A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos História

Jim Clark e o Lotus Cortina: a invenção do sedã esportivo e a origem de um dos motores mais importantes da história

Há 52 anos, em 7 de abril de 1968, o mundo perdeu um dos pilotos mais brilhantes de todos os tempos. O escocês Jim Clark, então bicampeão de Fórmula 1, disputava uma corrida de Fórmula 2 em Hockenheimring  quando perdeu o controle de seu Lotus 48, saiu da pista e bateu nas árvores da Floresta Negra. Ele foi levado ao hospital ainda vivo com uma fraturas no crânio e nas vértebras cervicais, mas não resistiu e morreu horas depois. O acidente foi o desfecho trágico de uma decisão motivada por obrigações contratuais — o que tornou a tragédia ainda mais dolorosa. Na época havia um longo intervalo de quatro meses entre a primeira e a segunda etapa do Mundial de Fórmula 1, então era comum que os pilotos disputassem provas de outras categorias. Clark deveria ter disputado a BOAC 1000 Km em Brands Hatch, na Inglaterra, onde pilotaria um protótipo Ford P68 com Graham Hill, mas seu contrato com a Firestone o levou a optar pelo Deutschland Trophäe em Hockenheimring. As opções de Clark e

Matérias relacionadas

Volkswagen Santana: a história do primeiro VW “de luxo” do Brasil

Dalmo Hernandes

Opel Rekord C Schwarze Witwe: o misterioso “Opala de corrida” que você não conhecia

Dalmo Hernandes

Garagem Volkswagen: conheça o acervo de clássicos e raridades da fabricante em mais de 120 fotos!

Autor Convidado