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Zero a 300

Jaguar F-Type 2.0 turbo chega ao Brasil, Renault Megane RS Trophy ganha 300 cv, BMW M8 em ação e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Jaguar lança no Brasil F-Type 2.0 turbo de 300 cv

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A Jaguar apresentou nesta última quarta-feira sua nova versão de entrada da linha F-Type no Brasil, o F-Type P300, equipado com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 300 cv e 40,8 kgfm. Lançado na Europa em abril do ano passado, o F-Type P300 é a resposta da marca britânica aos Porsche 718 Cayman e Boxster.

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Apesar de soar um tanto herege, o motor quatro cilindros colaborou na redução de 52 kg em relação ao modelo V6 sem comprometer o desempenho do esportivo. Enquanto o V6 vai de zero a 100 km/h em 5,3 segundos, o modelo 2.0 com o câmbio automático de oito marchas precisa de apenas 0,4 segundo a mais.

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A velocidade máxima também é apenas sensivelmente menor: 250 km/h vs. 260 km/h do V6. Comparado com seu rival direto, o 718 Cayman/Boxster PDK, ele é 1 segundo mais lento na aceleração, e fica 25 km/h atrás na velocidade máxima.

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O motor quatro-cilindros certamente reduz a experiência sonora do F-Type com o motor V6 e, principalmente, o V8 (mais adiante teremos a avaliação em vídeo do carro), mas a Jaguar instalou um escape ativo no modelo para reforçar o ronco do carro. Embora a marca não tenha confirmado, o modelo aparentemente não apela para sistemas digitais que reforçam o ronco pelos alto-falantes, como Mustang EcoBoost e Mini JCW.

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O Jag F-Type P300 já está a venda com rodas de 20 polegadas, sistema de frenagem de emergência, cruise control adaptativo e sistema auxiliar de permanência na faixa de rolagem. O modelo cupê custa R$ 339.929, e o roadster R$ 346.144.

 

BMW M8 aparece em ação em Nürburgring

A versão de produção do novo Série 8 já foi apresentada em Le Mans, mas até agora nada da versão esportiva M8, pela qual os fãs esperam mais de 25 anos. Nós até achamos que ela seria apresentada em Mans, afinal, o M8 GTE estava na pista competindo enquanto não há um M8 para as ruas. Uma situação um tanto bizarra.

Felizmente, o fato de ainda não ter sido apresentado não significa que ele não esteja pronto. Ou quase pronto. O modelo foi flagrado durante testes em Nürburgring Nordschleife durante o pool das fabricantes nesta semana. Ele ainda estava razoavelmente camuflado, mas já revelava formas diferentes nas tomadas de ar dianteiras, algo semelhante a um spoiler tipo ducktail e quatro saídas de escape na traseira.

Embora a motorização não tenha sido confirmada, o carro ronca como um V8, o que vai ao encontro dos rumores de que ele terá uma versão mais potente do V8 4.4 biturbo do M5, com 625 cv ou até mais, para se diferenciar do M5 Competition Package.

Ainda não há data confirmada para o lançamento do M8, mas poderíamos apostar um pinheirinho aromatizante de carro que ele dará as caras no Salão de Frankfurt em setembro.

 

Novo Renault Megane Trophy é apresentado com 300 cv

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Como de costume, depois de apresentar a nova geração do Megane RS, a Renaultsport agora apresentou a versão Trophy do hot hatch. Como você provavelmente sabe, as versões Trophy são as versões hardcore dos esportivos da marca, com acerto voltado para uso em pista.

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No caso do novo Megane RS Trophy, o carro é baseado no modelo de corrida Cup, e ganha um diferencial Torsen com deslizamento limitado mecânico, suspensão recalibrada para as pistas, novos freios, rodas de liga super leve de 19 polegadas e sistema de esterçamento das rodas traseiras. O motor é o mesmo 1.8 turbo dos outros Renaultsport e do Alpine, mas aqui ele desenvolve 20 cv extras em relação ao Megane RS, chegando aos 300 cv.

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O torque varia de acordo com o câmbio escolhido. Se for o manual de seis marchas, serão 40,7 kgfm. Se for o automatizado de embreagem dupla e seis marchas o torque sobe para 42,8 kgfm. Para extrair esta potência e torque extras, a Renaultsport instalou um novo turbo de maior volume a um sistema de escape com maior fluxo. Com o conjunto, o Megane Trophy vai de zero a 100 km/h em 5,7 segundos.

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As vendas do modelo começam nos próximos meses, e as primeiras unidades serão entregues no fim do ano. Na Europa, claro. Antes disso, como parte da campanha de lançamento, a Renault deverá levar o hatch a Nürburgring Nordschleife para tentar bater os 7:43,8 do Honda Civic Type R e recuperar o recorde dos esportivos de tração dianteira.

 

Percurso entre RJ e SP terá “corredor elétrico”

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Na próxima segunda-feira (23) será inaugurado uma rede de postos de recarga para veículos elétricos na Via Dutra. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a BMW do Brasil e a EDP, concessionária de energia elétrica que atua no estado de São Paulo.

Serão seis estações de recarga rápida instaladas em postos Ipiranga ao longo dos 430 km que separam as duas capitais. A maior distância entre duas estações será de 122 km, número menor que a autonomia da maior parte dos elétricos oferecidos atualmente. Quando for inaugurado, o “corredor elétrico” será o maior da América Latina, superando um sistema de 300 km já operante no Uruguai.

Atualmente o Brasil tem pouco mais de 5.500 carros elétricos — número que corresponde a menos de 1% da frota brasileira —, mas com a implementação do Rota 2030, os veículos elétricos pagarão menos impostos a partir de novembro, o que pode estimular um tímido aumento de carros elétricos em circulação. O corredor, portanto, é mais uma forma de estímulo do que uma resposta a demanda.

Nos primeiros seis meses de operação a recarga será gratuita, e depois o sistema deve adotar o mesmo valor de mercado do quilowatt-hora.

 

Protótipo da Aston pode se tornar o carro britânico mais caro da história

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O Aston Martin DP215 Grand Touring está prestes a se tornar o carro britânico mais caro da história. O modelo é um protótipo de exemplar único que competiu nas 24 Horas de Le Mans de 1963, que será leiloado em agosto pela RM Sotheby’s em Monterey. O preço estimado? Entre US$ 20 milhões e US$ 25 milhões.

O DP215 foi concebido para disputar Le Mans na classe GT e era o que a Aston tinha de mais avançado na época em termos de motor e aerodinâmica. Isso fez dele o carro mais rápido naquela edição das 24 Horas, chegando a 320 km/h na Hunaudières. Infelizmente, ele não terminou a prova porque seu câmbio se mostrou frágil demais para o 4.0 e abandonou a corrida com apenas duas horas.

Depois de correr mais uma prova (e abandoná-la também), o carro acabou vendido e teve seu conjunto de motor e câmbio substituídos pelo powertrain do DB6 e, mais recentemente, por um Cooper-Aston de 4,2 litros. Em 2002, o motor original foi reinstalado no carro junto de uma reconstrução fiel do câmbio S532.

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Atualmente o recorde de preço para um carro britânico é do Aston Martin DBR1 que foi vendido em Monterey em 2017 por US$ 22.550.000.