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Jim Glickenhaus quer o recorde de Nürburgring

Você talvez não esteja lembrado de Jim Glickenhaus, mas ele é aquele diretor de cinema que decidiu criar sua própria Ferrari sem pedir licença para Maranello e ainda criou uma versão de corrida do modelo e disputou as 24 Horas de Nürburgring de 2012 com ele.

Depois da experiência meio frustrada com a Ferrari, Glickenhaus decidiu usar uma plataforma própria para seu segundo supercarro, o SCG 003. Dissecamos os detalhes de construção do esportivo neste post, mas resumidamente, ele usa um monocoque próprio e um motor V6 Honda da Indy no modelo de competição que disputou as 24 Horas de Nürburgring deste ano.

SCG_003S_Stradale_3-620x388

Jim planejou três versões para o SCG 003:  o 003C (Competizione) feito apenas para as pistas; o 003CS (Competizione Stradale), que é uma versão de rua com equipamentos e acessórios homologados para as pistas, uma homenagem aos esportivos dos anos 1960 e 1970 como o Ford GT40 ou o Alfa 33 Stradale; e o 003S (Stradale), que é um supercarro de rua com interior completo, isolamento acústico etc.

SCG003S1

Desta vez, Glickenhaus tem planos mais altos para seus carros exclusivos: ele quer o recorde de Nürburgring, e para isso usará o 003S. Diferentemente do modelo de corrida, o 003S usa um V8 biturbo de 4,4 litros baseado no projeto “de uma grande fabricante alemã” (alguém falou BMW?), segundo a revista Road & Track. O motor é construído e acertado pela Autotechnica Motori, de Turim, e usa ECU própria e turbos exclusivos para produzir entre 750 e 1.000 cv de potência e entre 60 e 70 mkgf de torque.

Pesando apenas 1.300 kg e equipado com freios de carbono cerâmica e um câmbio de sete marchas com embreagem dupla, a Scuderia Cameron Glickenhaus diz que o carro é capaz de chegar aos 100 km/h na casa dos três segundos e chegar aos 350 km/h, além de produzir 700 kg de downforce a 250 km/h e atingir 2G de aceleração lateral.

 

Glickenhaus espera que o 003 Stradale complete a volta em Nürburgring em menos de 6:30 usando pneus de rua, o que seria um feito e tanto considerando que o Porsche 918 Spyder ficou nos 6:57 e a Koenigsegg destruiu um carro tentando ir mais rápido.

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