A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Eventos

JDM Motors: veja o que rolou no 6º encontro trimestral em Socorro

Neste último domingo (1/3) rolou o 6º encontro trimestral da divisão paulista (SP Squad) da turma do fórum JDM Motors. Tradicionalmente organizado no estacionamento do shopping Serra Azul, na rodovia dos Bandeirantes, esta nova edição foi marcada pela mudança de endereço – que passará a ser itinerante. Desta vez, ele rolou no Centro De Exposições João Orlandi Pagliusi, na cidade de Socorro (SP) – a próxima edição deverá rolar em Jaguariúna ou em Guararema.

A razão para a mudança foi o fato de o Serra Azul começar a cobrar pelo estacionamento, o que diminuiu o tempo de permanência dos participantes no local. “Deste inconveniente acabou vindo uma nova ideia. Decidimos que os encontros não serão mais feitos sempre no mesmo lugar: vamos sempre buscar um novo local, estimulando os membros a viajar em novas estradas, conhecer novos lugares, enfim, curtir mais o carro, que no fundo é a razão de tudo”, afirmou Emerson Paredes, um dos fundadores do grupo, que existe há três anos e hoje conta com cerca de 1.700 inscritos no fórum.

A mudança somada ao período pós-recesso do carnaval acabou resultando em um volume de participantes significativamente abaixo do esperado. Pouco mais de 50 carros estiveram presentes no local, de diferentes marcas e clubes (como o Jap Cars Club, Si ClubLancer ClubeMitsumania) – um dos grandes baratos do JDM Motors e que também é uma das coisas que nos orgulhamos no FlatOut: a boa convivência entre fãs de fabricantes diversos. Diferentes gerações de Honda Civic, Accord, Del Sol/CRX, Fit, Prelude, Nissan March, Subaru Impreza, Mitsubishi Lancer – e até mesmo dois VW Jetta acompanharam a caravana que partiu de São Paulo, mas acabaram saindo do local antes do registro de nossas câmeras (infelizmente, o mesmo ocorreu com um trio de Subaru Impreza).

Confira a nossa galeria de fotos, todas ampliáveis!

jdmmotors-barata-1 jdmmotors-barata-2 jdmmotors-barata-3

jdmmotors-barata-4 jdmmotors-barata-5 jdmmotors-barata-6 jdmmotors-barata-7 jdmmotors-barata-8 jdmmotors-barata-9 jdmmotors-barata-10 jdmmotors-barata-11 jdmmotors-barata-12 jdmmotors-barata-13 jdmmotors-barata-14 jdmmotors-barata-15 jdmmotors-barata-16 jdmmotors-barata-17 jdmmotors-barata-18 jdmmotors-barata-18b jdmmotors-barata-18c jdmmotors-barata-18d jdmmotors-barata-19 jdmmotors-barata-23 jdmmotors-barata-92jdmmotors-barata-26 jdmmotors-barata-27 jdmmotors-barata-28 jdmmotors-barata-29 jdmmotors-barata-30 jdmmotors-barata-31 jdmmotors-barata-32 jdmmotors-barata-33 jdmmotors-barata-34 jdmmotors-barata-35 jdmmotors-barata-36 jdmmotors-barata-37 jdmmotors-barata-38 jdmmotors-barata-39jdmmotors-barata-40 jdmmotors-barata-41 jdmmotors-barata-46 jdmmotors-barata-47jdmmotors-barata-44 jdmmotors-barata-42 jdmmotors-barata-43 jdmmotors-barata-45jdmmotors-barata-48 jdmmotors-barata-49 jdmmotors-barata-87 jdmmotors-barata-86jdmmotors-barata-58 jdmmotors-barata-89jdmmotors-barata-90 jdmmotors-barata-94 jdmmotors-barata-95

 

Tempero local

Quando falamos em cultura JDM no Brasil, é importante entender que se trata de uma derivação regional que ainda mistura diferentes culturas de todo o mundo. É possível identificar influência massiva da vertente norte-americana US JDM, um toque muito sutil de Euro e várias adaptações locais. Elas se manifestam nos adesivos colados nos carros, nos modelos, cores e dimensões das rodas e pneus, no stance dos veículos e na escolha de alguns acabamentos e enfeites. Confira alguns destes detalhes:

 

Matérias relacionadas

#10yearChallenge sobre rodas: comparando 10 carros em 2009 com suas versões de 2019

Leonardo Contesini

Quanto vale um Volkswagen Fusca de único dono com só 90 km rodados?

Dalmo Hernandes

Voando baixo: os carros com motores de avião mais absurdamente incríveis do mundo

Dalmo Hernandes