá servir de DRL, enquanto os faróis de neblina serão menores e horizontais.

hyundai-creta-brasil-2-774x499

 

O Hyundai Creta será apresentado no Salão do Automóvel em novembro, e terá sua produção e vendas iniciadas no primeiro semestre de 2017.

Matérias relacionadas

O último de todos os Mitsubishi Lancer Evolution está sendo leiloado no eBay

Leonardo Contesini

A Porsche está desenvolvendo um 911 de motor central-traseiro?

Leonardo Contesini

Quer um Subaru BRZ STI? Melhor puxar uma cadeira…

Dalmo Hernandes