A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Interlagos poderá ter condomínios, Fiat Argo se envolve em acidente durante testes, a futura Ferrari 488 GTO em testes e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Privatização de Interlagos prevê condomínio residencial

interlagos

Depois de confirmar a privatização de Interlagos, a prefeitura de São Paulo decidiu liberar a construção de condomínios e outros imóveis no terreno do circuito após concluir que o autódromo tem baixa viabilidade econômica. A notícia é da Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal, o circuito dificilmente seria vendido sem algum tipo de benefício extra além da exploração comercial do circuito de corridas, do kartódromo e do parque. Isso porque o complexo tem um custo de manutenção de cerca de R$ 7 milhões por ano, além das obras necessárias para manter a certificação da FIA e o contrato com a Fórmula 1. Com a privatização, todos os custos serão de responsabilidade da empresa que arrematar Interlagos.

O terreno de Interlagos tem, no total, 1 milhão de metros quadrados, dos quais a prefeitura estima que 300 mil estarão disponíveis para novas construções. A pista e o parque serão preservados, mas a área de 300 m² poderá ser utilizada para a construção de imóveis residenciais e comerciais, um hotel, restaurantes com vista para o circuito e um museu automobilístico.

A prefeitura não deixou claro se o kartódromo também será preservado. Ainda segundo a Folha, o prefeito João Doria disse que pretende mantê-lo como está, porém vereadores (cujos nomes não foram citados) dizem que o espaço do kartódromo será necessário para a privatização.

 

Fiat, GM e Ford advertidas por propaganda enganosa

2014-ford-fusion-20l-ecoboost-awd-titanium-photo-645255-s-986x603

Fiat, General Motors e Ford foram advertidas pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por divulgar informações enganosas em material publicitário. Segundo a associação de consumidores Proteste, autora da acusação, as três marcas prometiam benefícios ambientais e de sustentabilidade em seu material promocional, porém não eram capazes de cumprir as promessas plenamente.

Com a Fiat, o problema foi o Pneu Superverde, que prometia tecnologia sustentável, baixo consumo de combustível e alta durabilidade. Segundo o Conar, não é possível definir um pneu como “verde”, uma vez que há fatores envolvidos na sua produção, uso e descarte que descaracterizam tal título.

No caso da GM, a denúncia foi motivada pelo nome comercial dado a alguns conjuntos de motor e câmbio batizados “Chevrolet Eco”. Embora a GM tenha argumentado que o nome venha de “econômico” e não de “ecológico”, o anúncio citava melhoria nas emissões de poluentes, o que, segundo a Proteste, poderia induzir o consumidor a pensar que o produto é sustentável.

CobaltEco

 

Com a Ford o problema está no vídeo “Ford EcoBoost”, que promove o Fusion 2017. De acordo com o Conar, a propaganda diz que o modelo tem baixa emissão de CO2 e equilíbrio entre potência e economia, mas a informação “não condiz com a realidade”, pois o Fusion EcoBoost obteve nota D no Programa de Etiquetagem do Inmetro.

Como penalidade, as três fabricantes terão que alterar suas campanhas publicitárias, uma vez que, de acordo com o artigo 36 do Código do Conar, as informações ambientais devem ser exatas e precisas.

 

Fiat Argo sofre acidente em rodovia mineira

WhatsApp-Image-2017-04-24-at-15.57.49

Um protótipo do Fiat Argo se envolveu em um forte acidente nesta última segunda-feira (24) na BR-356 em Minas Gerais. O acidente aconteceu por volta do meio dia no trecho conhecido como Serra da Santa, em Itabirito, a cerca de 80 km de Betim, onde fica a fábrica da Fiat.

Segundo os envolvidos, o Fiat estava subindo quando em uma curva invadiu a pista contrária e chocou-se de frente com um Toyota Corolla. Os policiais encontraram marcas de óleo na pista, o que pode ter ocasionado a perda de controle do Fiat.

WhatsApp-Image-2017-04-24-at-15.28.59

Felizmente os dois motoristas tiveram apenas ferimentos leves. O motorista da Fiat sofreu apenas uma pancada na cabeça e em uma das pernas, enquanto o motorista do Corolla fraturou o tornozelo.

 

Ferrari já está trabalhando na sucessora da 458 Speciale

sb1_4895

A Ferrari já está trabalhando na versão “semi-pista” da 488 GTB, que será também a sucessora da 458 Speciale. Seu nome deverá ser 488 GTO, e os britânicos da Autocar já flagraram o modelo em testes na Itália.

Como suas antecessoras, a 488 GTO será uma variação com mais potência, acerto de chassi mais voltado ao desempenho em pista e peso aliviado para contornar os circuitos e estradas sinuosas ainda mais rapidamente que sua irmã comportada.

sb1_4900

Segundo a Autocar o modelo usará o mesmo 3.9 V8 da 488 GTB, porém com mais pressão dos turbos e modificações internas para chegar à casa dos 700 cv. O peso será reduzido com a remoção de absolutamente tudo que não é necessário para andar mais rápido, como o isolamento acústico do cofre do motor e sistema multimídia, além da substituição dos vidros por similares mais finos, freios de carbono-cerâmica mais leves e rodas forjadas de ligas super leves. Além destas medidas, a 488 GTO também terá um desenvolvimento aerodinâmico mais aprimorado, da mesma forma que a 458 Speciale em relação à 458 Italia, gerando mais downforce.

sb1_4904

Com isso a 488 GTO deverá pesar menos de 1.400 kg e entrará para o clube dos 2 segundos ao acelerar de zero a 100 km/h em 2,7 segundos e de zero a 200 km/h em 7,5 segundos. A Ferrari ainda não comenta sobre o modelo, mas considerando que ele já está em testes em vias públicas, ele deverá ser lançado na metade de 2018.

 

 

Nova Jaguar XF Sportbrake já está pronta

2018-jaguar-xf-sportbrake

O Jaguar XF voltará a ter uma perua em sua atual geração. Lançada em 2012, a XF Sportbrake foi descontinuada em 2016 com a chegada da nova geração do XF. Agora, depois de pouco mais de um ano, o modelo chegou à segunda geração, que já está pronta e será lançada entre junho e julho, como mostra o primeiro teaser do modelo publicado pela Jaguar.

Como o sedã, ela usará a uma nova arquitetura de alumínio, e terá duas versões do motor 3.0 V6 e o novo 2.0 turbo Ingenium para encarar modelos como o BMW Série 5 Touring, o Mercedes-Benz Classe E, o Volvo V90 e o Audi A6 Avant. Lá fora o modelo será oferecido com o câmbio manual de seis marchas combinado ao motor 2.0 turbo, ou com o câmbio automático de oito marchas da ZF que equipa as versões do sedã vendidas no Brasil.

Matérias relacionadas

Grave acidente com Justin Wilson na Indy, avenidas de SP podem ser fechadas nos domingos, o novo super-blindado militar da Lockheed e mais!

Leonardo Contesini

Sistema de freios: tudo o que você precisa saber para mantê-los em dia

Leonardo Contesini

Ferrari 488 Pista ganha versão exclusiva para pilotos, Jovens brasileiros menos interessados em dirigir, WEC mostra prévia dos hipercarros da futura LMP1 e mais!

Leonardo Contesini