A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Salão do Automóvel de SP

Jaguar XFR-S começa a ser vendido no Brasil, sedã XE chega mirando os alemães e Land Rover Discovery Sport será nacional

Entre os muscle cars com ar de nobreza da Jaguar e os super-SUVs da Land Rover, os destaques eram dois modelos bem menos opulentos e nervosos. Claro, não há como ignorar o F-Type Coupe ou o Range Rover Sport SVR, nem o XKR-S com sua pintura azul berrante, nem um pouco aristocrática, mas para nós brasileiros o que interessa mesmo hoje são outros dois modelos do grupo: o novo Land Rover Discovery Sport e o Jaguar XE.

O Land Rover Discovery Sport por que inaugura a nova família Discovery e substitui o antigo Freelander 2, e também por que será o primeiro Land Rover totalmente produzido no Brasil, quando a fábrica de Itatiaia (RJ) começar a operar em 2016. A marca já montou o Defender por aqui, mas ele vinha desmontado (CKD) da Inglaterra.

salaosp-barata-jlra-6

Até lá o modelo virá importado da Inglaterra por cerca de R$ 180.000 e terá opções de powertrain semelhantes aos que já equipam o Range Rover Evoque — com que também compartilha a plataforma. Eles são um 2.0 turbo de 240 cv ou um turbodiesel 2.2 de 190 cv, ambos combinados ao câmbio automático de nove marchas.

salaosp-barata-jlra-3

A Jaguar Land Rover ainda irá produzir um segundo modelo no Brasil, mas ainda não divulga qual. Nossa aposta é no recém-lançado Jaguar XE, o modelo de entrada sucessor do X-Type desenvolvido para encarar o trio alemão formado por BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4. Para isso, ele usará tração traseira e suspensão com braços triangulares sobrepostos na dianteira e integral link na traseira (uma espécie de evolução da multilink).

salaosp-barata-jlr-1

O XE também terá opções de motorização semelhantes às dos rivais: um quatro-cilindros turbo nas versões básicas e um V6 nas mais luxuosas, mas inicialmente será importado apenas o V6 supercharged de três litros e 340 cv que leva o XE com câmbio automático de oito marchas aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos antes de chegar aos 250 km/h.

salaosp-barata-jlr-2

Ele terá cinco versões de acabamento: Pure, Prestige, Portfolio, R-Sport e S, em ordem crescente de equipamentos e preço. A versão Prestige traz bancos de couro perfurado, a Portfolio inclui couro Windsor em dois tons, o R-Sport usa um bodykit mais aerodinâmico com spoiler e para-choques mais agressivos além de suspensão esportiva, e a XE S traz tomadas de ar maiores nos para-choques, asa traseira, e pinças de freio vermelhas por trás das rodas de 20 polegadas.

Entrando no território dos esportivos do grupo, temos boas novidades: o Range Rover Sport SVR e o Jaguar XFR-S serão oferecidos no Brasil, juntando-se ao F-Type que já era vendido por aqui desde seu lançamento, no ano passado.

salaosp-barata-jlr-4

O “muscle car” da Jaguar, XFR-S, usa o V8 5.0 supercharged do grupo, calibrado para produzir 550 cv e 69,3 mkgf. A força é moderada pelo câmbio automático de oito marchas que ajuda a levar o sedã aos 100 km/h em 4,6 segundos antes de chegar aos 300 km/h. Competindo com BMW M5 e Mercedes E63 AMG, o Jag XFR-S será vendido no Brasil por R$ 554.400.

salaosp-barata-jlr-3

Já seu primo distante, o Range Rover Sport SVR usa o mesmo motor 5.0 V8 sobrealimentado de 550 cv do XFR-S mas, surpreenedentemente, o SUV com porte de caminhãozinho chega aos 100 km/h em 0,1 segundo a menos — mérito da tração integral do brutamontes —, mas velocidade máxima fica nos 260 km/h. O modelo chega ao Brasil em 2015, mas os preços ainda não foram confirmados.

salaosp-barata-jlra-1

Outra atração do estande no Salão foi o sucessor espiritual do E-Type, o F-Type Coupé. Ele também usa o V8 5.0 de 550 cv na versão R ou um V6 3.0 sobrealimentado nas versões base e S, com 340 cv e 380 cv respectivamente. O modelo já é vendido no Brasil desde o primeiro semestre deste ano por R$ 425.300 na versão básica, R$ 497.700 na versão S e R$ 662.000 na versão R.

salaosp-barata-jlr-9

salaosp-barata-jlr-6

salaosp-barata-jlr-2 salaosp-barata-jlr-5  salaosp-barata-jlr-7   salaosp-barata-jlr-8 salaosp-barata-jlra-2 salaosp-barata-jlra-5 salaosp-barata-jlra-4

Matérias relacionadas

Despedida do Evolution e Lancer nacional são os destaques da Mitsubishi no Salão

Leonardo Contesini

Porsche 918 Spyder e 919 Hybrid de Le Mans estão no Salão de SP

Leonardo Contesini

Dodge Challenger Hellcat, Ram 1500 e a estreia do Jeep Compass: a Chrysler no Salão do Automóvel

Dalmo Hernandes