A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Jogar Jenga gigante usando empilhadeiras pode ser um perigo — mas não conseguimos parar de assistir

Você pode até dizer que jogos de mesa são chatos e só valem para momentos de extremo tédio, mas a verdade é que todo mundo já jogou algum pelo menos uma vez. E eles podem ser bem divertidos — especialmente se, em vez das mãos, você usar escavadeiras e empilhadeiras para jogar Jenga

Neste vídeo, a Caterpillar colocou algumas de suas máquinas — escavadeiras, empilhadeiras e manipuladoras de materiais — para jogar uma versão gigante do jogo Jenga (se você está na casa dos 30 anos, ele se chamava Torremoto na sua época), que consiste em construir a torre mais alta possível colocando e tirando blocos de madeira da própria torre estrategicamente sem deixá-la cair. Se, na versão de mesa, já é preciso ter bastante cuidado para não colocar tudo a perder, imagine uma versão gigante, usando blocos de 275 kg cada! Não precisa mais imaginar:

O jogo Jenga, lançado em 1983, foi criado pela designer de jogos de tabuleiro Leslie Scott que, quando criança, jogava algo parecido com seus irmãos e amigos usando tijolos — ou seja, e até apropriado que uma versão gigante seja jogada usando máquinas de construção. É quase como uma volta às origens — ainda que, por razões de segurança, as máquinas da Cat estejam manipulando apenas 27 blocos em vez dos 54 blocos do Jenga de mesa.

Agora, sem desmerecer os produtos da Cat: para nós, o que está realmente sendo demonstrado aqui é a habilidade dos operadores das máquinas, bem mais do que a capacidade de precisão das máquinas em si. Elas são grandes e já exigem muita destreza para ser operadas, mesmo em sua função original — quem dirá para fazer algo que exige precisão de centímetros. Até porque, em caso de uma queda, serão quase 7.350 kg de madeira indo ao chão.

Se nos permitem uma sugestão para um próximo vídeo, Cat, esse operador de empilhadeira do Porto de Santos pode ser uma boa fonte de inspiração:

Matérias relacionadas

Uma seleção de arrancadas épicas, engraçadas ou simplesmente insanas para começar o dia acelerando

Dalmo Hernandes

Será que o Civic Type R é páreo para o Audi RS3 e o BMW M3?

Dalmo Hernandes

Sim, isto é um Fiat minúsculo com motor V8 Chevrolet de 650 cv

Dalmo Hernandes