A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

IPI pode subir em julho, os melhores carros britânicos, o novo smart ForTwo e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente.

IPI dos carros deve subir em julho

IPI-reduzido-reproducao-2

No início do ano o governo federal anunciou a volta gradual do IPI depois de quase dois anos de redução do imposto. Segundo a programação do governo, a alíquota permanece em 3% para carros de até 999 cm³ e 9% para carros de 1.000 cm³ até 2.000 cm³ até o dia 30 de junho de 2014.

Após essa data, o governo ainda irá avaliar se haverá o retorno às antigas alíquotas de 7% e 11%, vigente até a redução do IPI no começo de 2012, mas segundo o presidente da Anfavea, Luiz Moan, tudo indica que o governo irá aumentar o imposto a partir do segundo semestre. O aumento do IPI e de outros impostos, é uma medida do governo para compensar a produção de energia termoelétrica. Veja mais detalhes no portal G1.

Os 100 melhores carros britânicos já feitos

Captura de Tela 2014-05-07 às 11.12.47

A revista Autocar pediu aos seus leitores que votassem no melhor carro britânico de todos os tempos e revelou a lista com os 100 eleitos. Os critérios não se resumiram a carros de marcas britânicas, e também abrangeram carros projetados por empresas inglesas, como o Yamaha MOTIV.e (idealizado por Gordon Murray, que é sul-africano mas tem sua empresa baseada na Grande Ilha) ou o Renault Mégane RS 225, projetado pela Ricardo. O vencedor foi, obviamente, o Mini original, um ícone da cultura inglesa, mas também da engenharia automotiva. Em segundo lugar ficou o icônico McLaren F1, seguido pelo Jaguar E-Type, Range Rover e Yamaha MOTIV.e. Veja a lista completa no site da Autocar.

Lancia ficará restrita à Itália

Lancia_Ypsilon_0.9_TwinAir_Turbo_8v_Platinum_(II)_–_Frontansicht,_31._Dezember_2012,_Düsseldorf

 

Na última terça-feira (6) o grupo Fiat Chrysler anunciou seus planos para os próximos cinco anos (falamos sobre eles aqui e aqui). Em resumo, no lado americano a Dodge será a divisão esportiva, a Jeep voltada aos SUVs e a Chrysler brigará no mercado geral em praticamente todos os segmentos. No lado italiano, a Alfa Romeo será uma resposta italiana ao trio premium alemão — BMW, Mercedes e Audi — enquanto a Fiat assume o lado popular. Ferrari e Maserati serão o que sempre foram.

E onde fica a Lancia nessa história? A tradicional marca italiana, que já foi uma das mais inovadoras no passado, ficará temporariamente restrita à Itália e com apenas um modelo, o hatch compacto Ypsilon, que divide plataforma com o Panda e o 500. Segundo o CEO do grupo, Sergio Marchionne, por enquanto os esforços estão concentrados na renovação da Alfa Romeo e na expansão da Jeep para novos mercados e somente depois que o ciclo de vida do Ypsilon se encerrar (daqui a cinco anos) o grupo decidirá o futuro da marca.

Smart divulga teaser do novo ForTwo

A nova geração do smart ForTwo será apresentada somente em outubro, no Salão de Paris, mas a marca já divulgou um segundo vídeo com o subcompacto urbanóide — e desta vez ao menos podemos vê-lo em ação. Como se sabe, o novo smart compartilha plataforma com o Renault Twingo, e manterá as dimensões compactas (2,6 metros no ForTwo e 3,5 metros no ForFour) e o motor traseiro.

Matérias relacionadas

Vai um muscle car “alternativo”? Este Oldsmobile Cutlass S 1969 com motor V8 350 está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

O Rei do Pop em duas rodas: você sabia que Michael Jackson era fã de motos?

Dalmo Hernandes

GTR: a versão mais radical do Lamborghini Diablo era um monstro para as pistas

Dalmo Hernandes